Como fazer Busca de Certidões sem ter todos os dados? Descubra AGORA!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 18 nov 19
Busca de Certidões

Para cada ato da vida civil, é feita uma certidão, a qual corresponde ao registro em cartório de alguma situação. Entre elas, há certidões de nascimento, de casamento e de óbito, importantes para noticiar os principais fatos sobre uma pessoa.

Tais certidões são usadas em transações comerciais, quando atualizadas. A fim de consegui-las, em regra, é expedida a segunda via de todas, sendo preciso encontrá-las em seu cartório de origem.

Assim, é iniciada a busca de certidões. Contudo, nem sempre temos todos os dados necessários para buscá-las. Nesse caso, como fazer para conseguir encontrá-las?

Para isso nós temos o serviço IDEAL para você!


Caso deseje mais informações sobre a busca, continue sua leitura. Vamos tirar suas dúvidas.

Para que uma certidão pode ser usada?

As certidões são essenciais em diversos momentos da vida, já que visam a comprovar algo, seja a propriedade de um imóvel, seja a titularidade de um direito, seja o estado civil, seja a existência de dívida no nome de uma pessoa.

Como é possível observar, o primeiro fato a ser certificado é o nascimento. O registro é feito para garantir todos os direitos civis às pessoas e para definir as suas responsabilidades. A certidão de nascimento serve para assegurar escolas e tratamento médico às crianças.

Há outras certidões primordiais às situações cotidianas, dentre as quais podemos destacar:

  • compra e venda de imóvel;
  • aquisição de propriedade;
  • declaração de quitação de débitos;
  • óbito;
  • casamento ou união estável;
  • processos judiciais;
  • questões relacionadas ao cartório.

Quais as formas de busca de certidões?

A busca por certidões pode ser cansativa, pois nem sempre é sabido onde procurá-las. Pensando nisso, a seguir, vamos diferenciar os meios e as formas de procura.

Método tradicional

O método tradicional para buscar certidões se dá com a ida do interessado ao cartório em que se fez o registro. Se não for conhecido qual é o cartório correto, é recomendável ligar para algum desses e solicitar uma pesquisa para saber onde ocorreu o registro.

Após identificar o ofício certo, é necessário comparecer ao local, portando documento de identificação com foto, e comunicar as informações de que se dispõe, com o intuito de buscar as certidões. Além disso, é preciso pagar as taxas cartorárias e preencher um requerimento com os dados que tiver.

Serviço online

Outro método de buscar certidões utiliza o serviço dos cartórios online. Entre os cartórios online, encontra-se o Cartório Online Brasil 24h. Visando a facilitar a localização das certidões, basta acessar a página de busca.

E preencher com as seguintes informações: nome, e-mail, estado de busca, cidade de busca, tipo de certidão desejada (nascimento, casamento ou óbito), nome completo do registro, possível data do registro, filiação, finalidade de uso da certidão (fins nacionais ou internacionais).

Esses dados podem ser encontrados em documentos antigos. Os quais são grandes aliados na localização de certidões, e assim permitem a solicitação de segunda via destes. Essa é a melhor maneira de conseguir a segunda via de uma certidão importante!

Feita a busca, o interessado será avisado sobre o resultado da localização do registro. Caso seja localizado, poderá escolher como deseja a emissão da segunda via deste registro. Podendo ser a certidão impressa, enviada pelo Correio, e o formato digital, encaminhado por e-mail (para alguns casos).

Lembrando que, para tanto, precisará ser feito o pagamento da taxa do serviço de busca, além dos custos de emissão da 2ª via do registro.

Assim, a busca de certidões é descomplicada quando feita pelo Cartório Online Brasil 24 Horas.

Todavia, ressalta-se que nem sempre o registro é localizado quando procurado, em especial os mais antigos. Nesses casos, o interessado será comunicado da não localização do registro na serventia. E caso tenha interesse, precisará localizar mais informações/dados para lograr êxito nesta procura.

Este post foi útil? Caso tenha alguma dúvida sobre o serviço de busca de certidões, entre em contato conosco!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais