Saiba Como Obter a Sua Certidão de Nascimento Atualizada

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 14 nov 19
Certidão de Nascimento Atualizada

Provavelmente você já se viu na situação de precisar tirar a certidão de nascimento atualizada, especialmente em razão da obrigatoriedade de apresentação de documentos atualizados para determinados atos.

Isso ocorre porque a certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes que o cidadão deve ter, afinal, se trata de um documento que é emitido logo depois da criança nascer e que certifica a existência de uma pessoa, registrando o seu local de onde nasceu, data e filiação.

Mas você sabia que pode fazer o pedido desta certidão pela internet? Para isso, basta fazer a solicitação clicando no botão abaixo. E assim, receber sua certidão em casa! Muito fácil, não é mesmo !?


Ainda sim, caso deseje saber mais sobre a certidão de nascimento atualizada, acompanhe o artigo que vamos apresentar todos os detalhes sobre o documento e sobre o procedimento necessário para solicitar a sua segunda via. Confira!

O que significa a certidão de nascimento atualizada?

No Brasil, a certidão de nascimento é o primeiro documento jurídico de uma pessoa e é justamente a partir dele que os demais documentos, como RG, são emitidos.

A certidão de nascimento deve ser emitida pelo Cartório de Registo Civil do local em que registro foi feito e o documento pode, inclusive, contar com averbações, que são anotações que formalizam um evento ocorrido na vida do cidadão em questão, como emancipação, óbito, divórcio, casamento, entre outros.

Assim, a primeira via é expedida pelo cartório no momento que a pessoa nasce e, sempre que ela precisar de uma nova cópia oficial do documento, seja porque o perdeu, seja para ter um novo, com as devidas averbações, é preciso requerer a certidão de nascimento atualizada.

Em quais situações a certidão de nascimento atualizada é necessária?

A certidão de nascimento atualizada deve ser solicitada em diversas situações, são elas:

  • nos casos em que a certidão foi perdida;
  • se a certidão original estiver rasurada ou danificada;
  • quando novas averbações ou correções forem realizadas;
  • se a certidão original estiver ilegível pelos efeitos do tempo;
  • para emitir cédula de identidade (RG);
  • para casamento;
  • para emitir passaporte, nos casos em que a pessoa é solteira.

Qual é o procedimento para solicitar a segunda via do documento?

Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento, é preciso conhecer o local em que a pessoa nasceu, pois, o documento deve ser requerido no cartório em que o indivíduo foi registrado.

Para tanto, é preciso comparecer ao tabelião, fazer o requerimento (não é necessário apresentar nenhuma justificativa para a solicitação da certidão de nascimento atualizada) e pagar uma taxa, com valor variável de acordo com o estado em que o pedido foi realizado, para a sua emissão.

No entanto, o que muitos não sabem é que esse procedimento pode ser simplificado, afinal, muitas pessoas não têm disponibilidade para comparecer ao cartório, não moram mais em seu estado de origem ou, ainda, preferem evitar filas e burocracias, entre outras situações.

Atualmente há a possibilidade de emitir a certidão de nascimento atualizada de maneira online, o que torna o processo muito mais simples e rápido. É válido ressaltar, ainda, que nessa modalidade o envio pode ser feito, até mesmo, para o exterior.

Para tanto, é preciso apenas acessar o site Cartório Online Brasil 24 Horas, informar o que é requerido, como dados pessoais e informações sobre o documento, optar pela forma de entrega da certidão — que pode ser de maneira eletrônica ou física — fazer o pagamento no valor informado e aguardar o prazo para recebimento.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a certidão de nascimento atualizada e sabe, inclusive, que é possível emiti-la de maneira simples e sem nem sequer sair de casa, não perca tempo e atualize o seu documento!

Se você precisa de auxílio para emitir uma certidão de nascimento atualizada, fornecemos o suporte necessário. Entre em contato conosco!

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Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

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