A certidão de casamento é um documento muito importante, pois ela pode substituir a certidão de nascimento após o matrimônio. Em casos de perda ou roubo desse documento, é preciso solicitar a sua segunda via. A boa notícia é que hoje já é possível emitir a certidão de casamento online.

Trata-se de uma maneira prática e moderna de evitar qualquer estresse com burocracias. Já que é um processo que pode ser realizado a toda hora e de qualquer lugar que tenha um computador ou outro dispositivo com acesso à internet.

Se você deseja saber como obter a sua certidão de casamento de forma online, continue a leitura deste artigo.

Qual é o passo a passo para emitir a segunda via da certidão de casamento online?

O procedimento para emitir a segunda via da certidão de casamento online é simples e rápido.

Todas as etapas são realizadas no site da Certidão Online Brasil, o Cartório Online Brasil 24 horas que oferece informações e documentação para todo o país.

O passo a passo é o seguinte:

  • no site, vá à secção “2ª via de certidão de casamento” (ou se preferir, clique aqui e inicie o pedido);
  • selecione uma forma de envio, que pode ser impressa via correios ou eletrônica por e-mail. (Algumas cidades não fazem a emissão eletrônica, mas o solicitante é avisado e pode optar por receber o documento pelos correios);
  • digite as informações referentes ao documento. O site solicita dados como o local, a cidade e o cartório em que o documento foi emitido. Além de algumas informações pessoais do solicitante, como nome e e-mail;
  • preencha as informações referentes à certidão original. Como nome dos cônjuges, data do casamento e número do livro, do termo e da folha de registro. (Clique aqui e veja onde localizar estes dados!)

No final do processo, o site mostra o valor e prazo de entrega. Vale ressaltar que não há uma tabela de preços fixos, portanto, para descobrir quanto custa, basta fazer uma simulação.

Para receber a sua certidão, é preciso apenas finalizar o pedido e confirmar o pagamento.

Quem pode solicitar esse serviço?

Todos com os dados referentes à certidão de casamento podem solicitar a sua segunda via. No entanto, para um grupo de pessoas, o serviço pode ser ainda mais fundamental: é o caso de quem mora ou está se mudando para o exterior.

Como o trâmite em cartório leva tempo e exige diversos documentos, fazer a certidão de casamento online é a melhor opção para quem tem uma vida fora do Brasil. Dessa forma, não há a necessidade de se dirigir ao cartório físico para apresentar toda a documentação necessária.

O serviço online também costuma ser útil para pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. E, também, para quem mora em um estado ou cidade diferente do local em que o matrimônio foi realizado.

Por fim, quem não tem tempo para se deslocar até o cartório ou simplesmente não gosta de lidar com burocracias também pode contar com os serviços da Certidão Online Brasil, uma vez que o procedimento realizado pelo site é simples e evita diversos transtornos.

Solicitar a certidão de casamento online é fácil e permite que você receba o documento diretamente na sua casa ou e-mail. Tudo isso sem precisar gastar com deslocamento e enfrentar filas.

Agora que você conhece o passo a passo para ter a segunda via da sua certidão de casamento online, acesse o site da Cartório Online Brasil e faça já a sua solicitação!

Avalie!

Banner 3 - Cart. 24hPowered by Rock Convert