Veja a lista completa de documentos para tirar o passaporte!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 out 19

Para conhecer o mundo, é importante preencher alguns requisitos, dentre eles ter a papelada necessária para sair e voltar ao país. Saber quais são os documentos para tirar o passaporte agiliza o procedimento, facilita sua vida e evita erros. O ideal é conferir com antecedência se está tudo certo, preparar tudo e só então marcar a viagem.

Quer tirar o passaporte, mas não sabe do que precisa? Veja a seguir onde fazer, o que é necessário apresentar e aprenda a importância dos documentos para solicitar o passaporte!

Onde é feito o pedido de passaporte?

O passaporte é feito pela Polícia Federal, que controla a documentação de todas as pessoas que entram e saem do país.

Para ser atendido é necessário preencher o formulário eletrônico, pagar as taxas e fazer o agendamento. Somente no dia e horário determinado o interessado deve comparecer à PF, munido de todos os documentos para tirar o passaporte.

Quais são os documentos para tirar o passaporte?

Documentos de identidade

O primeiro passo é comprovar a identidade. Isso pode ser feito por qualquer documento oficial, original e com foto. Caso o CPF não conste no documento, também será necessário apresentar o comprovante de inscrição.

Nacionalidade

Só tem passaporte brasileiro quem é nascido ou naturalizado. Os nascidos comprovam com seus documentos de identidade e certidões, enquanto os naturalizados apresentam a certidão de naturalização.

Passaporte anterior

Quem já emitiu outro passaporte precisa levar o documento antigo. Ainda esteja válido, independente de ser o modelo comum ou de emergência.

Caso ele não seja apresentado haverá cobrança de taxa em dobro.

Quitação eleitoral e militar

A PF não exige mais a apresentação de título de eleitor e documentação militar. Primeiro é feita uma consulta e caso haja divergência pode ser necessário comprovar a regularidade por meio de título de eleitor, comprovante de votação e comprovante de situação do serviço militar, no caso de homens.

Certidões

Quem passou por processos de alteração de nome ou sobrenome no registro civil tem que apresentar a cadeia completa de documentos atualizados. Os documentos oficiais para comprovar o nome atual são as certidões de nascimento ou casamento. As certidões são sempre exigidas em versão original e atualizada e devem ser solicitadas no Cartório Online 24 Horas.

Caso a pessoa tenha sofrido mudanças de nome em razão de processos sigilosos, como alteração de gênero no registro, reconhecimento de paternidade ou adoção, comprovar o nome anterior e a origem da mudança basta.

Como esse tipo de alteração não é anotada na certidão, basta trazer os documentos comprobatórios acompanhados da certidão de nascimento atualizada.

Conheça o passo a passo para emitir o passaporte aqui!

Quais os erros comuns nos documentos para tirar o passaporte?

Tem todos os documentos da lista? Ótima notícia, mas não pare por aí! Olhe cada item com atenção em busca destes problemas, que fazem com que eles não sejam aceitos:

  • documentos ultrapassados, que não tenham anotação de mudança de nome, por exemplo;
  • com muitos anos de emissão;
  • documentos danificados;
  • documentos ilegíveis.

Se seus documentos apresentam problemas, é melhor buscar uma segunda via. Para isso, será necessário recorrer ao Cartório Online 24 Horas e pedir certidões.

Sempre que for preciso solicitar certidões, isso pode ser feito de forma inteiramente online, no conforto de seu lar, economizando tempo.

Os documentos para tirar o passaporte devem estar em ordem para que ele seja emitido.

A melhor maneira de evitar problemas de emissão é adiantar a lista de documentos, conferir todos eles e atualizar aqueles que estejam velhos ou danificados.

O pedido de certidão online agiliza uma boa parte do processo, evitando o deslocamento ao cartório.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociai (Facebook, Instagram e Linkedin) s com seus amigos e familiares!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania. No entanto, apesar da grande procura, ainda há um...

ler mais