Saiba como solicitar a Segunda Via de Certidão de Nascimento Antiga!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 16 abr 19
segunda via de certidao de nascimento antiga

A certidão de nascimento antiga, além de ser o primeiro documento da vida de uma pessoa, também é um dos mais importantes, pois comprova a existência de um indivíduo, bem como seu local de nascimento, idade e filiação.

Às vezes, as pessoas se veem em determinadas situações em que é preciso encontrar uma certidão de nascimento antiga de parentes antepassados que foram perdidas com o tempo, como durante o processo de reconhecimento de dupla cidadania, e não sabem como agir.

Você sabia que nesses casos é possível solicitar uma nova via da certidão de nascimento? E isso, de forma rápida e fácil!


Se quer entender mais sobre este assunto e saber o passo a passo desse procedimento, acompanhe esse artigo!

Como localizar uma certidão de nascimento antiga?

Para localizar uma certidão de nascimento antiga, o primeiro passo deve ser descobrir em qual cartório ela foi registrada. Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa.

Uma dica é informar-se sobre quantos cartórios de registro civil existem em sua cidade de nascimento e entrar em contato com esses tabeliães para confirmar o registro.

Também é possível realizar essa busca em documentos antigos de identificação pessoal, como o RG, uma vez que o instituto de identificação exige a certidão de nascimento (ou casamento) do interessado, com o objetivo de arquivar o documento e utilizá-lo para obter informações pessoais.

Além disso, é possível encontrar informações sobre o cartório em que a certidão foi registrada, inclusive com informações a respeito do livro e folha, no verso de todos os documentos de identificação expedidos após 2003.

Também é possível procurar essa informação em outros documentos, como a carteira de trabalho ou a documentação de instituições escolares em que a pessoa tenha estudado, pois muitas vezes a certidão de nascimento foi apresentada nesses locais, que podem ter guardado uma cópia em seu acervo .

É importante ressaltar que não é preciso ter todas as informações a respeito da pessoa de que se deseja buscar a certidão. Entretanto, quanto mais informações sobre o registro forem fornecidas, há mais chances de encontrá-lo, uma vez que quanto mais antiga a certidão mais difícil é a sua localização.

Além disso, em regra, qualquer pessoa pode requerer o registro sem nem sequer precisar informar o motivo ou interesse do pedido.

Como solicitar a segunda via de uma certidão de nascimento antiga no cartório online?

Atualmente, existem ferramentas online que podem auxiliar na obtenção de certidões de nascimento antigas.

O nosso site, Cartório Online Brasil 24 horas, trabalha com todos os cartórios do país, por isso é possível solicitar a segunda via de uma certidão de nascimento por meio dele.

Para tanto, basta seguir os seguintes passos:

  • acesse o site do Cartório Online Brasil 24 horas, e escolha o pedido de certidão;
  • defina a forma de envio da certidão (eletrônica ou impressa);
  • identifique a localização da certidão original (estado, cidade e cartório em que ela foi emitida);
  • informe os demais dados obtidos relacionados à certidão original;
  • comunique os dados da entrega para onde a certidão deve ser enviada, se a opção de envio escolhida tiver sido a impressa;
  • por fim, efetue o pagamento.

Viu só como uma certidão de nascimento antiga pode ser emitida de maneira simples e rápida?

Hoje em dia, não é mais preciso se deslocar até o cartório de origem, que muitas vezes está situado em local distante, para buscar um documento.

Isso atrasa o trâmite e ainda pode causar gastos excessivos, uma vez que os sites de intermediação de certidões agilizam o processo para o cliente, que nem sequer precisa sair de casa para ter acesso à documentação que procura.

Se você tem alguma dúvida sobre o tema, podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco, que daremos todo o suporte necessário! A nossa equipe está à sua disposição.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais