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Se você está seguindo o processo de obtenção da cidadania italiana, ou apenas planeja formalizar sua relação em solo italiano, é provável que tenha se deparado com a necessidade da certidão de casamento italiana.
Obter um documento oficial traduzida para um país estrangeiro pode parecer complicado, mas com a documentação correta e o suporte de especialistas, esse processo pode ser simplificado.
Seja para dar andamento aos seus planos de vida em família ou para questões legais, a obtenção da certidão de casamento italiana é um passo fundamental, neste artigo do Cartório Online Brasil 24 Horas vamos explicar os passos necessários.
Certidão de casamento italiana: Como emitir?
Para obter sua via da certidão de casamento italiana, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:
- Clique em pedir certidão traduzida
- Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
- Clique na opção de CERTIDÃO DE CASAMENTO
- Informe o estado, cidade e nome do cartório
- Insira os dados da certidão
- Escolha a opção Tradução Juramentada e seleciona “Italiano”
- Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
- Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.
A certidão de casamento em italiano é o documento oficial traduzido que comprova o registro de um casamento realizado na Itália.
Este documento tem grande importância tanto para residentes na Itália quanto para cidadãos italianos que vivem no exterior.
A certidão é necessária em uma série de ocasiões, como no reconhecimento da cidadania italiana por matrimônio, atualização de registros em cartórios italianos e até para heranças e compras de propriedades na Itália.
Quais documentos são necessários para casar na Itália?
Para formalizar um casamento na Itália, é fundamental reunir alguns documentos essenciais, a preparação adequada poupa atrasos e torna o processo mais ágil. Abaixo, listamos os documentos normalmente exigidos:
- Certidão de nascimento (emitida há no máximo 6 meses): deve ser traduzida para o italiano por um tradutor juramentado e apostilada conforme a Convenção de Haia
- Certificado de estado civil (“Nulla Osta”): este documento, emitido pelo consulado brasileiro na Itália, comprova que você é legalmente apto para se casar
- Passaportes: de ambos os noivos (originais e cópias): sua identificação é essencial para o processo
- Atestado de residência na Itália ou comprovante de endereço: de ambos os solicitantes
- Declaração de intenção de casamento no “Comune” onde o casamento será registrado: essa declaração formaliza o pedido junto ao cartório local.
Esses requisitos podem variar dependendo da região ou comuna italiana, então é sempre ideal verificar diretamente com a autoridade local do comune onde o casamento será realizado.
Após a entrega desses documentos, o processo para registrar ou realizar o casamento na Itália é relativamente simples, vale lembrar que, após a emissão da certidão, o casal pode solicitar certidões adicionais para outras finalidades legais ou de registro civil.
É recomendável contar com o suporte de profissionais experientes que entendam o funcionamento dos trâmites italo-brasileiros, assim, é possível evitar dúvidas jurídicas ou complicações durante o processo.
Seja para casar ou para formalizar um registro já existente, a certidão de casamento italiana é peça fundamental para garantir uma série de direitos e benefícios.
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