Descubra Como Solicitar a Certidão de Ações Reipersecutórias Agora!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 15 maio 19
certidão de ações reipersecutórias

A Lei 7.433/85, que dispõe sobre os requisitos para a lavratura de escrituras públicas, prevê a obrigatoriedade de apresentação da chamada certidão de ações reipersecutórias para a concretização de um negócio realizado por meio de ato público.

Por isso, o registro imobiliário para compra e venda de imóveis costuma ser uma das transações nas quais os interessados devem apresentar a referida certidão para dar continuidade à negociação.

E para sua maior comodidade, você pode fazer seu pedido online dessa certidão, e receber em qualquer lugar! Ficou interessando, não é mesmo? Para pedir a certidão, basta clicar no botão abaixo.


Contudo, caso ainda queria aprender mais sobre este documento, continue sua leitura. Neste artigo, você vai descobrir o que é a certidão, para que serve e como solicitar uma por meio de um cartório online. Acompanhe!

O que é certidão de ações reipersecutórias?

As chamadas certidões de ações reais e reipersecutórias são documentos obtidos junto ao Poder Judiciário, para verificação da existência de ações judiciais que estejam discutindo questões atreladas ao imóvel que está sendo negociado em processo de compra e venda.

Dessa forma, é feita uma verificação da existência de ações, como usucapião, ações demarcatórias, entre outras.

Caso exista algum tipo de processo envolvendo o bem, a certidão obtida será positiva, o que poderá inviabilizar o andamento do negócio.

Por outro lado, no caso de inexistência de qualquer demanda judicial envolvendo o imóvel, será emitida uma certidão negativa, favorecendo, assim, a conclusão da negociação.

Para que serve esse tipo de certidão?

As certidões de ações reipersecutórias existem para proteger as partes durante um processo de negociação de compra e venda de um imóvel.

A proteção favorece, principalmente o comprador, que terá a garantia de receber um bem livre de qualquer tipo de ônus.

Como solicitar a certidão de ações reipersecutórias ?

A expedição da certidão de ações reipersecutórias é realizada pelo Poder Judiciário, junto ao setor de distribuição. Isso é feito nos fóruns, pois é nesse local que se obtém informações sobre processos judiciais em andamento.

Também é possível solicitar a certidão junto ao Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado.

Entretanto, é importante atentar para o fato de que, muitas vezes, pode existir um processo em andamento no Poder Judiciário e esse ainda não ser de conhecimento do Cartório de Registro de Imóveis.

Dessa forma, o melhor caminho para solicitação e expedição da certidão é junto ao Poder Judiciário, já que é nele que se concentram as informações sobre a existência de demandas judiciais envolvendo o imóvel ou o seu titular.

Faça o Pedido Online da Sua Certidão AGORA!

O Cartório Online Brasil 24h oferece a pesquisa e emissão da certidão junto ao Cartório de Imóveis. Para solicitar, basta acessar o site, seguir as indicações e realizar a solicitação.

Além de ser um processo simples, ele elimina a necessidade de se locomover até o Tribunal da cidade onde o imóvel está localizado, para realizar a solicitação.

Se você está precisando de qualquer tipo de certidão, vale a pena conhecer os serviços do Cartório Online Brasil 24h e beneficiar-se das vantagens que a tecnologia oferece na emissão de documentos oficiais.

Você precisa solicitar uma certidão de ações reipersecutórias? Entre em contato com o Cartório Online Brasil 24h e solicite a sua agora mesmo!

Solicite AGORA sua Certidão de Ação Reipersecutória

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais