Certidão Online: quais são os prazos de validade das certidões?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 30 jan 20

Fazer negócios, regularizar documentação, pedir cidadania estrangeira e outras formalidades exigem a apresentação de certidões. Para que tudo ocorra conforme o esperado é importante ter atenção ao prazo de validade das certidões e às exigências de quem solicita o documento. Providenciar tudo com antecedência é a melhor opção para mais tranquilidade.

Não há mais necessidade de sair de casa para atualizar certidões em cartório. Assim, este passo é simples de ser concluído. Em alguns casos, a certidão é enviada, até mesmo, por e-mail!

Quer aprender mais sobre a validade das certidões, acompanhe este artigo! Tratemos detalhes importantes de como conseguir os documentos de forma prática e rápida.

A certidão online tem prazo de validade?

O prazo de validade das certidões emitidas pela internet é o mesmo daquelas cujo pedido foi feito presencialmente no cartório. O vencimento desses documentos depende das regras de cada estado. Na maioria dos casos a certidão não tem validade específica, salvo a de imóvel.

Alguns documentos não costumam precisar de renovação, como as traduções juramentadas usadas nos processos de aquisição de cidadania estrangeira.

Neste caso o teor do documento traduzido não muda, por isso mesmo, se entende que a tradução é válida de forma permanente.

No caso de certidão de casamento, por sua vez, o pedido de uma via atualizada é bastante comum. Isso acontece porque pode haver alteração do estado civil dos cônjuges ao longo do tempo.

Para descobrir se é necessário atualizar a certidão o ideal é questionar o órgão ou entidade em que os documentos serão apresentados.

Como fazer para renovar a certidão vencida pela internet?

Para fazer o pedido de uma via atualizada da certidão online, basta acessar a página para pedidos. Em seguida, deverá preencher os dados necessários para a emissão do documento ou para a realização da busca de certidão. Depois disso é só fazer o pagamento dos valores necessários e aguardar a certidão ficar pronta!

No sistema é possível escolher se a certidão será eletrônica, quando essa opção estiver disponível. Também, verifique se este tipo de certidão atende a sua necessidade. O documento eletrônico é um arquivo de computador, enviado diretamente para o e-mail do requerente.

Quem preferir a via física pode pedir o documento para envio pelos Correios. A certidão poderá ser entregue em qualquer endereço, até mesmo no exterior. Importante ressaltar que, do ponto de vista de validade jurídica, os documentos físicos e eletrônicos têm o mesmo valor legal. Todavia, sempre é preciso conferi cada caso, para fazer a solicitação do tipo de certidão correto.

Qual o valor da certidão online?

O valor das certidões depende do tipo de ato, cartório que emitirá o documento e tipo de certidão. A melhor maneira de saber o valor da certidão online é usar a calculadora de preços a fim de obter a informação precisa e atualizada para cada pedido.

Entender o prazo de validade das certidões é relevante para evitar desgastes desnecessários na hora em que for precisar do documento.

Providenciar a renovação é fácil, rápido e pode ser feito pelo pedido online! Você não precisa pegar filas e se deslocar ao cartório para renovar seus documentos.

Gostou do artigo? Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco, e fale com um de nossos atendentes!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais