Cerimonialista: o profissional que você precisa no seu evento!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 10 fev 19
Cerimonialista

O cerimonialista é aquele profissional que certamente não pode faltar em um evento. E os motivos são inúmeros, pode acreditar. Ainda mais no que se refere a tão sonhada festa de casamento ou a grandes comemorações.

Sabe porquê? Eles são verdadeiros anjos da guarda nesse dia especial. Pensam e cuidam de tudo como os próprios noivos e anfitriões fariam.

Desse modo, os contratantes podem aproveitar a ocasião com tranquilidade e ainda garantir que seja um verdadeiro sucesso. Então, se você está em fase de preparativos e em dúvida do que fazer, vai ficar feliz em ler este post.

Entenda quais são as atribuições do cerimonialista, serviços prestados – desde a contratação até o evento acabar – e mais:

As cerimônias que atende e de que forma escolher o melhor profissional a fim de tornar esse grande momento inesquecível. Tudo o que você precisa saber a fim de começar a sua festa com tudo está aqui.

Boa leitura!

O que faz um cerimonialista?

Desde à organização à execução do evento. O cerimonialista é responsável por conduzir a celebração em cada detalhe. Além disso, costuma ser muito comunicativo e tem bastante jogo de cintura.

Afinal, ele ou ela precisa ser craque nos improvisos caso algo fora do escopo aconteça.

Situação bastante comum em eventos e que deixaria qualquer um de queixo caído e cabelos em pé. Contudo, um cerimonialista de qualidade nem vai deixar você saber de qualquer problema.

Apenas resolverá prontamente sem ninguém perceber. E somente essas questões já quebram um super galho, não é verdade? Mas o cerimonialista faz muito mais do que isso.

A fim de atender a casamentos, por exemplo, o trabalho começa ao conhecer o casal. Ele irá entender o seu perfil, anseios e, com essas informações, vai direcioná-los ao melhor caminho.

Assim, a ajuda parte de como será a cerimônia religiosa, temática da festa, músicas, convites, bolo, docinhos, trajes dos noivos e etc. Portanto, a atuação do cerimonialista pode iniciar bem antes do evento acontecer.

De 18 meses a um ano, em média. Isso porque ele deve indicar e selecionar fornecedores, no serviço de assessoria. Mas o casal também pode optar por contratar uma consultoria no período e a assessoria somente no dia.

Na consultoria, o profissional opina na organização com todas as dicas que possam ser importantes e auxilia o casal no que for necessário.

Já na assessoria, ele faz tudo para você. Com a sua aprovação, é claro. E nada melhor do que alguém tão antenado a fim de cuidar desses assuntos. O cerimonialista está sempre ligado nas tendências, o que ótimo.

Das atuais às clássicas. Ou seja, confie de olhos fechados em suas sugestões e siga em frente. E, na dúvida, sempre conte ele a fim de trocar ideias.

Eventos que o cerimonialista atende

Desde eventos privados até solenidades e cerimônias oficiais. Tais como, festas de casamento, aniversários, bodas, formaturas, entre muitos outros. Há muitas possibilidades para contar com os serviços desse profissional.

Compete a ele ou ela, então, elaborar todo o passo a passo desses acontecimentos de forma muito detalhada.

Assim, tudo acontece perfeitamente conforme o “script”. O cerimonialista também sabe muito bem organizar uma mesa, conhece as regras de etiqueta e demais protocolos importantes às mais diversas ocasiões.

Logo, também são ótimos a eventos corporativos internos e aqueles preparados com o intuito reunir clientes.

O trabalho do cerimonialista, portanto, é bastante amplo e sua colaboração é essencial a um evento de sucesso. E a assessoria prestada não é pouca, haja fôlego!

Veja só o que elas fazem em cada etapa:

Serviços prestados: antes, durante e depois do evento

Como você viu até aqui, cabe ao cerimonialista uma série de atividades. Porém, vamos ver como funciona o seu papel em cada momento dos preparativos a fim de que fique ainda mais claro?

Confira aquele exemplo do casamento:

Antes do casamento: os fundamentais planejamento e organização

E isso inclui uma série de questões importantes, como a definição de datas e prazos fundamentais a fim de que tudo aconteça. Nessa fase também é comum ser entregue um checklist das funções dos noivos até o dia do casório.

O documento servirá para orientar e distribuir o que compete a cada um fazer a fim de que o evento seja impecável.

Além disso, o cerimonialista abordará cada item minuciosamente e trará opções aos noivos avaliarem. Sejam espaços à recepção dos convidados, indicações e análises de possíveis fornecedores e por aí vai.

Agora, imagine fazer tudo isso por conta própria e ainda ter tempo aos outros compromissos do dia a dia. Fica quase impossível, não é?

