Para conhecer o mundo, é importante preencher alguns requisitos, dentre eles ter a papelada necessária para sair e voltar ao país. Saber quais são os documentos para tirar o passaporte agiliza o procedimento, facilita sua vida e evita erros. O ideal é conferir com antecedência se está tudo certo, preparar tudo e só então marcar a viagem.

Quer tirar o passaporte, mas não sabe do que precisa? Veja a seguir onde fazer, o que é necessário apresentar e aprenda a importância dos documentos para solicitar o passaporte!

Onde é feito o pedido de passaporte?

O passaporte é feito pela Polícia Federal, que controla a documentação de todas as pessoas que entram e saem do país.

Para ser atendido é necessário preencher o formulário eletrônico, pagar as taxas e fazer o agendamento. Somente no dia e horário determinado o interessado deve comparecer à PF, munido de todos os documentos para tirar o passaporte.

Quais são os documentos para tirar o passaporte?

Documentos de identidade

O primeiro passo é comprovar a identidade. Isso pode ser feito por qualquer documento oficial, original e com foto. Caso o CPF não conste no documento, também será necessário apresentar o comprovante de inscrição.

Nacionalidade

Só tem passaporte brasileiro quem é nascido ou naturalizado. Os nascidos comprovam com seus documentos de identidade e certidões, enquanto os naturalizados apresentam a certidão de naturalização.

Passaporte anterior

Quem já emitiu outro passaporte precisa levar o documento antigo. Ainda esteja válido, independente de ser o modelo comum ou de emergência.

Caso ele não seja apresentado haverá cobrança de taxa em dobro.

Quitação eleitoral e militar

A PF não exige mais a apresentação de título de eleitor e documentação militar. Primeiro é feita uma consulta e caso haja divergência pode ser necessário comprovar a regularidade por meio de título de eleitor, comprovante de votação e comprovante de situação do serviço militar, no caso de homens.

Certidões

Quem passou por processos de alteração de nome ou sobrenome no registro civil tem que apresentar a cadeia completa de documentos atualizados. Os documentos oficiais para comprovar o nome atual são as certidões de nascimento ou casamento. As certidões são sempre exigidas em versão original e atualizada e devem ser solicitadas no Cartório Online 24 Horas.

Caso a pessoa tenha sofrido mudanças de nome em razão de processos sigilosos, como alteração de gênero no registro, reconhecimento de paternidade ou adoção, comprovar o nome anterior e a origem da mudança basta.

Como esse tipo de alteração não é anotada na certidão, basta trazer os documentos comprobatórios acompanhados da certidão de nascimento atualizada.

Conheça o passo a passo para emitir o passaporte aqui!

Quais os erros comuns nos documentos para passaporte?

Tem todos os documentos da lista? Ótima notícia, mas não pare por aí! Olhe cada item com atenção em busca destes problemas, que fazem com que eles não sejam aceitos:

  • documentos ultrapassados, que não tenham anotação de mudança de nome, por exemplo;
  • com muitos anos de emissão;
  • documentos danificados;
  • documentos ilegíveis.

Se seus documentos apresentam problemas, é melhor buscar uma segunda via. Para isso, será necessário recorrer ao Cartório Online 24 Horas e pedir certidões.

Sempre que for preciso solicitar certidões, isso pode ser feito de forma inteiramente online, no conforto de seu lar, economizando tempo.

Os documentos para tirar o passaporte devem estar em ordem para que ele seja emitido.

A melhor maneira de evitar problemas de emissão é adiantar a lista de documentos, conferir todos eles e atualizar aqueles que estejam velhos ou danificados.

O pedido de certidão online agiliza uma boa parte do processo, evitando o deslocamento ao cartório.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociai (Facebook, Instagram e Linkedin) s com seus amigos e familiares!

Veja a lista completa de documentos para tirar o passaporte!
5 (100%) 1 vote[s]

Powered by Rock Convert