Para viajar aos Estados Unidos é necessário ter em mãos um passaporte válido acompanhado do visto americano. O visto é um documento emitido pelo governo de um país, concedendo ao viajante o direito de ingressar naquele território para fins de viagem de turismo, trabalho ou estudo. Mas você sabe como tirar o visto americano?

Com o crescente número de viajantes brasileiros para o país norte-americano, notou-se que a emissão do documento tem crescido exponencialmente, razão pela qual é importante que os turistas estejam informados a respeito das suas obrigações envolvendo a chegada em território americano.

Neste post, você conhecerá os principais tipos de visto, tendo acesso a um passo a passo simples que o ajudará a fazer sozinho o encaminhamento do seu pedido de visto. Acompanhe!

Tipos de vistos oferecidos pelo governo americano

Existem três tipos principais de visto, o primeiro e mais comum é o visto de turismo e é indicado para aquelas pessoas que estão indo ao país para conhecer ou passar as férias. Este é um visto relativamente simples de ser conseguido, desde que os interessados se enquadrem no padrão exigido pela embaixada dos Estados Unidos.

O visto de trabalho, como o nome sugere, é um documento indicado para quem está viajando ao país para cumprir com atividades profissionais. Já o visto de estudante, é indicado para quem ficará no país por um tempo mais longo e precisa de uma autorização específica para estudar território norte-americano.

Passo a passo para solicitar o seu visto americano

O primeiro passo para solicitar o seu visto americano deve ser feito online. É preciso acessar o formulário de solicitação de visto, DS-160. O formulário está em inglês, mas ao passar o cursor em cima das perguntas aparece a tradução para o nosso idioma. Ao finalizar este preenchimento você deve imprimir a página de confirmação.

Com o formulário preenchido, o próximo passo é o agendamento da visita. O processo é bem simples, basta se cadastrar na página do consulado, seguindo o passo a passo informado na plataforma para agendamento.

Durante o agendamento é importante ter em mãos a confirmação do formulário DS-160, você precisará dele para finalizar os processos.

Em algumas situações o solicitante precisa ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao Consulado, nos casos em que isso for necessário o site informará ao solicitante.

Entre um processo e outro é preciso pagar uma taxa, ela precisa ser quitada após o preenchimento do primeiro formulário, a fim de garantir o processamento do pedido.

No dia agendado, basta comparecer ao Consulado e ao CASV com o formulário DS-160, passaporte e comprovante de pagamento da taxa. Neste local serão recolhidas as suas impressões digitais e será feita uma fotografia.

Uma dica importante, não é permitido entrar com bolsas ou mochilas e não há local para guardar estes pertences, por isso, deixe-os no carro ou em um guarda-volumes.

Depois de realizado todos estes processos e havendo o reconhecimento do visto, o mesmo é disponibilizado ao interessado que poderá retirá-lo diretamente no consulado.

Cuidados necessários durante o processo de solicitação do visto

Lembre-se que o seu visto tem validade, por isso, antes de qualquer viagem verifique o seu prazo de expiração. Durante o processo de solicitação, é importante que você preencha corretamente todas as informações solicitadas, garantindo a agilidade do procedimento e reduzindo o risco de questionamentos.

Em caso de dúvidas, você encontrará informações no site do consulado americano no Brasil ou, até mesmo, entrando em contato com a embaixada por meio de telefone.

Agora que você já sabe como tirar o visto americano, que tal ajudar seus amigos a entenderem mais sobre o tema? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e aproveite para seguir a Cartório Online Brasil no Google+ e no Facebook.

Como tirar o Visto Americano? Descubra agora!
5 (100%) 1 vote

Banner 3 - Cart. 24hPowered by Rock Convert

Pin It on Pinterest