Quem deseja morar fora e ter mais direitos como um cidadão de outro país sabe que é necessário para isso o reconhecimento de dupla nacionalidade. Trata-se de um procedimento burocrático e que exige uma série de documentos que comprovem o direito.

Nem sempre a reunião de toda a documentação é fácil. No meio disso, muitas pessoas têm dificuldades para fazer a emissão da certidão de inteiro teor de nascimento.

Por isso, neste artigo, apresentaremos o que é a certidão de inteiro teor reprográfica e a digitada e quais são as diferenças entre elas. Confira!

O que é a certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor consiste em um documento que contém todas as informações detalhadas relativas ao nascimento — nesse caso — de um indivíduo, que estão presentes no livro de registro — “assento”.

No mesmo sentido, nesse documento consta qualquer tipo de mudança que foi realizada no decorrer da vida civil daquela pessoa, tal como o casamento, divórcio, reconhecimento de paternidade etc.

A emissão dessa certidão pode ser requisitada por meio do site Certidões Online Brasil. Por sua vez, o uso da certidão de inteiro teor no exterior exige o seu reconhecimento — validade — internacional que é feito por meio da Apostila de Haia.

Ainda assim, pode ser que se o país não adote a língua portuguesa como oficial, sendo necessário realizar a tradução juramentada desse documento.

Para que serve a certidão de inteiro teor?

Essa certidão é exigida nos processos em que se busca o reconhecimento de dupla cidadania por outro país ou então, nos casos de casamento a ser realizado no exterior.

Em casos mais raros, ela também deve ser juntada a pedidos de financiamento, bem como às transações para a compra ou venda de imóveis e até mesmo a abertura de conta-corrente em instituições bancárias.

Quais são os tipos de certidão de inteiro teor existentes?

A certidão de inteiro teor é dividida em suas modalidades: reprográfica e digitada. Veremos, a seguir, as características de cada uma delas. Acompanhe.

A certidão de inteiro teor reprográfica é idêntica àquela que está no livro de registro, ou seja, contém até as assinaturas das testemunhas e dos responsáveis pelo ato. Trata-se de uma fotocópia feita por uma máquina de xerox. Desse modo, ela traz a exata reprodução do conteúdo, ou seja, até mesmo a caligrafia utilizada na época.

Por outro lado, a certidão de inteiro teor digitada contém, em si, todas as informações presentes no livro de registro, contudo, não é, de fato, uma reprodução fiel dos assentos desse livro, uma vez que ela foi datilografada, digitada e impressa pelo cartório levando em conta as informações contidas no assento.

Qual é o tipo de certidão mais indicado para processo de dupla nacionalidade?

Quem deseja dar entrada no reconhecimento de dupla cidadania, o recomendado é optar pela segunda via da certidão em inteiro teor digitada, por conter todos os detalhes do ato realizado.

Cada consulado faz requisições diferentes dos tipos de certidão exigidos no processo. Em regra, o Italiano solicita a Certidão de Inteiro Teor Digitada. Por sua vez, o Consulado Português exige a cópia reprográfica ou a reprográfica mais a digitada.

Qual é a validade desse documento?

Em regra, as certidões não têm uma data de validade. Na verdade, a sua finalidade é que vai determinar esse prazo. Então, é essencial ficar atento ao objetivo do documento antes de fazer o requerimento.

Dessa maneira, em casos de pedido de reconhecimento de dupla nacionalidade, o consulado estipula que a certidão deve ser emitida há, pelo menos, 6 meses a 1 ano, por exemplo.

A certidão de inteiro teor do nascimento é muito importante em diversos procedimentos da vida civil de um indivíduo. Para facilitar a vida das pessoas, atualmente, existem cartórios online que oferecem o serviço de emissão desse tipo de documento, trazendo conforto e praticidade.

Este artigo foi útil? Curta a nossa página no Facebook e confira os próximos conteúdos exclusivos!

Certidão de inteiro teor reprográfico e digitada: quais as diferenças?
5 (100%) 2 votes

Banner 3 - Cart. 24hPowered by Rock Convert

Pin It on Pinterest