Saiba como solicitar a Segunda Via de Certidão de Nascimento Antiga!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 16 abr 19

A certidão de nascimento antiga, além de ser o primeiro documento da vida de uma pessoa, também é um dos mais importantes, pois comprova a existência de um indivíduo, bem como seu local de nascimento, idade e filiação.

Às vezes, as pessoas se veem em determinadas situações em que é preciso encontrar uma certidão de nascimento antiga de parentes antepassados que foram perdidas com o tempo, como durante o processo de reconhecimento de dupla cidadania, e não sabem como agir.

Você sabia que nesses casos é possível solicitar uma nova via da certidão de nascimento? E isso, de forma rápida e fácil!


Se quer entender mais sobre este assunto e saber o passo a passo desse procedimento, acompanhe esse artigo!

Como localizar uma certidão de nascimento antiga?

Para localizar uma certidão de nascimento antiga, o primeiro passo deve ser descobrir em qual cartório ela foi registrada. Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa.

Uma dica é informar-se sobre quantos cartórios de registro civil existem em sua cidade de nascimento e entrar em contato com esses tabeliães para confirmar o registro.

Também é possível realizar essa busca em documentos antigos de identificação pessoal, como o RG, uma vez que o instituto de identificação exige a certidão de nascimento (ou casamento) do interessado, com o objetivo de arquivar o documento e utilizá-lo para obter informações pessoais.

Além disso, é possível encontrar informações sobre o cartório em que a certidão foi registrada, inclusive com informações a respeito do livro e folha, no verso de todos os documentos de identificação expedidos após 2003.

Também é possível procurar essa informação em outros documentos, como a carteira de trabalho ou a documentação de instituições escolares em que a pessoa tenha estudado, pois muitas vezes a certidão de nascimento foi apresentada nesses locais, que podem ter guardado uma cópia em seu acervo .

É importante ressaltar que não é preciso ter todas as informações a respeito da pessoa de que se deseja buscar a certidão. Entretanto, quanto mais informações sobre o registro forem fornecidas, há mais chances de encontrá-lo, uma vez que quanto mais antiga a certidão mais difícil é a sua localização.

Além disso, em regra, qualquer pessoa pode requerer o registro sem nem sequer precisar informar o motivo ou interesse do pedido.

Como solicitar a segunda via de uma certidão de nascimento antiga no cartório online?

Atualmente, existem ferramentas online que podem auxiliar na obtenção de certidões de nascimento antigas.

O nosso site, Cartório Online Brasil 24 horas, trabalha com todos os cartórios do país, por isso é possível solicitar a segunda via de uma certidão de nascimento por meio dele.

Para tanto, basta seguir os seguintes passos:

  • acesse o site do Cartório Online Brasil 24 horas, e escolha o pedido de certidão;
  • defina a forma de envio da certidão (eletrônica ou impressa);
  • identifique a localização da certidão original (estado, cidade e cartório em que ela foi emitida);
  • informe os demais dados obtidos relacionados à certidão original;
  • comunique os dados da entrega para onde a certidão deve ser enviada, se a opção de envio escolhida tiver sido a impressa;
  • por fim, efetue o pagamento.

Viu só como uma certidão de nascimento antiga pode ser emitida de maneira simples e rápida?

Hoje em dia, não é mais preciso se deslocar até o cartório de origem, que muitas vezes está situado em local distante, para buscar um documento.

Isso atrasa o trâmite e ainda pode causar gastos excessivos, uma vez que os sites de intermediação de certidões agilizam o processo para o cliente, que nem sequer precisa sair de casa para ter acesso à documentação que procura.

Se você tem alguma dúvida sobre o tema, podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco, que daremos todo o suporte necessário! A nossa equipe está à sua disposição.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Estudar em Portugal: o que eu preciso saber a respeito?

Estudar em Portugal: o que eu preciso saber a respeito?

Estudar em Portugal é o desejo de muitos brasileiros, afinal, trata-se de um país europeu em que é possível se comunicar em português, com instituições de ensino renomadas, com o clima mais ameno do que as demais localidades da Europa e, ainda, com uma excelente...

ler mais
Entenda o que é e como funciona o protesto de títulos

Entenda o que é e como funciona o protesto de títulos

A inadimplência é uma realidade que assombra muitos empreendedores e profissionais liberais nos períodos de crise, como o que o país atravessa há anos, e encontrar meios para recuperar o crédito torna-se uma necessidade para afastar o prejuízo. Uma das ferramentas é o...

ler mais