Precisa de uma Certidão Breve Relato? Veja aqui como pedir a sua!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 29/07/2023
Certidão Breve Relato

A certidão breve relato é um documento emitido pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, que contém informações resumidas sobre o registro de nascimento, casamento ou óbito de uma pessoa.

Essa certidão é muito útil para diversas finalidades, como para comprovação de estado civil, solicitação de aposentadoria, obtenção de documentos como passaporte, entre outras.

Veja mais informações sobre a certidão breve relato no decorrer deste artigo, tudo aqui no cartório online Brasil!

Certidão Breve Relato: Como solicitar?

A certidão breve relato contém informações básicas sobre o registro, como:

  • Nome completo da pessoa
  • Data de nascimento
  • Filiação
  • Número do registro
  • Data e local de registro.

Não se pode confundir a certidão de breve relato com a certidão de inteiro teor.

A certidão de breve relato é mais simples, nela contém descritas as principais partes do registro ou dos documentos arquivados no cartório de origem, que são importantes a prova que se pretende.

Este tipo de certidão é o utilizado pelo Registro Civil quando ocorre o nascimento, casamento ou óbito de alguém e também quando são expedidas certidões atualizadas.

Já na certidão de inteiro teor é diferente, pois nela contém a transcrição integral de todos os elementos que estiverem no livro de registro, reproduzindo fielmente todas as informações.

Para solicitar a certidão de breve Relato, basta comparecer ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais onde o registro foi feito, ou através do site oficial do cartório, seguindo as instruções de solicitação de certidão online.

É importante lembrar que cada cartório pode ter suas próprias regras e prazos para a emissão da certidão.

Para solicitar sua certidão online, siga esses passos:

  1. Acesse o site
  2. Informe os dados necessários, como o nome completo da pessoa, data de nascimento, filiação, número do registro, data e local de registro, entre outros. É importante fornecer as informações corretas para evitar erros ou atrasos na emissão da certidão
  3. Escolha o tipo de certidão
  4. Efetue o pagamento da taxa demissão
  5. Aguarde o prazo de emissão. O tempo pode variar de acordo com cada cartório, mas geralmente é emitida em poucos dias.

Quando usar esse documento?

A certidão de breve relato é um documento que possui diversas finalidades, dentre elas:

  • Comprovar o estado civil de uma pessoa, como solteiro, casado, viúvo, divorciado, entre outros
  • Obter documentos como passaporte, carteira de identidade, entre outros
  • Solicitar aposentadoria ou pensão
  • Realizar inscrições em concursos públicos, vestibulares, cursos e outros processos seletivos
  • Regularizar a situação jurídica de uma pessoa
  • Comprovar a identidade em transações bancárias e financeiras
  • Comprovar a naturalidade de uma pessoa em processos legais
  • Realizar pesquisa genealógica
  • Realizar pesquisa histórica e acadêmica
  • Realizar outros procedimentos que exijam a comprovação de informações básicas sobre o registro civil de uma pessoa.

Essas são todas as informações sobre a certidão breve relato e sua importância em diversas situações!

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