Conteúdo da Matéria
A busca por melhores condições de vida leva muitos brasileiros a buscarem oportunidades em outros países, o que é ainda mais comum em períodos com altos índices de desemprego e baixa atividade econômica. Alguns destinos são preferidos por quem faz essa opção, seja pelo elevado número de oportunidades, seja pelo acolhimento dado a imigrantes, por isso muitos buscam saber como trabalhar no Canadá.
O país, que fica ao norte dos Estados Unidos da América, compartilha da qualidade de vida oferecida pelo país vizinho, porém, sem o excesso de restrições à imigração que vigora por lá. O Canadá é, inclusive, um país com elevado número de refugiados, notadamente, de nacionalidade Síria.
Quer saber mais sobre como trabalhar no Canadá? Continue a sua leitura e confira!
Quem pode trabalhar no Canadá?
Antes de emigrar para qualquer país, o ideal é verificar se a sua qualificação tem demanda no mercado de trabalho do país de destino e, também, se será necessário conseguir o emprego ainda no Brasil.
As regras não permitem que o imigrante viaje para buscar trabalho, o que deve ser feito por aqui, como mencionado. Para quem pretende ir sem a intenção de voltar a morar no Brasil, ter uma profissão demandada permite a rápida recolocação, o que evita problemas para permanecer no país.
O domínio da língua inglesa também facilita a vida de quem pretende migrar para o Canadá, sendo que em algumas províncias, o francês também é bastante utilizado, uma herança da colonização francesa em parte significativa do território canadense.
Como funciona o visto de trabalho?
Após receber uma oferta de emprego de uma empresa canadense, com a confirmação pelo “Ministério do Trabalho” do país, o Labour Market Impact Assessment (LMIA), será permitida a obtenção do visto para trabalho. Esse processo não é tão simples, pois a empresa precisa comprovar que não há canadenses disponíveis para ocupar a função.
No país, há uma forte participação estatal nesse procedimento e em diversos outros. Isso não é necessariamente algo ruim, visto que é possível se candidatar a um emprego em um banco de vagas mantido pelo governo canadense, por exemplo.
Esse visto é temporário, e terá o prazo do contrato de trabalho assinado entre a empresa e o imigrante.
Como conseguir a cidadania canadense?
Para quem pretende ficar no Canadá de forma perene, a melhor forma é com a aquisição da cidadania canadense. Uma das maneiras é por meio do programa Express Entry, que por meio das informações fornecidas pelos candidatos ao Ministério da Imigração, o governo escolhe aqueles mais bem qualificados e os convidam a solicitar o visto permanente.
As informações dos candidatos ficam armazenadas em um banco de dados por 1 ano e, após esse período, é possível reenviar as informações para participar do processo novamente. Além da qualificação profissional, o candidato também terá que comprovar a fluência nas línguas inglesa e francesa.
Independentemente da forma escolhida para ir trabalhar no Canadá, o candidato terá que juntar diversos documentos e certidões. Quanto a isso, o Cartório Online pode ajudar o interessado com a emissão das certidões necessárias para o processo.
Agora que você sabe como trabalhar no Canadá, aproveite e entre em contato conosco! Nós podemos e queremos te ajudar!