Conteúdo da Matéria
Os documentos necessários para emancipar o menor não são muitos, porém, o ato da emancipação é de grande importância perante a lei. Criado para fornecer a liberdade de prática de negócios e atos jurídicos.
Veja por que fazer o registro de emancipação
A ideia da emancipação é que o até então relativamente incapaz possa realizar o que a lei permite somente aos maiores de idade antes do atingimento da maioridade prevista em lei. Assim, as pessoas que possuam entre 16 e 18 anos de idade serão declarados, perante a lei, independentes, sendo permitido a esses a prática de certos atos e/ou negócios.
Todos os incapazes podem ser emancipados?
As pessoas com idade inferior a 16 anos são classificados pela lei como absolutamente incapazes. Essa condição não permite a declaração de emancipação, sendo necessário a tutela ou curatela de um responsável legal ou dos pais. De acordo com o Código Civil, somente os relativamente incapazes podem obter a emancipação através de declaração em escritura pública.
A declaração de emancipação cabe ao emancipado?
O registro de emancipação constará como uma averbação da certidão de nascimento da pessoa. Para realizar a emancipação do relativamente incapaz, os pais (ao menos um deles deverá estar presente, sendo necessário a apresentação dos documentos do que não pôde estar presente) ou responsáveis legais deverão estar presentes, já que apenas esses é que podem emancipar o menor.
O registro é gratuito?
Para realizar o registro, deve-se pagar uma taxa no cartório. Importante lembrar que as taxas variam conforme o estado brasileiro. Os documentos necessários para o procedimento são o RG e o CPF dos pais ou responsáveis, ou de um dos pais, em caso de viuvez e RG, CPF e certidão de nascimento do filho, originais e cópia. No caso de responsáveis legais, é obrigatório a apresentação do documento de tutela do menor, expedida pelo Conselho Tutelar do município. Se um dos pais for falecido, será necessário, ainda, a certidão de óbito, para comprovação da condição de viuvez.
Qual o prazo de liberação do registro?
Após o registro, em escritura pública no Tabelionato de Notas, o documento é liberado no mesmo dia. É possível ter um registro através da emissão de uma certidão de nascimento atualizada, emitindo através do cartório online.