Entenda a certidão de nascimento de inteiro teor e suas vantagens!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 18 fev 20

Os cartórios guardam as informações registradas em seus livros e fornecem documentação que atesta o que consta em seus registros aos interessados. A certidão de nascimento de inteiro teor é essencial em vários casos, especialmente quando se trata de pedido de dupla cidadania.

Por isso, entender como ela é feita e como obter o documento é um item básico para iniciar o processo.

Quer saber mais sobre a certidão de nascimento de inteiro teor? Veja as principais informações sobre o tema a seguir!

O que é uma certidão de nascimento de inteiro teor?

Quando se pede para que o cartório elabore uma certidão de nascimento de inteiro teor, o que se pretende é o fornecimento de um histórico completo relacionado àquela certidão.

Assim, o cartório apresentará a informação da certidão atualizada, com filiação, data e local de nascimento, e irá além, indicando hospital em que houve o nascimento, se foi parto domiciliar, bem como cada anotação, correção e averbação que tenha sido feita ao longo do tempo.

O modelo tradicionalmente requerido é feito em breve relato, que apresenta o que ainda é atual e relevante.

A certidão de nascimento de inteiro teor, por sua vez, é um documento que contém todas as palavras que estão no livro do cartório. Por isso ela é tão importante nos processos de pedido de dupla cidadania.

Quanto custa a certidão de nascimento de inteiro teor?

Cada estado tem um valor diferente para a certidão de nascimento de inteiro teor e estes valores mudam ao longo dos anos. Por isso, o requerente deve utilizar a calculadora de preços para obter uma cotação específica para seu pedido, sem compromisso, em tempo real e sem sair de casa. Assim, quando o pedido for feito não há surpresas com relação ao custo do documento.

Quem pode fazer o pedido da certidão de nascimento de inteiro teor?

Qualquer pessoa interessada e que tenha as informações necessárias para a emissão do documento pode fazer o pedido online de certidão. Os dados são públicos e ficam disponíveis para consulta do público em geral por meio de certidões.

Todavia, em casos que o registro civil possua algum segredo de justiça, a consulta ficará limitada ao registrado ou familiar. Assim, a consulta somente será liberada mediante requerimento a ser solicitado pelo cartório.

O pedido feito pela internet torna todo o processo ainda mais fácil. Não há necessidade de esperar em longas filas, se deslocar para buscar o documento e outros inconvenientes que podem até mesmo impossibilitar a emissão de documento. Como tudo é feito pela internet quem quiser pedir a certidão de nascimento de inteiro teor pode fazer isso no dia, horário e local que lhe convier!

Assim, basta acessar nosso site, Certidão Online Brasil, preencher os dados e fazer seu pedido agora!

A certidão de nascimento de inteiro teor é um documento que possui finalidades muito importantes. Saber como ela funciona e onde obter é o primeiro passo para a expedição do documento. No cartório online é possível expedir certidões dos cartórios em todo o país, com envio do documento para qualquer lugar, inclusive para endereços no exterior!

Para que mais pessoas conheçam como funcionam as certidões de cartório, compartilhe o link deste artigo em suas redes sociais!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

A segunda via da certidão de casamento online é um documento comumente exigido em processos nacionais como, compra e venda de imóvel, instituições bancários, novo matrimônio onde consta averbação do divórcio, comprovação de estado civil, entre outros. Mas também é...

ler mais