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Uma certidão de escritura é um documento oficial que atesta a existência de uma escritura pública, que é um contrato registrado em cartório.
Essa certidão pode ser solicitada por qualquer pessoa interessada em obter informações sobre a escritura, como por exemplo, seu conteúdo e as partes envolvidas.
Entenda mais detalhes sobre a certidão de escritura e em quais casos ela é solicitada.
Certidão de escritura: O que é?
A certidão de escritura pública, vai trazer todas as informações relacionadas nos documentos originais para possíveis consultas e comprovação de dados, fornecendo informações sobre o que foi transacionado e as pessoas e objetos relacionados.
Este importante documento pode ser procurado, como por exemplo, um potencial comprador de imóvel que deseja verificar se o vendedor é o legítimo proprietário.
A escritura pública é um instrumento importante para a formalização de negócios jurídicos, como a compra e venda de imóveis, a constituição de sociedades empresariais, entre outros.
É por meio da escritura que as partes expressam sua vontade de realizar determinado negócio, estabelecem suas obrigações e direitos, e se comprometem a cumprir com as cláusulas acordadas.
Ao registrar a escritura em cartório, ela se torna pública e passa a ter valor probatório, pode ser usada como prova em caso de disputas judiciais.
Além disso, o registro também garante a veracidade do negócio, já que impede que terceiros aleguem desconhecimento sobre a sua existência.
Para obter a certidão de uma escritura, é necessário comparecer ao cartório onde a escritura foi registrada, apresentando o número de registro da escritura ou o nome das partes pactuantes.
O prazo para a emissão da certidão pode variar de acordo com o cartório, mas geralmente é de alguns dias úteis.
Para emitir uma certidão de forma online, é necessário seguir os seguintes passos:
- Acesse o site
- Informar detalhes sobre a certidão
- Escolher o tipo de documento
- Informar endereço de entrega do documento
- Efetuar o pagamento das taxas de emissão e aguardar a entrega.
Para que serve esse documento?
É importante ressaltar que a certidão é um documento oficial que atesta a existência da escritura pública, fornecendo informações valiosas sobre o seu negócios, acordos, e muito mais.
O documento funciona como forma de consulta das informações descritas na escritura original.
Nela você poderá encontrar, como por exemplo, a data de validade, objetos e todos os interesses das pessoas abrangidas no acordo.
Trata-se, portanto, de uma cópia da escritura pública, identificando o tipo de escritura acordado, está que pode ser de vários tipo, e contendo todos os dados do livro do cartório onde a escritura foi originalmente emitida.
Importante ressaltar, que essas informações ficam registradas neste documento e arquivadas no cartório para acesso e conferência de informações a qualquer momento.
Existem várias modalidades de certidão, sendo as mais comuns a escritura de compra e venda de imóvel, de união estável, de doação e de inventário.
A certidão de escritura é um documento essencial para quem deseja obter informações sobre uma escritura pública registrada em cartório e garantir a segurança jurídica de negócios realizados por meio desse instrumento.
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