Como funciona a cidadania italiana via materna? Entenda AGORA!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 4 fev 20

A dupla cidadania é um sonho para muitos brasileiros, pois traz inúmeros benefícios e oportunidades. Uma das maneiras de obtê-la, para quem tem parentes italianos, é requerer a cidadania italiana via materna.

Contudo, é interessante verificar a documentação com cautela antes de fazer o pedido.

Quer entender mais sobre o tema? Veja a seguir as principais informações sobre cidadania italiana via materna!

O que é o pedido de cidadania italiana via materna?

O pedido de cidadania italiana via materna é aquele feito com base na transmissão de cidadania de uma antepassada italiana para seu filho.

Assim, o vínculo de parentesco deve ser demonstrado desde a cidadã italiana até o descendente que pleiteia o benefício.

Diferente dos homens, que sempre transmitiram a cidadania italiana, as mulheres passaram a fazê-lo com a entrada em vigor da constituição italiana de 1948. Assim, quem deseja herdar a cidadania de uma mulher italiana deve verificar se o filho dela nasceu depois de 1948.

Quais os documentos necessários para fazer o pedido?

Pedir a cidadania italiana via materna requer a reunião de uma série de documentos:

  • comprovante de inscrição na fila de espera do consulado;
  • procuração para ajuizamento de processo;
  • registro de nascimento original da mulher italiana que transmitirá a cidadania aos descendentes (em italiano é conhecido como estratto dell’atto di nascita);
  • certidão negativa de naturalização;
  • certidão de casamento de todos os envolvidos;
  • certidão de nascimento de todos os envolvidos;
  • certidões de óbito, se existentes.

Importante salientar que o governo italiano exige que os documentos sejam traduzidos. Além disso, é preciso que seja feita a apostila de Haia para uso em território italiano. Toda a documentação deve ser oficial, atualizada e deve ser preparada antes do início dos pedidos de concessão de dupla cidadania.

Qual o primeiro passo para o pedido de cidadania italiana via materna?

O primeiro passo para analisar a viabilidade do pedido de cidadania via materna é pedir certidões de cartório atualizadas de todos os familiares.

Esses documentos são essenciais e devem ser analisados antes do início do processo, pois em alguns casos é necessário retificar, atualizar ou averbar dados no registro civil para prosseguir.

O custo das certidões depende da quantidade de documentos, tipo de certidão, cartório emissor e outras informações. Quem quer antecipar na cotação deve usar a calculadora de preços a fim de obter a informação rapidamente e de forma atualizada para cada documento.

Quem não sabe em quais cartórios estão registrados os documentos pode, também, optar por uma busca de certidão.

Com o resultado, as certidões necessárias são emitidas e enviadas para qualquer endereço no Brasil ou no exterior.

A cidadania italiana via materna é uma opção que pode ser explorada para aqueles que são nascidos após o ano de 1948. O primeiro passo para que o procedimento tenha êxito é reunir a documentação de todos os familiares, solicitando as certidões e buscas em cartório. Essa primeira fase do processo pode ser feita por um pedido online, com praticidade e conforto.

 

Gostou do artigo? Espalhe o conhecimento compartilhando o link em suas redes sociais!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais