Como tirar o Visto Americano? Descubra agora!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 1 abr 19
visto americano

Para viajar aos Estados Unidos é necessário ter em mãos um passaporte válido acompanhado do visto americano. O visto é um documento emitido pelo governo de um país, concedendo ao viajante o direito de ingressar naquele território para fins de viagem de turismo, trabalho ou estudo. Mas você sabe como tirar o visto americano?

Com o crescente número de viajantes brasileiros para o país norte-americano, notou-se que a emissão do documento tem crescido exponencialmente, razão pela qual é importante que os turistas estejam informados a respeito das suas obrigações envolvendo a chegada em território americano.

Neste post, você conhecerá os principais tipos de visto, tendo acesso a um passo a passo simples que o ajudará a fazer sozinho o encaminhamento do seu pedido de visto. Acompanhe!

Tipos de vistos oferecidos pelo governo americano

Existem três tipos principais de visto, o primeiro e mais comum é o visto de turismo e é indicado para aquelas pessoas que estão indo ao país para conhecer ou passar as férias. Este é um visto relativamente simples de ser conseguido, desde que os interessados se enquadrem no padrão exigido pela embaixada dos Estados Unidos.

O visto de trabalho, como o nome sugere, é um documento indicado para quem está viajando ao país para cumprir com atividades profissionais. Já o visto de estudante, é indicado para quem ficará no país por um tempo mais longo e precisa de uma autorização específica para estudar território norte-americano.

Passo a passo para solicitar o seu visto americano

O primeiro passo para solicitar o seu visto americano deve ser feito online. É preciso acessar o formulário de solicitação de visto, DS-160. O formulário está em inglês, mas ao passar o cursor em cima das perguntas aparece a tradução para o nosso idioma. Ao finalizar este preenchimento você deve imprimir a página de confirmação.

Com o formulário preenchido, o próximo passo é o agendamento da visita. O processo é bem simples, basta se cadastrar na página do consulado, seguindo o passo a passo informado na plataforma para agendamento.

Durante o agendamento é importante ter em mãos a confirmação do formulário DS-160, você precisará dele para finalizar os processos.

Em algumas situações o solicitante precisa ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao Consulado, nos casos em que isso for necessário o site informará ao solicitante.

Entre um processo e outro é preciso pagar uma taxa, ela precisa ser quitada após o preenchimento do primeiro formulário, a fim de garantir o processamento do pedido.

No dia agendado, basta comparecer ao Consulado e ao CASV com o formulário DS-160, passaporte e comprovante de pagamento da taxa. Neste local serão recolhidas as suas impressões digitais e será feita uma fotografia.

Uma dica importante, não é permitido entrar com bolsas ou mochilas e não há local para guardar estes pertences, por isso, deixe-os no carro ou em um guarda-volumes.

Depois de realizado todos estes processos e havendo o reconhecimento do visto, o mesmo é disponibilizado ao interessado que poderá retirá-lo diretamente no consulado.

Cuidados necessários durante o processo de solicitação do visto

Lembre-se que o seu visto tem validade, por isso, antes de qualquer viagem verifique o seu prazo de expiração. Durante o processo de solicitação, é importante que você preencha corretamente todas as informações solicitadas, garantindo a agilidade do procedimento e reduzindo o risco de questionamentos.

Em caso de dúvidas, você encontrará informações no site do consulado americano no Brasil ou, até mesmo, entrando em contato com a embaixada por meio de telefone.

Agora que você já sabe como tirar o visto americano, que tal ajudar seus amigos a entenderem mais sobre o tema? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e aproveite para seguir a Cartório Online Brasil no Google+ e no Facebook.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais