Entenda a diferença entre certidão e atestado de óbito

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 21/01/2019

A morte de uma pessoa é sempre uma situação complicada. Junto com ela, surge a necessidade de regularizar a documentação pessoal do falecido em diversos órgãos governamentais.

A primeira providência é obter o atestado de óbito. Por mais que o nome seja parecido com o da certidão de óbito, estamos falando de dois documentos completamente diferentes.

Para conhecer o atestado e a certidão de óbito e aprender como fazer para emitir cada um deles, continue acompanhando este artigo! Trarei informações relevantes sobre o assunto, confira!

Atestado de óbito

O atestado ou declaração de óbito é o primeiro documento emitido após a ocorrência da morte. Ele é feito por um médico, que indicará também a causa da morte.

A Lei de Registros Públicos exige o atestado de óbito para qualquer morte, mesmo que aconteça em ambiente não-hospitalar. Somente localidades em que não existe nenhum médico podem ter o documento formulado e assinado por duas testemunhas, desde que elas tenham presenciado ou verificado pessoalmente a ocorrência do falecimento.

Como conseguir um atestado de óbito

Em casos de de morte durante o tratamento hospitalar, a expedição do documento é realizada pelo próprio hospital, que já tem todos os procedimentos prontos e entregará o documento ao responsável pelo falecido.

Se houve morte domiciliar ou fora do ambiente hospitalar, deve-se buscar o auxílio de um médico para a confecção do documento. Como se trata de uma declaração de interesse público por razões sanitárias, o médico fará um exame presencial para verificar as causas da morte e a necessidade de notificação de autoridades.

Certidão de óbito

Após a conclusão do atestado de óbito, deve-se buscar a emissão do documento definitivo para fins de registro, que é a certidão de óbito. A certidão é emitida pelo cartório de registro civil das pessoas naturais. Nela, constarão dados completos relativos ao falecido, seus bens, herdeiros e circunstâncias de sua morte.

Procedimentos para obtenção da certidão de óbito

Normalmente, um parente próximo ou cônjuge se encarregam dos procedimentos para o registro do óbito. Caso eles estejam ausentes ou impedidos por algum motivo de solicitar a certidão, ela também pode ser requerida por outras pessoas, como:

  • os responsáveis por presídios ou hospitais (públicos e particulares);
  • pessoas que tenham acompanhado os últimos momentos do finado;
  • médicos que tratavam o falecido;
  • sacerdotes como padres, pastores, rabinos etc;
  • vizinhos do finado;
  • policiais, quando a pessoa é encontrada morta.

Documentos necessários

Para conseguir expedir o documento no cartório, o requerente deverá apresentar os seguintes documentos do finado:

  • o atestado ou declaração de óbito;
  • certidão de nascimento ou casamento (em caso de divorciados e viúvos, deve constar a anotação na certidão);
  • documento de identidade;
  • documento contendo o número do CPF;
  • título de eleitor;
  • número do benefício do INSS (no caso de aposentado, beneficiário ou pensionista na data do falecimento).

A pessoa que solicitar a emissão da certidão de óbito deverá apresentar seu documento de identidade e CPF. Também será necessário declarar se o falecido deixou bens, testamento, se era eleitor, nome e idade de eventuais filhos vivos e nome dos filhos falecidos.

A emissão do atestado de óbito é o primeiro passo de uma série de providências legais necessárias para a formalização da morte. Tanto o atestado quanto a certidão de óbito são documentos essenciais para o encerramento das pendências da pessoa falecida, além de viabilizar o inventário dos bens.

Agora que você já aprendeu sobre o atestado e a certidão de óbito, descubra também as diferenças entre o cartório online e o atendimento presencial!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Onde encontrar o número da certidão de óbito?

Onde encontrar o número da certidão de óbito?

Quando perdemos alguém querido, além da dor emocional, surgem várias questões burocráticas que precisam ser resolvidas, necessariamente é preciso identificar o número da certidão de óbito. Esse número é fundamental para diversas situações legais e administrativas, e...

ler mais
Como saber se tenho descendência portuguesa?

Como saber se tenho descendência portuguesa?

Você já se perguntou "como saber se tenho descendência portuguesa"? Se você está curioso sobre suas raízes e quer entender melhor sua genealogia, está no lugar certo. Conhecer nossas origens é um momento de se conectar com sua história, uma forma de conhecimento...

ler mais
Como saber o número da certidão de nascimento nova?

Como saber o número da certidão de nascimento nova?

Tem como ver o número da certidão de nascimento nova facilmente? Aqui no Cartório Online Brasil 24 Horas, você vai saber mais sobre esse documento. A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa, ela oficializa o nascimento de um...

ler mais