Com um cerimonialista é bem mais fácil e seguro. Afinal, tomar decisões dessa magnitude sem a orientação certa torna-se bem complicado. E ainda a experiência de um bom profissional pode trazer outras vantagens. Olha só:

Orçamentos que cabem no seu bolso

O cerimonialista conhece inúmeros fornecedores e seus preços.

Conhecimento que ajuda na hora de escolher quais contratar e sem perder a qualidade que deseja ao seu evento.

Ela também mantém parcerias com muitos deles, o que pode render bons descontos!

Não vai deixar você entrar em furadas

O excelente know-how do mercado que esses profissionais possuem, servirá de alicerce a vocês escolherem ótimos prestadores de serviços.

E eles jamais deixarão vocês entrarem em enrascadas ou ficarem perdidos durante essa seleção.

Tem todas as cartas na manga para um plano B

O cerimonialista é sempre rápido no gatilho a fim de resolver qualquer mudança que venha a ocorrer durante os preparativos.

Tudo isso sem estresse e, na maioria das vezes, sem prejuízos.

Agora veja como funciona a segunda parte desse trabalho:

Durante o casamento

Nesse dia tão especial, o cerimonialista acompanhará e cuidará de simplesmente tudo. Desde a decoração da cerimônia, à recepção, lista de convidados, disposição das mesas e muito mais.

Ele será responsável por garantir que a festa seja exatamente como foi planejada.

Entre suas funções também está o bom relacionamento de toda a equipe: fotógrafo, DJ, decoradores, buffet e as demais opções escolhidas.

Isso porque, as atribuições de cada um precisam funcionar em harmonia. A decoração deve acabar na hora com o intuito de não interferir no buffet, as músicas têm de ter uma ordem para a festa ser divertida a noite toda e assim por diante.

O cerimonialista, então, é o grande maestro dessa orquestra. Assim, tudo caminha conforme os planos e os sonhos dos noivos.

Outros pontos bastante fundamentais dessa atuação no dia são: o total suporte aos convidados e a resolução de emergências (das simples às complexas), como alguém que venha a passar mal e situações do tipo.

Porém, você nem irá perceber nada, pois estará vivendo um momento incrível graças a esse competente profissional.

Depois do casamento acabar

Sim, o trabalho dele não acaba durante o casamento! Depois do evento terminar, o cerimonialista não vai embora e pronto. Restam ainda algumas questões a serem resolvidas no fim da festança.

Entre elas, o preparo do relatório com danos e quebra de materiais (como copos e louças) e possíveis gastos extras que podem vir a acontecer.

O cerimonialista também fará verificação de tudo, guardará objetos perdidos que encontrar, itens importantes aos noivos que foram utilizados, bebidas e comidas que sobraram e colocará “ordem na casa”.

E, enfim, ele encerra o trabalho com as mesmas palavras do início: organização e planejamento. Realmente incrível seu empenho, não acha?

Como escolher o cerimonialista certo? Dicas práticas!

Peça a opinião de quem já a contratou antes: Nada melhor do que ouvir a experiência de outras pessoas e assim, ter uma ideia do serviço prestado.

Avalie sua reputação online: Atualmente, as redes sociais e a internet são ótimas referências a fim de conhecer o trabalho de alguém.

Pergunte quantos eventos ele já realizou: Isso porque, é preciso estar bem preparada ao lhe atender em um dia tão importante como esse.

Comente sobre ele ou ela com outros fornecedores: Uma pessoa bem falada entre os colegas é sempre uma boa alternativa.

Confie na sua intuição e empatia: Quando vocês se conhecerem, perceba se sente à vontade com ele.  Afinal, ele será seu melhor amigo no grande dia!

Conclusão

Hoje você viu como o cerimonialista é importante e essencial em um evento. Ainda mais quando o sucesso é via de regra a você em todas as comemorações que organiza.

Seja festa de aniversário ou mesmo no tão sonhado dia do seu casamento. E como esse acontecimento é marcante, não é verdade?

Se você ainda não casou, com certeza já deve estar nas nuvens só de pensar em cada sensação. Agora imagine na data mesmo! As lembranças ficarão sempre em sua memória e no seu coração.

Então, lembre-se do quanto alguém super preparado poderá fazer dos sonhos de noiva a mais pura realidade.

E nada como poder contar com essa pessoa e ter a garantia de ótimas memórias e recordações. Além da magnífica experiência de aproveitar cada instante desse momento, sem quaisquer preocupações.

Um profissional de excelência não só será sua fada madrinha no grande dia, mas o precursor de uma das ocasiões mais felizes da sua vida.

Afinal, a sua felicidade será a sua máxima prioridade. Então, confie em quem faz com carinho e quer ajudar você nessa comemoração tão maravilhosa. Assim, viva o seu dia com todo o esplendor que você merece.

Até o próximo post!

DICA: Veja aqui os 4 documentos para o casamento civil que você não pode esquecer!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais