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Nós estamos na chamada era da informação. Cada vez mais os dados disponíveis permitem investigações que antes seriam muito difíceis. Uma das coisas que é possível aprender é como encontrar um parente desconhecido pela internet, usando o sistema de busca dos cartórios. Com algumas informações é possível vasculhar os registros públicos e reunir pessoas separadas por circunstâncias da vida.
Quer entender melhor como fazer buscas em cartório? Veja a seguir!
Como funciona a busca no cartório online?
Para saber como encontrar um parente desconhecido usando os registros de cartórios é importante que se tenha, ao menos, algumas pistas sobre a pessoa que se pretende encontrar. Um bom começo é o nome completo, nome dos pais, estado e cidade, e ainda, a data aproximada de nascimento ou casamento.
Com isso já é possível fazer um pedido de busca online de certidões. A pesquisa será feita exclusivamente no cartório informado no ato do pedido, então a cidade é um item essencial da busca.
Quais são os prazos envolvidos na busca de certidões?
O prazo para resposta é de até 30 dias úteis, salvo se for necessário fazer uma pesquisa mais profunda. Em qualquer caso o cliente acompanha tudo pela página do pedido e recebe a resposta por e-mail.
A maior parte das buscas atinge até cinco anos de prazo, sendo necessário fazer um pedido para cada prazo de cinco anos. Contudo, este período pode variar, em alguns casos, onde a busca é realizada em todo o acervo do cartório. Quem tem um ano específico para a pesquisa agiliza o processo.
Qual o custo de uma busca de certidão?
O valor médio é R$ 75,00, mas pode variar dependendo da quantidade de pesquisas ou do cartório que realizará a busca. Importante salientar que a busca de certidão é um serviço por si só. Se for encontrada uma certidão ou se desejar a certidão negativa, elas serão emitidas após o pagamento do valor adicional referente ao pedido.
Quais os dados para busca de certidão?
Quando existe pelo menos um começo de informação já é possível começar a pesquisa. No entanto, quanto mais dados melhor! Os dados que auxiliam no processo são os seguintes:
- estado para a busca;
- cidade da busca;
- possível cartório para a pesquisa;
- tipo de certidão desejada (nascimento, casamento ou óbito);
- nome completo da pessoa registrada ou cônjuges;
- possível data de registro;
- nome dos pais;
- outras observações que possam ser úteis para o cartório (número de documentos, dados adicionais, bairro onde a família residia, etc.).
Como funciona o resultado da busca de certidão?
Quando o cartório conclui a busca, existem duas possibilidades. Em caso de registro localizado, quem pediu a busca recebe um e-mail e pode pedir a emissão da segunda via da certidão localizada.
Contudo, caso o cartório não encontre nenhum registro, ele avisa que a busca foi negativa apenas por e-mail. Caso exista interesse é possível, em alguns cartórios, pedir uma certidão negativa, informando que não encontrou registros para os parâmetros indicados pelo requerente.
Aprender como encontrar um parente desconhecido é o tipo de coisa que todo mundo precisa saber. Seja para proveito próprio ou para auxiliar outras pessoas, trata-se de uma habilidade muito valiosa e que pode mudar o destino de famílias que se perderam. Ou ainda, para quem deseja fazer a dupla cidadania, identificando seus antepassados.
Os cartórios contam com sistemas de busca cada vez mais completos e integrados, muitas informações são obtidas com um pedido de busca pela internet!
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