Conteúdo da Matéria
Um tema que é unanimidade entre aqueles que desejam morar em outro país ou viajar com frequência é a dupla cidadania. Mas, será que é mesmo interessante obter outra nacionalidade? Como saber quais documentos apresentar e onde obter os documentos oficiais?
Para responder a esses questionamentos, continue acompanhando este artigo! Separamos as principais informações sobre o assunto visando ajudar você a se organizar!
O que é dupla cidadania?
A dupla cidadania é a condição na qual as pessoas têm duas nacionalidades. O Brasil permite que seus cidadãos adquiram outra cidadania sem precisar abrir mão da nacionalidade brasileira.
Com a concessão da cidadania adicional, a pessoa passa a poder exercer diversos direitos como moradia, trabalho, entrada e saída sem a necessidade de visto dentre outros. Importante ressaltar que, junto com os direitos, também surgem os deveres e é importante se manter informado com a intenção de cumprir a lei dos países em que possui status de cidadão.
Quais são as vantagens de ter outra cidadania?
As vantagens de se obter outra cidadania são:
- ter autorização para morar e trabalhar sem a necessidade de visto;
- no caso da cidadania de um país europeu, obter as vantagens conferidas aos países membros da União Europeia, que permitem a livre circulação entre o grupo;
- ser dispensado da obtenção de vistos e da necessidade de cumprir os prazos de autorização de permanência;
- os cidadãos têm acesso a uma maior quantidade de serviços públicos, empregos e opções de estudo.
Quem pode pedir a dupla cidadania?
A primeira forma de adquirir a cidadania é nascer no país. Os requerentes da dupla cidadania já são brasileiros pelo nascimento. Para adquirir a cidadania de outro país sem ter nascido nele, as opções são:
- existência de vínculo familiar (geralmente pais ou avós) com cidadãos do país que se pretende naturalizar;
- casamento com um cidadão natural do país em questão;
- pedido de naturalização após longo período de residência;
- ingresso no país como investidor;
Cada uma das modalidades tem suas restrições e requisitos e é importante conferir as políticas de naturalização atualizadas de cada país. Com o aumento dos pedidos de naturalização os processos ficam cada vez mais rigorosos e é comum que as exigências aumentem.
Baixe agora o E-book Guia Prático para Dupla Cidadania:
Quais são os documentos necessários?
É importante conferir os detalhes e exigências atualizados do país para o qual você pretende pleitear a concessão da cidadania. Isso porque há uma série de detalhes e exigências específicas, como a apresentação de certidão de inteiro teor para a cidadania italiana. É importante ter em mente que é sempre bom apresentar a maior quantidade de documentos possível, priorizando os documentos públicos de cartórios.
Em linhas gerais, os documentos necessários requeridos para o processo de cidadania são:
- certidão negativa de naturalização (CNN), emitida pelo Ministério da Justiça Brasileiro;
- certidão de nascimento do requerente;
- certidão de nascimento do parente que já tem a cidadania;
- certidão de casamento;
- certidão de óbito.
A dupla cidadania é uma opção muito interessante a quem deseja ter mais vivências no exterior. Para conseguir os documentos necessários, vale a pena contar com um serviço online de pesquisas e certidões , isto irá otimizar o tempo, diminuir a burocracia e deixar todo o processo mais prático!
Se você precisa de auxílio para obter as certidões para o pedido de dupla cidadania, acesse o Certidão online Brasil e confira todos os custos e informações necessárias, visando conseguir os documentos!