Como fazer o envio de documentos para o exterior? Nós te ajudamos!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 24/09/2019

O envio de documentos para o exterior é um modo do Brasil comunicar-se com outros países, por meio de suas repartições públicas. É fato que a remessa de alguma documentação ao exterior não é comum, sendo desconhecida pela maioria da população.

Por essa razão, fizemos este post, a fim de esclarecer sobre as principais questões referentes ao tema, ensinando como fazer o envio de documentos para o exterior. Fique conosco e saiba mais!

Quais documentos podem ser enviados para o exterior?

Dentre os documentos que podem ser enviados para o exterior, está a certidão de inteiro teor e o apostilamento de haia. Por essa razão, analisaremos cada tipo!

Certidão de inteiro teor

É a documentação capaz de apresentar todas informações que estão no livro de registro de um cartório sobre nascimento, casamento e óbito. Essa certidão é mais completa que as simples e pode ser usada para solicitar passaporte ou documento de identidade.

A principal vantagem é sua validade, que vai para além do Brasil. Serve para iniciar um processo de dupla nacionalidade ou casamento no exterior.

Em alguns casos, é preciso adotar um procedimento específico, realizando o apostilamento de Haia.

Apostilamento

É um meio de autenticar um documento, por meio de um instrumento chamado de Apostila. É emitido por países signatários da Convenção de Haia, atestando a origem de um documento público. Somente outros países signatários podem aceitar a Apostila.

Isso acontece para legalizar uma documentação, o que, antes, era feito somente em consulados.

Assim, o procedimento simplifica e agiliza o uso e apresentação de documentos no exterior, podendo ser feito em cartório físico apto para o procedimento ou pelo Cartório Online Brasil 24 Horas.

Por que enviar documentos ao exterior?

Muitas vezes, o brasileiro está fora do país e precisa de um documento para alguma demanda ou situação específica, dentre as quais podemos citar: casamento no exterior, pedido de dupla cidadania ou passaporte, que exigem a apresentação de certidões.

Como o Cartório Online Brasil pode ajudá-lo?

O Cartório Online Brasil realiza o pedido e despacho de documentos ao exterior. São enviadas certidões para diversos países. Dentre eles, os mais solicitados são: Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal e Itália.

Podem ser encaminhadas certidões de inteiro teor e apostilamento de haia, tanto digitadas ou reprográficas. Isto é, serão reproduzidas de forma idêntica ao que está no livro de registro.

Como observado, a solicitação dessa documentação é facilitada por ser feita de forma online, no Cartório Online Brasil 24 Horas. Assim, é preciso apenas registrar o pedido e informar o endereço de entrega, que poderá ser em qualquer lugar do mundo.

O valor de cada pedido é definido pelo ano e local de origem da certidão. Se você precisar de uma estimativa dos custos, acesse a Calculadora de Preço, clicando aqui!

Diante disso, é preciso esclarecer que o envio de documentos para o exterior pode ser feito por cartórios online, como o Certidão Online Brasil, que realiza esse tipo de serviço de entrega internacional.

Cabe ressaltar que a certidão enviada é válida, original, oficial e pode ser usada para realizar processos no exterior.

Gostou desse post? Caso tenha dúvida, fale conosco! Teremos o prazer em respondê-lo!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Seja por questões de conveniência ou necessidade, a procuração para bancos é um instrumento legal que pode facilitar diversos processos financeiros. Para aqueles que buscam informações sobre certidões e cartórios, compreender o que é essa procuração e como ela...

ler mais
Diferenças entre procuração pública e particular!

Diferenças entre procuração pública e particular!

Você conhece bem o que é a procuração pública e privada? Quais as suas funções? Neste artigo te explicaremos! A busca por informações sobre certidões e cartórios é uma jornada repleta de nuances e detalhes que muitas vezes escapam ao entendimento geral. Entre esses...

ler mais
Como é feita a doação de bens em vida?

Como é feita a doação de bens em vida?

É possível fazer doação de bens em vida? Sim, neste texto você descobre o que é e como funciona esse procedimento. Pensar na repartição do patrimônio é algo que muitas pessoas fazem, sobretudo quando não querem conflitos depois de sua morte. Esses têm na antecipação...

ler mais