Como obter cidadania europeia? Entenda todo o processo

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 31 out 19

Todos sabem que o Brasil é um país miscigenado e, por essa razão, é comum encontrar brasileiros que são descentes de europeus e que tem dúvidas sobre como obter cidadania europeia.

Existem diversos benefícios em ter a cidadania europeia, como poder trabalhar e estudar na Europa legalmente, sem ter que se preocupar com burocracias e poder viajar para muitos países sem precisar de visto.

Assim, se você deseja saber como é possível obter cidadania europeia, acompanhe o artigo que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Quais são os requisitos para obter cidadania europeia?

Cada país da Europa conta com normas distintas para a obtenção de sua cidadania, assim, o ideal é que o descendente europeu consulte as regras específicas da nação de origem de seu descendente.

No entanto, a fim de auxiliá-lo, vamos apresentar os principais requisitos. Veja!

Casar com um cidadão do país

Os indivíduos que se casam com cidadãos europeus podem obter a cidadania europeia depois de alguns anos de casamento, para tanto, cada país da Europa determina um período específico, em geral, depois de 3 anos do matrimônio é possível dar entrada na solicitação da cidadania.

Ser descendente de um cidadão europeu

A naturalização europeia por jus sanguinis (em português, direito de sangue) é uma das mais comuns e faz com que os descendentes de um europeu tenham direito a cidadania.

Cada país define as regras e os limites de geração e, na maioria deles, é possível que bisnetos, netos e filhos de europeus tenham direito a cidadania da nação de origem de seus descendentes.

É válido ressaltar que alguns países têm regras mais rígidas, como a Alemanha, que somente a filiação alemã dá direito à cidadania. Ao mesmo tempo, outras nações têm regras mais flexíveis, como a Itália, que não tem limite de gerações.

Como é o processo para obter a cidadania europeia?

O processo para obter a cidadania europeia conta com diferentes etapas. Veja quais são elas!

Contrate um advogado

O processo de como obter cidadania europeia exige, normalmente, que o interessado reúna a documentação de seus descendentes, solicite a tradução juramentada dos documentos e pague as taxas necessárias para dar início ao trâmite.

Assim, por se tratar de um processo com diversas etapas e considerando que cada país da Europa tem as suas próprias regras com relação à cidadania, o recomendado é procurar por um advogado, uma vez que existem profissionais especializados na função que são capazes que auxiliar e direcionar o interessado em sua solicitação.

Reúna as certidões necessárias

Para comprovar o parentesco ou o casamento é fundamental reunir a maior quantidade de documentos possível que comprovem a relação do interessado com o europeu. Em geral, é preciso obter as seguintes certidões, de todos os envolvidos no processo:

Para obter a documentação necessária, é recomendado solicitar online aqui as certidões exigidas, a fim de diminuir a burocracia e agilizar o processo.

Dê entrada no pedido

Após reunir todos os documentos necessários e, se for o caso, contratar um advogado especializado, o interessado deve, por fim, dar entrada no seu pedido de cidadania europeia.

Para tanto, é possível realizar a solicitação por conta própria ou, ainda, contratar assessorias para auxiliar durante o processo. O fundamental é ter atenção a todas as regras para que o pedido não seja negado ou cancelado.

Agora que você já sabe como obter cidadania europeia, veja se você se encaixa nos requisitos que apresentamos e, em caso positivo, comece o quanto antes a sua busca pelas certidões necessárias para dar entrada ao processo, a fim de usufruir de todos os benefícios de se tornar um cidadão europeu.

Se você gostou do post, inscreva-se na newsletter para receber os novos conteúdos!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania. No entanto, apesar da grande procura, ainda há um...

ler mais