Conteúdo da Matéria
Assim, com o objetivo de evitar esse cenário, muita gente tem vontade de saber como conseguir a cidadania americana para viver legalmente no país, com todos os direitos de um cidadão norte-americano.
Se você quer saber mais sobre o tema, acompanhe a matéria pois, todos os detalhes serão apresentados. Confira!
Quais são as diferenças entre a cidadania americana e o Green Card?
O Green Card é um documento de identidade que dá ao seu portador alguns direitos e deveres que um cidadão americano tem, como o de trabalhar, pagar imposto e alugar uma propriedade.
No entanto, o documento também tem restrições, uma vez que não oferece o direito ao voto e nem a possibilidade de se eleger a um cargo público. Além disso, precisa ser renovado a cada 10 anos e, se o seu portador desejar ficar ausente dos Estados Unidos por mais de um ano, tem o dever de notificar a imigração americana sob o risco de perder o direito ao Green Card.
O Green Card pode ser obtido por meio de casamento com um cidadão americano, visto de trabalho ou parentesco próximo com um cidadão americano (como filhos ou irmãos).
Já a cidadania americana concede os mesmos deveres e direitos de uma pessoa nascida no país, como a possibilidade de ter um passaporte dos Estados Unidos, sendo sua única exceção não poder exercer o cargo de presidente da nação.
Além disso, a cidadania não pode ser retirada de seu portador após a concessão e, também, não exige nenhum tipo de renovação.
Como conseguir a cidadania americana?
Como vimos no tópico anterior, ter a cidadania americana tem diversas vantagens, no entanto, existem alguns requisitos para que seja possível obtê-la.
Todas as pessoas que nascem nos Estados Unidos da América ou em algum território que pertença ao país têm direito à cidadania.
Os que têm ao menos um dos genitores com cidadania americana, mesmo que nasçam em outros países, também são qualificados para a obtenção da cidadania por nascimento.
Contudo, quem não se tornou cidadão americano no momento do nascimento ainda têm algumas possibilidades de obter a cidadania por naturalização, como morando no país há ao menos 5 anos. Para essa modalidade é possível utilizar-se do visto de trabalho ou de investidores estrangeiros.
Já no caso da obtenção da cidadania por casamento o prazo é de 3 anos, além de ser preciso contrair matrimônio com um cidadão americano para ter esse direito.
O que é necessário fazer?
Em ambos os casos é imprescindível apresentar documentos que comprovem a moradia, como os comprovantes de pagamentos de contas fixas (luz e telefone) e aluguéis de todo o período.
Além disso, também é fundamental estar com todos os impostos em dia para se tornar um cidadão americano. É preciso ter boa conduta dentro e fora do país e ser fluente no idioma, pois durante o processo há a realização de uma entrevista com perguntas, em inglês, sobre a história americana.
Ao se encaixar em todos os requisitos, o indivíduo deve preencher um formulário específico, chamado de N400, e juntar diversos documentos, como certidões pessoais e os registros de moradia e matrimônio, quando for o caso.
Por fim, se a documentação estiver correta e se tudo correr bem na entrevista, basta fazer o juramento ao país em uma cerimônia e o processo é encerrado com a concessão da cidadania americana.
Agora que você já sabe como conseguir a cidadania americana, resta saber que é possível contar com a ajuda do Cartório Online Brasil 24h para a emissão das certidões exigidas durante o processo de obtenção dela ou de qualquer outra nacionalidade, assim como, para ter acesso a certidões de nascimento, casamento e óbito registradas no Brasil, por exemplo.
Para conhecer mais sobre o tema, continue a visita no blog e leia, agora mesmo, o texto “Como tirar o Visto Americano? Descubra agora!”.