Conheça o passo a passo de como emitir passaporte AGORA!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 set 19

Apesar de ser um procedimento simples, é comum surgirem dúvidas sobre como emitir passaporte — afinal, o documento é o primeiro passo para realizar uma viagem internacional e ninguém deseja cometer algum erro nesse momento.

Além disso, atualmente, os brasileiros têm aproveitado mais os destinos no exterior, como a Europa ou os Estados Unidos, locais em que o passaporte é obrigatório.

Assim, se você deseja emitir o documento, mas não sabe por onde começar o processo, acompanhe o artigo que ensinaremos como obter o passaporte em apenas alguns passos! Vamos lá?

Reúna os documentos necessários

O primeiro passo de como emitir passaporte deve ser reunir toda a documentação solicitada pela Polícia Federal — órgão responsável pela sua emissão.

É válido ressaltar que, atualmente, o passaporte tem validade de 10 anos e não há a sua prorrogação ou renovação. Dessa maneira, a cada nova emissão, é imprescindível a apresentação dos documentos originais novamente.

Assim, é preciso reunir a seguinte documentação:

  • documento atualizado de identidade com foto (como RG, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros). Sendo que os menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento original;
  • CPF;
  • título de eleitor e comprovantes de votação;
  • certificado de reservista ou outro documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os homens;
  • passaporte anterior, para o seu cancelamento, caso tenha.

Além disso, as pessoas que alteraram seu nome (seja em razão de casamento, seja por decisão judicial) devem apresentar, além do documento de identidade, a certidão de nascimento ou casamento atualizada.

Faça o Pedido da Segunda Via de Certidões AGORA!!

De acordo com a legislação atual, todos os documentos devem ser apresentados em sua via original. Pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas.

Preencha o formulário

A segunda etapa do processo é solicitar o passaporte no site da Polícia Federal, preenchendo o formulário disponibilizado na página.

Para tanto, basta clicar em “requerer passaporte”. Nesse momento, aparecerá, na tela, um formulário online que deve ser preenchido com os seus dados pessoais (como nome, número da identidade, filiação, data e local de nascimento etc.).

Depois de preencher todos os campos, o ideal é conferir todas as informações e confirmar o seu envio.

Pague a taxa

Após o envio do formulário, será gerado um boleto chamado de Guia de Recolhimento da União (GRU). Para prosseguir com a emissão do passaporte, é preciso realizar o seu pagamento em um caixa eletrônico, em uma agência bancária ou, até mesmo, pela internet.

Após pagar a guia, basta aguardar entre 24 e 72 horas para a sua confirmação e, depois, é possível seguir para a próxima etapa.

Agende o atendimento

Após a compensação da GRU, é preciso ir de novo ao site da Polícia Federal em “agendar atendimento”. Nesse momento, é possível escolher em qual posto você deseja ser atendido e verificar as datas e horários disponíveis.

Por fim, após escolher uma data que se encaixe em sua agenda. E assim, basta imprimir o comprovante de agendamento e deslocar-se até o posto da Polícia Federal no dia agendado. E isso, com toda a documentação solicitada.

Retire o seu passaporte

Após comparecer ao posto da Polícia Federal e realizar o procedimento necessário, como a apresentação dos documentos, e tirar uma foto, é preciso voltar ao local de atendimento na data agendada e retirar o passaporte.

Para tanto, basta ir ao local pessoalmente e levar um documento original com foto. Além disso, lembre-se de retirar o seu passaporte em até 90 dias, pois, após esse período, ele é cancelado.

Procure um cartório se tiver algum problema com a documentação

Como vimos, diversos documentos devem ser apresentados para a emissão do passaporte. E, muitas vezes, as pessoas não sabem onde guardaram tais registros e certidões ou não os têm em bom estado.

Nesse caso, para que o procedimento de emissão do seu passaporte não seja prejudicado, o ideal é procurar o Cartório Online 24h e solicitar a segunda via de seus documentos.

Agora que você já sabe como emitir passaporte, basta realizar o procedimento para garantir o documento e programar a sua sonhada viagem!

Se você precisa de auxílio para obter a segunda via de seus documentos, podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco que forneceremos o suporte necessário!

 

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Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

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