Como conseguir a cidadania americana? Entenda como funciona

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 13 jun 19

Viver nos Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo, no entanto, ficar ilegal no país não costuma ser uma boa opção, uma vez que existem diversos riscos para um indivíduo que se encontra nessa situação.

Assim, com o objetivo de evitar esse cenário, muita gente tem vontade de saber como conseguir a cidadania americana para viver legalmente no país, com todos os direitos de um cidadão norte-americano.

Se você quer saber mais sobre o tema, acompanhe a matéria pois, todos os detalhes serão apresentados. Confira!

Quais são as diferenças entre a cidadania americana e o Green Card?

O Green Card é um documento de identidade que dá ao seu portador alguns direitos e deveres que um cidadão americano tem, como o de trabalhar, pagar imposto e alugar uma propriedade.

No entanto, o documento também tem restrições, uma vez que não oferece o direito ao voto e nem a possibilidade de se eleger a um cargo público. Além disso, precisa ser renovado a cada 10 anos e, se o seu portador desejar ficar ausente dos Estados Unidos por mais de um ano, tem o dever de notificar a imigração americana sob o risco de perder o direito ao Green Card.

O Green Card pode ser obtido por meio de casamento com um cidadão americano, visto de trabalho ou parentesco próximo com um cidadão americano (como filhos ou irmãos).

Já a cidadania americana concede os mesmos deveres e direitos de uma pessoa nascida no país, como a possibilidade de ter um passaporte dos Estados Unidos, sendo sua única exceção não poder exercer o cargo de presidente da nação.

Além disso, a cidadania não pode ser retirada de seu portador após a concessão e, também, não exige nenhum tipo de renovação.

Como conseguir a cidadania americana?

Como vimos no tópico anterior, ter a cidadania americana tem diversas vantagens, no entanto, existem alguns requisitos para que seja possível obtê-la.

Todas as pessoas que nascem nos Estados Unidos da América ou em algum território que pertença ao país têm direito à cidadania.

Os que têm ao menos um dos genitores com cidadania americana, mesmo que nasçam em outros países, também são qualificados para a obtenção da cidadania por nascimento.

Contudo, quem não se tornou cidadão americano no momento do nascimento ainda têm algumas possibilidades de obter a cidadania por naturalização, como morando no país há ao menos 5 anos. Para essa modalidade é possível utilizar-se do visto de trabalho ou de investidores estrangeiros.

Já no caso da obtenção da cidadania por casamento o prazo é de 3 anos, além de ser preciso contrair matrimônio com um cidadão americano para ter esse direito.

O que é necessário fazer?

Em ambos os casos é imprescindível apresentar documentos que comprovem a moradia, como os comprovantes de pagamentos de contas fixas (luz e telefone) e aluguéis de todo o período.

Além disso, também é fundamental estar com todos os impostos em dia para se tornar um cidadão americano. É preciso ter boa conduta dentro e fora do país e ser fluente no idioma, pois durante o processo há a realização de uma entrevista com perguntas, em inglês, sobre a história americana.

Ao se encaixar em todos os requisitos, o indivíduo deve preencher um formulário específico, chamado de N400, e juntar diversos documentos, como certidões pessoais e os registros de moradia e matrimônio, quando for o caso.

Por fim, se a documentação estiver correta e se tudo correr bem na entrevista, basta fazer o juramento ao país em uma cerimônia e o processo é encerrado com a concessão da cidadania americana.

Agora que você já sabe como conseguir a cidadania americana, resta saber que é possível contar com a ajuda do Cartório Online Brasil 24h para a emissão das certidões exigidas durante o processo de obtenção dela ou de qualquer outra nacionalidade, assim como, para ter acesso a certidões de nascimento, casamento e óbito registradas no Brasil, por exemplo.

Para conhecer mais sobre o tema, continue a visita no blog e leia, agora mesmo, o texto “Como tirar o Visto Americano? Descubra agora!”.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania. No entanto, apesar da grande procura, ainda há um...

ler mais