Certidão Online: quais são os prazos de validade das certidões?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 30/01/2020

Fazer negócios, regularizar documentação, pedir cidadania estrangeira e outras formalidades exigem a apresentação de certidões. Para que tudo ocorra conforme o esperado é importante ter atenção ao prazo de validade das certidões e às exigências de quem solicita o documento. Providenciar tudo com antecedência é a melhor opção para mais tranquilidade.

Não há mais necessidade de sair de casa para atualizar certidões em cartório. Assim, este passo é simples de ser concluído. Em alguns casos, a certidão é enviada, até mesmo, por e-mail!

Quer aprender mais sobre a validade das certidões, acompanhe este artigo! Tratemos detalhes importantes de como conseguir os documentos de forma prática e rápida.

A certidão online tem prazo de validade?

O prazo de validade das certidões emitidas pela internet é o mesmo daquelas cujo pedido foi feito presencialmente no cartório. O vencimento desses documentos depende das regras de cada estado. Na maioria dos casos a certidão não tem validade específica, salvo a de imóvel.

Alguns documentos não costumam precisar de renovação, como as traduções juramentadas usadas nos processos de aquisição de cidadania estrangeira.

Neste caso o teor do documento traduzido não muda, por isso mesmo, se entende que a tradução é válida de forma permanente.

No caso de certidão de casamento, por sua vez, o pedido de uma via atualizada é bastante comum. Isso acontece porque pode haver alteração do estado civil dos cônjuges ao longo do tempo.

Para descobrir se é necessário atualizar a certidão o ideal é questionar o órgão ou entidade em que os documentos serão apresentados.

Como fazer para renovar a certidão vencida pela internet?

Para fazer o pedido de uma via atualizada da certidão online, basta acessar a página para pedidos. Em seguida, deverá preencher os dados necessários para a emissão do documento ou para a realização da busca de certidão. Depois disso é só fazer o pagamento dos valores necessários e aguardar a certidão ficar pronta!

No sistema é possível escolher se a certidão será eletrônica, quando essa opção estiver disponível. Também, verifique se este tipo de certidão atende a sua necessidade. O documento eletrônico é um arquivo de computador, enviado diretamente para o e-mail do requerente.

Quem preferir a via física pode pedir o documento para envio pelos Correios. A certidão poderá ser entregue em qualquer endereço, até mesmo no exterior. Importante ressaltar que, do ponto de vista de validade jurídica, os documentos físicos e eletrônicos têm o mesmo valor legal. Todavia, sempre é preciso conferi cada caso, para fazer a solicitação do tipo de certidão correto.

Qual o valor da certidão online?

O valor das certidões depende do tipo de ato, cartório que emitirá o documento e tipo de certidão. A melhor maneira de saber o valor da certidão online é usar a calculadora de preços a fim de obter a informação precisa e atualizada para cada pedido.

Entender o prazo de validade das certidões é relevante para evitar desgastes desnecessários na hora em que for precisar do documento.

Providenciar a renovação é fácil, rápido e pode ser feito pelo pedido online! Você não precisa pegar filas e se deslocar ao cartório para renovar seus documentos.

Gostou do artigo? Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco, e fale com um de nossos atendentes!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Entenda como funciona uma procuração para bancos!

Seja por questões de conveniência ou necessidade, a procuração para bancos é um instrumento legal que pode facilitar diversos processos financeiros. Para aqueles que buscam informações sobre certidões e cartórios, compreender o que é essa procuração e como ela...

ler mais
Diferenças entre procuração pública e particular!

Diferenças entre procuração pública e particular!

Você conhece bem o que é a procuração pública e privada? Quais as suas funções? Neste artigo te explicaremos! A busca por informações sobre certidões e cartórios é uma jornada repleta de nuances e detalhes que muitas vezes escapam ao entendimento geral. Entre esses...

ler mais
Como é feita a doação de bens em vida?

Como é feita a doação de bens em vida?

É possível fazer doação de bens em vida? Sim, neste texto você descobre o que é e como funciona esse procedimento. Pensar na repartição do patrimônio é algo que muitas pessoas fazem, sobretudo quando não querem conflitos depois de sua morte. Esses têm na antecipação...

ler mais