Como trabalhar no Canadá? Entenda aqui o que é necessário!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 6 fev 20

A busca por melhores condições de vida leva muitos brasileiros a buscarem oportunidades em outros países, o que é ainda mais comum em períodos com altos índices de desemprego e baixa atividade econômica. Alguns destinos são preferidos por quem faz essa opção, seja pelo elevado número de oportunidades, seja pelo acolhimento dado a imigrantes, por isso muitos buscam saber como trabalhar no Canadá.

O país, que fica ao norte dos Estados Unidos da América, compartilha da qualidade de vida oferecida pelo país vizinho, porém, sem o excesso de restrições à imigração que vigora por lá. O Canadá é, inclusive, um país com elevado número de refugiados, notadamente, de nacionalidade Síria.

Quer saber mais sobre como trabalhar no Canadá? Continue a sua leitura e confira!

Quem pode trabalhar no Canadá?

Antes de emigrar para qualquer país, o ideal é verificar se a sua qualificação tem demanda no mercado de trabalho do país de destino e, também, se será necessário conseguir o emprego ainda no Brasil.

As regras não permitem que o imigrante viaje para buscar trabalho, o que deve ser feito por aqui, como mencionado. Para quem pretende ir sem a intenção de voltar a morar no Brasil, ter uma profissão demandada permite a rápida recolocação, o que evita problemas para permanecer no país.

O domínio da língua inglesa também facilita a vida de quem pretende migrar para o Canadá, sendo que em algumas províncias, o francês também é bastante utilizado, uma herança da colonização francesa em parte significativa do território canadense.

Como funciona o visto de trabalho?

Após receber uma oferta de emprego de uma empresa canadense, com a confirmação pelo “Ministério do Trabalho” do país, o Labour Market Impact Assessment (LMIA), será permitida a obtenção do visto para trabalho. Esse processo não é tão simples, pois a empresa precisa comprovar que não há canadenses disponíveis para ocupar a função.

No país, há uma forte participação estatal nesse procedimento e em diversos outros. Isso não é necessariamente algo ruim, visto que é possível se candidatar a um emprego em um banco de vagas mantido pelo governo canadense, por exemplo.

Esse visto é temporário, e terá o prazo do contrato de trabalho assinado entre a empresa e o imigrante.

Como conseguir a cidadania canadense?

Para quem pretende ficar no Canadá de forma perene, a melhor forma é com a aquisição da cidadania canadense. Uma das maneiras é por meio do programa Express Entry, que por meio das informações fornecidas pelos candidatos ao Ministério da Imigração, o governo escolhe aqueles mais bem qualificados e os convidam a solicitar o visto permanente.

As informações dos candidatos ficam armazenadas em um banco de dados por 1 ano e, após esse período, é possível reenviar as informações para participar do processo novamente. Além da qualificação profissional, o candidato também terá que comprovar a fluência nas línguas inglesa e francesa.

Independentemente da forma escolhida para ir trabalhar no Canadá, o candidato terá que juntar diversos documentos e certidões. Quanto a isso, o Cartório Online pode ajudar o interessado com a emissão das certidões necessárias para o processo.

Agora que você sabe como trabalhar no Canadá, aproveite e entre em contato conosco! Nós podemos e queremos te ajudar!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais