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Tudo o que você precisa saber sobre casar no cartório!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 10/01/2024
casar no cartório

Se você tem dúvidas sobre se casar no cartório e o que precisa para que essa formalização seja concluída, você está no artigo certo.

Segundo o site Boletim Classificador, cerca de 814 mil casamentos foram registrados no último ano.

Embora existam exigências documentais, o casamento civil não é tão complicado e conhecendo todos os trâmites, tudo fica mais fácil.

Ao longo deste texto você confere o que precisa para casar no cartório, entre outros detalhes.

Casar no cartório: Por onde começar?

Quem sonha em celebrar o casamento na igreja, por exemplo, se pergunta sobre o que é preciso para casar no cartório, e de início o ideal é resolver a parte documental.

Basicamente, tudo é feito em ambiente cartorial, veja abaixo o que é preciso correr atrás

1. Solicitar habilitação do casamento civil

A ida no Cartório de Registros Civis é o passo inicial, lá se conhece os documentos necessários para entregar, além de emitir a taxa cobrada.

Esse trâmite é obrigatório para que o casamento seja habilitado, isso serve para comprovar se não há impedimentos para união do casal, dentre outras condições.

Se a intenção do matrimônio é requerer alguma documentação, a habilitação deve ser solicitada 30 dias antes (é o tempo médio para o processo ocorrer).

Para habilitação do casamento é preciso cumprir o seguinte:

  1. A presença dos noivos no cartório
  2. Entrega de documentos, tais como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (com averbação de óbito ou divórcio)
  3. Apresentar duas testemunhas (maiores de 18 anos)
  4. Confirmar a data do comparecimento ao fórum, ou espaço onde estará o Juiz de Paz
  5. Indicar em documento quais as testemunhas estarão presentes durante o casamento civil
  6. Pagar as taxas.

2. Publicação no Edital de Proclamas

A outra etapa do que é preciso para casar em cartório é a publicação do pedido no Edital de Proclamas.

Isso é um ato público realizado pelo próprio cartório, sua função é verificar se alguém se opõe à união do casal.

São aguardados 15 dias depois da publicação, não havendo nenhuma reclamação, a habilitação do casamento é confirmada e os noivos podem aguardar a data da cerimônia.

3. A cerimônia frente ao Juiz de Paz

De maneira geral, o casamento civil é celebrado num fórum do município em que o casal reside.

É uma cerimônia protocolar, mas os noivos podem levar seus padrinhos e familiares.

O Juiz de Paz é o responsável pela celebração e a entrega da certidão de casamento.

O casal deve chegar antes do horário agendado pelo cartório.

Veja como emitir sua segunda via da Certidão de Casamento de forma online!

Vale dizer que se necessitar de segundas vias de certidões e fizer o pedido online, a solicitação pode ser feita no nosso site, você deve:

  1. Ir nosso sistema de pedido de 2ª via online
  2. Selecionar a opção de certidão que deseja emitir
  3. Informar dados básicos da certidão original, como local da emissão
  4. Definir a forma de envio (impressa ou pelo e-mail). É fundamental preencher sem erros o local de entrega, ou o endereço de e-mail que receberá o documento
  5. Colocar seus dados de contato
  6. Revisar todas as informações preenchidas
  7. Definir como deseja pagar e confirmar a solicitação.

Agora você sabe do que precisa para casar no cartório e poderá realizar essa celebração sem problemas ou interferências.

Para acompanhar mais dicas sobre o assunto, leia outras publicações do nosso site!

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