Declaração de Emancipação – Quais os Documentos Necessários?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 22 de setembro de 2017 e atualizado a 5 anos
Documentos Necessários Para a Declaração de Emancipação

Os documentos necessários para emancipar o menor não são muitos, porém, o ato da emancipação é de grande importância perante a lei. Criado para fornecer a liberdade de prática de negócios e atos jurídicos.

Veja por que fazer o registro de emancipação

A ideia da emancipação é que o até então relativamente incapaz possa realizar o que a lei permite somente aos maiores de idade antes do atingimento da maioridade prevista em lei. Assim, as pessoas que possuam entre 16 e 18 anos de idade serão declarados, perante a lei, independentes, sendo permitido a esses a prática de certos atos e/ou negócios.

Todos os incapazes podem ser emancipados?

As pessoas com idade inferior a 16 anos são classificados pela lei como absolutamente incapazes. Essa condição não permite a declaração de emancipação, sendo necessário a tutela ou curatela de um responsável legal ou dos pais. De acordo com o Código Civil, somente os relativamente incapazes podem obter a emancipação através de declaração em escritura pública.

A declaração de emancipação cabe ao emancipado?

O registro de emancipação constará como uma averbação da certidão de nascimento da pessoa. Para realizar a emancipação do relativamente incapaz, os pais (ao menos um deles deverá estar presente, sendo necessário a apresentação dos documentos do que não pôde estar presente) ou responsáveis legais deverão estar presentes, já que apenas esses é que podem emancipar o menor.

O registro é gratuito?

Para realizar o registro, deve-se pagar uma taxa no cartório. Importante lembrar que as taxas variam conforme o estado brasileiro. Os documentos necessários para o procedimento são o RG e o CPF dos pais ou responsáveis, ou de um dos pais, em caso de viuvez e RG, CPF e certidão de nascimento do filho, originais e cópia. No caso de responsáveis legais, é obrigatório a apresentação do documento de tutela do menor, expedida pelo Conselho Tutelar do município. Se um dos pais for falecido, será necessário, ainda, a certidão de óbito, para comprovação da condição de viuvez.

Qual o prazo de liberação do registro?

Após o registro, em escritura pública no Tabelionato de Notas, o documento é liberado no mesmo dia. É possível ter um registro através da emissão de uma certidão de nascimento atualizada, emitindo através do cartório online.

Precisando de ajuda? Acesse nossa central de atendimento

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como fazer o registro de recém nascido em cartório?

Como fazer o registro de recém nascido em cartório?

Registrar um bebê é um dos primeiros passos para garantir seus direitos, e por isso o processo de registro de recém nascido deve ser feito com atenção e dentro dos prazos legais. Esse documento é essencial para que a criança tenha acesso a benefícios básicos, como...

ler mais