Escolha uma Página
Certidões emitidas pelo Cartório Online são válidas?
4.83 (96.67%) 6 votes

Poder contar com o serviço cartório online é um grande conforto. Prazos dentro do esperado e comodidade acima da expectativa fazem com que os cartórios online venham ganhando cada vez mais adeptos no Brasil afora. Mas será que dá pra confiar? E a certidão fornecida? É oficial? Veja a resposta para essas e outras perguntas agora e saiba porque esse já é um serviço essencial em nosso país.

Como saber se o cartório físico ou cartório online é de confiança?

Uma das restrições que fazem com o serviço de cartórios online não seja mais difundido e utilizado no Brasil são as dúvidas com relação à idoneidade dos sites que prestam esses serviços assim como relacionadas aos documentos fornecidos por esses prestadores de serviços.

Para que você tenha uma medida do quanto é possível confiar em um determinado site, você poderá consultar o Reclame Aqui, o qual traz um apanhado das reclamações de todos os serviços disponibilizados online no Brasil. Ali, você pode ver quais os cartórios que possuem reclamações e quantas reclamações cada um tem, além, é claro, dos motivos geradores das queixas.

Essa é uma boa maneira de você descobrir se aquele site de cartório online para o qual você havia pensado em solicitar serviços é digno de sua confiança ou não.

E quem fornece essas certidões?

O outro motivo de desconfiança diz respeito às certidões fornecidas pelos cartórios online. Algumas pessoas podem ter receio de solicitar esse tipo de serviço por não terem certeza da originalidade das certidões.

Ao solicitar a sua certidão via internet, há campos relativos ao documento, como por exemplo a cidade onde foi feito o registro em cartório, o nome do cartório e o número do livro em que foi efetuado o registro. Todas essas informações são utilizadas para localizar o documento em sua origem. Em outras palavras, o cartório online vai buscar a sua certidão, de nascimento, de casamento ou óbito, em Breve Relato ou de Inteiro Teor, no cartório onde ela foi registrada e disponibiliza a você, via correios ou online, conforme sua necessidade. Isso quer dizer que as certidões fornecida pelos cartórios online são oficiais e têm validade, já que são fornecidas pelos cartórios tradicionais e encaminhadas pelos cartórios online.

Antes dos serviços online de cartório, se você necessitasse de uma certidão, deveria deslocar-se até o cartório em que foi feito o registro. Em um país do tamanho do Brasil, pode-se imaginar a importância da prestação dos serviços de cartório via internet.

Solicite via e-mail sua certidão

A disponibilização de certidões via e-mail é um dos maiores avanços que se pode ter, ao solicitar sua certidão online. Dependendo o uso que vá ser dado ao documento, pode não ser aceito, porém, para os usos mais simples, como matrículas em instituições de ensino e abertura de contas bancárias pode ser utilizado sem maiores problemas.

Para os outros usos, recomenda-se as certidões via correios, de Inteiro Teor ou de Breve Relato.

Saiba Mais: Veja como funciona e o que é a certidão de inteiro teor aqui

Importante, é, independente do tipo de remessa, estar atento aos prazos para haver prejuízos de nenhuma parte.

Referências e Observações

Nós, por meio de nosso site, fornecemos tanto certidões via Correios quanto via e-mail, assim como certidões com entrega para fora do Brasil (Correios).

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Pin It on Pinterest

Compartilhe