Como fazer o envio de documentos para o exterior? Nós te ajudamos!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 24 set 19

O envio de documentos para o exterior é um modo do Brasil comunicar-se com outros países, por meio de suas repartições públicas. É fato que a remessa de alguma documentação ao exterior não é comum, sendo desconhecida pela maioria da população.

Por essa razão, fizemos este post, a fim de esclarecer sobre as principais questões referentes ao tema, ensinando como fazer o envio de documentos para o exterior. Fique conosco e saiba mais!

Quais documentos podem ser enviados para o exterior?

Dentre os documentos que podem ser enviados para o exterior, está a certidão de inteiro teor e o apostilamento de haia. Por essa razão, analisaremos cada tipo!

Certidão de inteiro teor

É a documentação capaz de apresentar todas informações que estão no livro de registro de um cartório sobre nascimento, casamento e óbito. Essa certidão é mais completa que as simples e pode ser usada para solicitar passaporte ou documento de identidade.

A principal vantagem é sua validade, que vai para além do Brasil. Serve para iniciar um processo de dupla nacionalidade ou casamento no exterior.

Em alguns casos, é preciso adotar um procedimento específico, realizando o apostilamento de Haia.

Apostilamento

É um meio de autenticar um documento, por meio de um instrumento chamado de Apostila. É emitido por países signatários da Convenção de Haia, atestando a origem de um documento público. Somente outros países signatários podem aceitar a Apostila.

Isso acontece para legalizar uma documentação, o que, antes, era feito somente em consulados.

Assim, o procedimento simplifica e agiliza o uso e apresentação de documentos no exterior, podendo ser feito em cartório físico apto para o procedimento ou pelo Cartório Online Brasil 24 Horas.

Por que enviar documentos ao exterior?

Muitas vezes, o brasileiro está fora do país e precisa de um documento para alguma demanda ou situação específica, dentre as quais podemos citar: casamento no exterior, pedido de dupla cidadania ou passaporte, que exigem a apresentação de certidões.

Como o Cartório Online Brasil pode ajudá-lo?

O Cartório Online Brasil realiza o pedido e despacho de documentos ao exterior. São enviadas certidões para diversos países. Dentre eles, os mais solicitados são: Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal e Itália.

Podem ser encaminhadas certidões de inteiro teor e apostilamento de haia, tanto digitadas ou reprográficas. Isto é, serão reproduzidas de forma idêntica ao que está no livro de registro.

Como observado, a solicitação dessa documentação é facilitada por ser feita de forma online, no Cartório Online Brasil 24 Horas. Assim, é preciso apenas registrar o pedido e informar o endereço de entrega, que poderá ser em qualquer lugar do mundo.

O valor de cada pedido é definido pelo ano e local de origem da certidão. Se você precisar de uma estimativa dos custos, acesse a Calculadora de Preço, clicando aqui!

Diante disso, é preciso esclarecer que o envio de documentos para o exterior pode ser feito por cartórios online, como o Certidão Online Brasil, que realiza esse tipo de serviço de entrega internacional.

Cabe ressaltar que a certidão enviada é válida, original, oficial e pode ser usada para realizar processos no exterior.

Gostou desse post? Caso tenha dúvida, fale conosco! Teremos o prazer em respondê-lo!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais