Conteúdo da Matéria
É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania.
No entanto, apesar da grande procura, ainda há um enorme número de pessoas que não conhecem a necessidade de realizar a tradução ou, ainda, não sabem a sua diferença para as traduções convencionais, sejam elas automáticas ou profissionais.
Se você deseja entender como é o processo para a tradução de documentos oficiais, acompanhe o post, pois vamos apresentar todos os detalhes. Veja!
Tradução de documentos de forma online: Veja como fazer
Você pode fazer a tradução de documentos para diversos idiomas no conforto da sua casa, realizando esse passo a passo:
- Clique em traduzir documento
- Informe seu nome completo, e-mal e número do WhatsApp
- Anexe o documento a ser traduzido (Limite de até 100 MB no tamanho do arquivo)
- Vá em “Ver preços e prazo” e escolha a opção que mais achar atrativa
- Aguarde a realização do pedido de tradução e os prazos indicados.
O site eTraduções pode garantir versões traduzidas de diversos documentos e certidões como:
- Documentos para Cidadania Italiana
- AIRE
- Apostila de Haia
- Diplomas
- Históricos Escolares
- Artigos
- Artigos Acadêmicos
- TCC
- Resumos Abstracts
- Monografias
- Autorização de Viagem
- Carteira de Motorista (CNH)
- Carteira de Vacinação
- Currículo
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Certidão do Óbito
- Certidão de Antecedentes Criminais.
O principal objetivo da tradução dos documentos oficiais é fazer com que sejam emitidos em nações diferentes com validade legal em outros países.
No entanto, apenas a tradução simples (convencional) não é suficiente para conferir validade ao documento e para que ele seja juridicamente válido em outros países, é preciso realizar uma tradução juramentada, também conhecida como pública, que conta com características específicas.
A tradução pode ser realizada em diversos documentos, como:
- Carteira de identidade
- Certidão de nascimento
- Carteira de habilitação
- Passaporte
- Certidão de casamento
- Certidão de naturalização
- Histórico de antecedentes criminais
- Documentos de adoção
- Diplomas
- Atestado de óbito
- Contratos
- Testamentos.
Somente ter o conhecimento de uma língua estrangeira não é o bastante para realizar a tradução dos documentos oficiais, uma vez que o serviço conta com exigências burocráticas e legais específicas.
Assim, uma tradução juramentada somente pode ser feita por um profissional, o tradutor juramentado, que está inscrito na Junta Comercial do Estado em que pretende oferecer os seus serviços e devidamente habilitado como Tradutor Público e Intérprete Comercial (TPIC).
Tal exigência é feita porque, como se tratam de documentos oficiais, a sua tradução somente pode ser feita por uma pessoa dotada de fé pública e que, consequentemente, conta com a confiança das instituições públicas para atribuir validade legal necessária ao documento que será traduzido.
Dessa maneira, a grande diferença da tradução convencional para a juramentada é que as juramentadas são válidas apenas quando são feitas por profissionais devidamente habilitados.
Como funciona o processo de tradução dos documentos oficiais?
Para realizar a tradução dos documentos oficiais é preciso, inicialmente, que o interessado procure por empresa especializada em traduções ou um tradutor juramentado devidamente habilitado, sendo que os valores são tabelados, portanto, os profissionais devem cobrar o mesmo preço.
Os valores também são diferentes dependendo do tipo de tradução juramentada, que pode ser especial ou comum.
Os textos comuns são aqueles que não contam com termos técnicos, como a tradução de uma CNH ou RG.
Já os textos especiais têm diversos termos técnicos, como contratos ou uma bula de remédio.
Por fim, é criado um documento novo em papel timbrado, identificado e assinado pelo profissional responsável e com a tradução em seu inteiro teor.
Além disso, ela deve sempre ser apresentada junto do documento original para que sua validade legal seja comprovada.
O prazo de validade do documento traduzido é o mesmo do documento oficial, assim, é preciso observá-lo para que não ocorra nenhum problema.
Um passaporte brasileiro, por exemplo, atualmente conta com validade de 10 anos e, dessa maneira, a validade da tradução acompanha a do documento.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a tradução de documentos oficiais, conte com o serviço sempre que for utilizar documentos no exterior, a fim de não ter nenhum problema ou imprevisto.
Se você gostou das dicas que apresentamos, continue a visita em nosso site e confira o nosso post sobre registro em cartório e entenda a diferença entre 1, 2 e 3ª via do registro!