Entenda para que serve a certidão de ônus reais!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 4/04/2019

A certidão de ônus reais é um documento largamente utilizado para descrever a situação de um imóvel, trazendo dados importantes sobre a sua utilização.

O documento costuma ser solicitado em diversas circunstâncias e é muito comum encontrar pessoas que tenham dúvidas a respeito da sua emissão.

Para facilitar sua vida, você pode pedir sua Certidão de Ônus Reais Online aqui! A solução que você precisa agora!

Pensando nisso, elaborei este artigo com informações completas sobre o tema. Ele vai ajudá-lo a compreender os conceitos, as aplicações e como fazer a solicitação de uma certidão de ônus reais.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra!

O que é uma certidão de ônus reais?

A certidão de ônus reais é um documento, devidamente registrado em cartório, que traz informações acerca das condições reais de um imóvel, inclusive com relação a leilões, penhoras, vendas e doações.

Dessa forma, o documento serve não só para comprovar a existência do imóvel e a sua localização, mas também para oferecer informações que podem trazer segurança para uma venda ou um eventual processo de negociação do bem.

A solicitação deve ser feita no cartório em que o imóvel está cadastrado, entretanto, não é necessário ser proprietário para requerer o documento.

Qualquer pessoa interessada pode fazer a solicitação da certidão de ônus reais. O prazo médio para disponibilização do documento varia de 15 a 30 dias.

Quando ela é necessária?

Ela é, sem dúvidas, uma das certidões mais importantes em uma negociação de compra e venda de um imóvel, tendo em vista que traz um histórico da propriedade com informações pregressas que mostram, por exemplo, o nome dos proprietários anteriores, as escrituras registradas, bem como eventuais penhoras sobre o bem.

Quando o imóvel está legalizado e sem nenhuma pendência, inclusive com relação aos proprietários, a certidão é negativa, ou seja, o solicitante recebe a chamada certidão negativa de ônus reais.

Por outro lado, quando existem registros contra o proprietário do imóvel, o cartório emite a certidão positiva de ônus reais, ou, simplesmente, certidão de ônus reais.

Como solicitar uma certidão de ônus reais?

O interessado tem duas formas de fazer a solicitação do documento. A primeira é dirigindo-se ao cartório de registro de imóveis onde o bem está registrado.

A solicitação pode ser feita pessoalmente, mediante o preenchimento de um requerimento e o pagamento das taxas incidentes.

Você está pronto para solicitar sua certidão online sem sair de casa?

Outra maneira de fazer a solicitação é por meio de um requerimento online, aqui no Cartório Online Brasil 24 horas.

Hoje, o mercado oferece soluções personalizadas de serviços de requerimento e envio de documentos como esse.

O pedido online tem um custo muito semelhante ao pedido realizado pessoalmente, com a diferença de ser mais rápido e prático para quem está solicitando.

Para fazer o pedido, é necessário ter em mãos o endereço do imóvel, o número da matrícula e o nome do cartório em que está registrado.

Nos dias de hoje, é imprescindível fazer uma consulta a esse documento antes de fechar a negociação de um bem.

Assim, o comprador fica mais seguro e tem a certeza de que não terá problemas futuros com o registro e a transferência do imóvel para o seu nome.

Você quer solicitar uma certidão de ônus reais? Então, acesse o formulário e faça o seu pedido de forma rápida e simples!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Seja por questões de conveniência ou necessidade, a procuração para bancos é um instrumento legal que pode facilitar diversos processos financeiros. Para aqueles que buscam informações sobre certidões e cartórios, compreender o que é essa procuração e como ela...

ler mais
Diferenças entre procuração pública e particular!

Diferenças entre procuração pública e particular!

Você conhece bem o que é a procuração pública e privada? Quais as suas funções? Neste artigo te explicaremos! A busca por informações sobre certidões e cartórios é uma jornada repleta de nuances e detalhes que muitas vezes escapam ao entendimento geral. Entre esses...

ler mais
Como é feita a doação de bens em vida?

Como é feita a doação de bens em vida?

É possível fazer doação de bens em vida? Sim, neste texto você descobre o que é e como funciona esse procedimento. Pensar na repartição do patrimônio é algo que muitas pessoas fazem, sobretudo quando não querem conflitos depois de sua morte. Esses têm na antecipação...

ler mais