Cartório de Registro Online e Presencial – Conheça as diferenças

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 22 set 17
Cartório de Registro Online e Presencial - Conheça as diferenças

A vida está cada vez mais digital, o cartório de registro não podia ficar defasado em relação a isso. Logo encontramos hoje em dia, além dos cartórios presenciais, já conhecidos por todos, também os cartórios online, nos quais se pode realizar todos os pedidos diretamente da internet.

Posso fazer em um cartório de registro online tudo o que faço em um presencial?

Depende muito da cidade que você se encontra, os cartórios de registro online estão cada vez mais se expandindo, e diversificando suas possibilidades de atendimento. Mas em geral ainda não se pode fazer todo tipo de atividade que os cartórios presenciais.

O que um cartório de registro online pode facilitar o meu dia a dia?

Quando se precisa de algo de cartório de registro, além do tempo do trajeto, gastos de estacionamentos, há o tempo de espera na fila para o pedido, e ainda mais tempo para em muitos casos voltar em outro dia buscar os documentos. Nem todos hoje em dia conseguem se ausentar de seu trabalho para realizar essas tarefas.

Se utilizando de um cartório de registro online tudo se torna mais rápido, simples e ágil. Acessando o site do cartório de qualquer local, realizando o pedido, basta pagar as taxas que o pedido está realizado. Então é só aguardar o recebimento do documento pelos correios.

Conheça os tipos de documentos que podem ser pedidos no cartório de registro online

Estão sendo atendidas as áreas criminal, cível e trabalhista. Sendo pedidas de forma online praticamente todas certidões e segundas vias, os registros civis, lavrar escrituras, testamentos, atas notariais, procurações públicas, cadastro de propriedades imobiliárias, títulos para a criação de pessoa jurídicas.

Descubra se você pode usar o serviço de um cartório de registro online

Os cartórios de registro estão atendendo tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, deve-se apenas ver se o cartório de registo online está realizando a emissão daquilo que se está buscando, em sua região. Visto que muitos cartórios, mesmo tendo a possibilidade, optam por realizarem apenas a emissão de alguns tipos de documentos.

Os custos podem mudar entre um cartório de registro online e um presencial

Um cartório de registro presencial têm seus preços definidos por uma tabela fixa, e a alteração da mesma ocorre raramente. Já os cartórios online tem uma significativa variação de preços entre si, e entre os cartórios presenciais. Além de se acrescentar ao valor das taxas, o custo de envio dos documentos.

Os cartórios online são muito mais práticos que os presenciais, o atendimento é muito simples, basta selecionar o documento que você deseja, preencher os dados pedidos no formulário do site, pagar a taxa pelo próprio sistema e receber a documentação em casa. Tornando todo o processo mais rápido e cômodo ao usuário.

Referências e Observações

Nós realizamos a emissão da segunda via de Certidões de Registro Civil e de Imóvel, confira acessando aqui.

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais