Você tem direito à dupla cidadania? Descubra os documentos necessários

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 7 dez 18
Dupla Cidadania

Um tema que é unanimidade entre aqueles que desejam morar em outro país ou viajar com frequência é a dupla cidadania. Mas, será que é mesmo interessante obter outra nacionalidade? Como saber quais documentos apresentar e onde obter os documentos oficiais?

Para responder a esses questionamentos, continue acompanhando este artigo! Separamos as principais informações sobre o assunto visando ajudar você a se organizar!

O que é dupla cidadania?

A dupla cidadania é a condição na qual as pessoas têm duas nacionalidades. O Brasil permite que seus cidadãos adquiram outra cidadania sem precisar abrir mão da nacionalidade brasileira.

Com a concessão da cidadania adicional, a pessoa passa a poder exercer diversos direitos como moradia, trabalho, entrada e saída sem a necessidade de visto dentre outros. Importante ressaltar que, junto com os direitos, também surgem os deveres e é importante se manter informado com a intenção de cumprir a lei dos países em que possui status de cidadão.

Quais são as vantagens de ter outra cidadania?

As vantagens de se obter outra cidadania são:

  • ter autorização para morar e trabalhar sem a necessidade de visto;
  • no caso da cidadania de um país europeu, obter as vantagens conferidas aos países membros da União Europeia, que permitem a livre circulação entre o grupo;
  • ser dispensado da obtenção de vistos e da necessidade de cumprir os prazos de autorização de permanência;
  • os cidadãos têm acesso a uma maior quantidade de serviços públicos, empregos e opções de estudo.

Quem pode pedir a dupla cidadania?

A primeira forma de adquirir a cidadania é nascer no país. Os requerentes da dupla cidadania já são brasileiros pelo nascimento. Para adquirir a cidadania de outro país sem ter nascido nele, as opções são:

  • existência de vínculo familiar (geralmente pais ou avós) com cidadãos do país que se pretende naturalizar;
  • casamento com um cidadão natural do país em questão;
  • pedido de naturalização após longo período de residência;
  • ingresso no país como investidor;

Cada uma das modalidades tem suas restrições e requisitos e é importante conferir as políticas de naturalização atualizadas de cada país. Com o aumento dos pedidos de naturalização os processos ficam cada vez mais rigorosos e é comum que as exigências aumentem.

Baixe agora o E-book Guia Prático para Dupla Cidadania:

Quais são os documentos necessários?

É importante conferir os detalhes e exigências atualizados do país para o qual você pretende pleitear a concessão da cidadania. Isso porque há uma série de detalhes e exigências específicas, como a apresentação de certidão de inteiro teor para a cidadania italiana. É importante ter em mente que é sempre bom apresentar a maior quantidade de documentos possível, priorizando os documentos públicos de cartórios.

Em linhas gerais, os documentos necessários requeridos para o processo de cidadania são:

  • certidão negativa de naturalização (CNN), emitida pelo Ministério da Justiça Brasileiro;
  • certidão de nascimento do requerente;
  • certidão de nascimento do parente que já tem a cidadania;
  • certidão de casamento;
  • certidão de óbito.

A dupla cidadania é uma opção muito interessante a quem deseja ter mais vivências no exterior. Para conseguir os documentos necessários, vale a pena contar com um serviço online de pesquisas e certidões , isto irá otimizar o tempo, diminuir a burocracia e deixar todo o processo mais prático!

Se você precisa de auxílio para obter as certidões para o pedido de dupla cidadania, acesse o Certidão online Brasil e confira todos os custos e informações necessárias, visando conseguir os documentos!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais