Descubra como encontrar um parente desconhecido na internet e cartórios

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 11 fev 20

Nós estamos na chamada era da informação. Cada vez mais os dados disponíveis permitem investigações que antes seriam muito difíceis. Uma das coisas que é possível aprender é como encontrar um parente desconhecido pela internet, usando o sistema de busca dos cartórios. Com algumas informações é possível vasculhar os registros públicos e reunir pessoas separadas por circunstâncias da vida.

Quer entender melhor como fazer buscas em cartório? Veja a seguir!

Como funciona a busca no cartório online?

Para saber como encontrar um parente desconhecido usando os registros de cartórios é importante que se tenha, ao menos, algumas pistas sobre a pessoa que se pretende encontrar. Um bom começo é o nome completo, nome dos pais, estado e cidade, e ainda, a data aproximada de nascimento ou casamento.

Com isso já é possível fazer um pedido de busca online de certidões. A pesquisa será feita exclusivamente no cartório informado no ato do pedido, então a cidade é um item essencial da busca.

Quais são os prazos envolvidos na busca de certidões?

O prazo para resposta é de até 30 dias úteis, salvo se for necessário fazer uma pesquisa mais profunda. Em qualquer caso o cliente acompanha tudo pela página do pedido e recebe a resposta por e-mail.

A maior parte das buscas atinge até cinco anos de prazo, sendo necessário fazer um pedido para cada prazo de cinco anos. Contudo, este período pode variar, em alguns casos, onde a busca é realizada em todo o acervo do cartório. Quem tem um ano específico para a pesquisa agiliza o processo.

Qual o custo de uma busca de certidão?

O valor médio é R$ 75,00, mas pode variar dependendo da quantidade de pesquisas ou do cartório que realizará a busca. Importante salientar que a busca de certidão é um serviço por si só. Se for encontrada uma certidão ou se desejar a certidão negativa, elas serão emitidas após o pagamento do valor adicional referente ao pedido.

Quais os dados para busca de certidão?

Quando existe pelo menos um começo de informação já é possível começar a pesquisa. No entanto, quanto mais dados melhor! Os dados que auxiliam no processo são os seguintes:

  • estado para a busca;
  • cidade da busca;
  • possível cartório para a pesquisa;
  • tipo de certidão desejada (nascimento, casamento ou óbito);
  • nome completo da pessoa registrada ou cônjuges;
  • possível data de registro;
  • nome dos pais;
  • outras observações que possam ser úteis para o cartório (número de documentos, dados adicionais, bairro onde a família residia, etc.).

Como funciona o resultado da busca de certidão?

Quando o cartório conclui a busca, existem duas possibilidades. Em caso de registro localizado, quem pediu a busca recebe um e-mail e pode pedir a emissão da segunda via da certidão localizada.

Contudo, caso o cartório não encontre nenhum registro, ele avisa que a busca foi negativa apenas por e-mail. Caso exista interesse é possível, em alguns cartórios, pedir uma certidão negativa, informando que não encontrou registros para os parâmetros indicados pelo requerente.

Aprender como encontrar um parente desconhecido é o tipo de coisa que todo mundo precisa saber. Seja para proveito próprio ou para auxiliar outras pessoas, trata-se de uma habilidade muito valiosa e que pode mudar o destino de famílias que se perderam. Ou ainda, para quem deseja fazer a dupla cidadania, identificando seus antepassados.

Os cartórios contam com sistemas de busca cada vez mais completos e integrados, muitas informações são obtidas com um pedido de busca pela internet!

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Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

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