Conheça os 7 principais serviços de cartório

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 11 jan 19

Registrar nascimentos, casamentos, divórcios, óbitos, reconhecer firma, autenticar documentos, homologar compra e venda de imóveis. Todos esses atos correspondem a serviços de cartório e dependem dessas repartições delegatárias do serviço público para terem validade perante o mundo externo.

Nesse sentido, o art. 5º da Lei 8.935/94 (Lei dos serviços Notariais e de Registros) prevê a existência dos seguintes tipos de cartórios extrajudiciais: cartórios de notas, cartórios de protesto, cartórios de registro de imóveis, cartórios de registro de títulos e documentos, cartórios de registro civil das pessoas jurídicas, cartórios de registro civil das pessoas naturais e cartório de distribuição, cada um com funções específicas.

Pensando nisso, apresentaremos uma lista contendo os principais serviços de cartório oferecidos no país. Acompanhe!

1. Cartórios de Notas

O tabelionato de Notas é responsável por:

  • lavrar escrituras públicas, divórcios, escrituras de compra e venda, hipotecas etc;
  • reconhecer firmas;
  • autenticar cópia de documentos.

2. Cartórios de Protesto

Este tabelionato é responsável por fazer a intimação de devedores de títulos executivos, como duplicatas e cheques. Em caso de não pagamento do valor exigido, é feito o protesto do título.

3. Cartório de Registro de Imóveis

Esse cartório abrange um território específico e fica responsável pelos imóveis presentes naquela área. Ele é responsável por:

  • registrar contratos e escrituras públicas que comprovem a aquisição de bens imóveis;
  • registrar outros títulos que criem ou limitem direitos sobre imóveis — hipoteca, alienação fiduciária, usufruto, penhora etc.;
  • realizar atos de averbação sobre a matrícula de imóveis;
  • emitir certidões sobre a situação dos imóveis — certidão de inteiro teor, por exemplo;
  • fazer buscas e fornecer informações verbais sobre imóveis.

4. Cartório de Registro de Títulos e Documentos

O registro é facultativo. Geralmente, o ato é realizado com o intuito de conservação e perpetuação de documentos. Contudo, o registro é exigido para que possa produzir efeitos perante terceiros, em casos de alienação fiduciária de imóvel, por exemplo.

5. Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas

Essa repartição é incumbida de:

  • registrar as pessoas jurídicas de caráter não empresarial — associações e fundações. Por outro lado, as empresariais devem ser registradas na Junta Comercial do Estado onde exercem suas atividades;
  • guardar o estatuto dessas instituições etc.

6. Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais

Este cartório é responsável por registrar os acontecimentos da vida de todas as pessoas. Confira algumas de suas atribuições:

  • registrar certidão de nascimento, casamento, óbito, interdição etc;
  • emitir as certidões acima e a segunda via, caso requerida pela parte — a primeira é gratuita;
  • fazer a averbação de alterações no registro — alteração de nome etc.

7. Cartório de Registro de Distribuição

Essa serventia funciona como uma central de informações que controla os atos realizados por toda a comarca no âmbito judicial (fórum). Confia as suas funções:

  • registrar os atos praticados e as comunicações de órgãos e serviços;
  • averbar e fazer cancelamentos que sejam de sua competência;
  • emitir certidões de atos e documentos que estejam registrados em seus arquivos como: Certidão Cível e Criminal, Certidão Cível para Escritura Pública, Certidão de Apontamento de Protesto etc.

Atualmente, muitos serviços de cartório incluem a solicitação de documentos online e os entregam em domicílio, mediante o pagamento de determinado valor. Além disso, eles também permitem fazer a autenticação das certidões online.

Quer saber como fazer o requerimento de certidões na comodidade da sua casa? Confira nosso site!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais