Já é possível solicitar certidão de óbito online. Veja como!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 15 jan 19

Em busca de uma certidão de óbito online mas não sabe como e onde pedir? Fique tranquilo, nós vamos lhe ajudar!

Você pode solicitar sua certidão agora, pela internet e receber na comodidade da sua casa. Simples, não é mesmo? Basta iniciar seu pedido clicando no botão abaixo.


A evolução das ferramentas tecnológicas faz com que cada vez menos seja necessário comparecer fisicamente aos órgãos do poder público para solicitar documentos. O mesmo acontece com os cartórios, que têm investido em diversas modalidades de atendimento a distância.

A certidão de óbito online já é uma realidade e você pode solicitar o documento 24 horas por dia, sem sair de casa e com toda a segurança.

Quer entender melhor como funciona o serviço de emissão de certidão de óbito online? Continue acompanhando este artigo! Apresentaremos um guia completo e vamos tirar suas dúvidas!

Para quem serve

A certidão de óbito online pode ser requerida por todos os interessados, desde que o óbito já tenha sido objeto de registro no cartório de registro civil das pessoas naturais. Isso quer dizer que o pedido online só está disponível para a segunda via do documento. A primeira via envolve uma série de formalidades, documentos e declarações que exigem a presença física do solicitante no cartório.

Como solicitar uma certidão de óbito online

Os passos para obter uma certidão de óbito online são bastante simples. Veja, a seguir, como fazer e não pegue mais filas!

Para facilitar seu pedido, veja o passo a passo abaixo:

Obtenha as informações

Para conseguir concluir o seu pedido de certidão de óbito online, é importante saber algumas informações sobre o registro. A principal delas é qual o cartório em que o óbito foi registrado. É necessário informar a cidade e qual o cartório de registro civil, caso a localidade possua mais de um.

Outros dados necessários, que podem ser encontrados na certidão, são:

  • nome completo do falecido;
  • nome da mãe do falecido;
  • data do óbito;
  • números de referência (livro, termo e folha).

Escolha o tipo de certidão

Você pode escolher entre a certidão eletrônica, disponível apenas para alguns estados. Ela é assinada digitalmente e será enviada para o endereço de e-mail do cadastro, para utilização apenas por meio digital podendo ser impressa em casa, ou a certidão em papel, que é enviada pelo correio. O tipo de certidão necessária depende do uso do documento.

A princípio, as duas modalidades de certidão de óbito têm o mesmo valor jurídico. No entanto, alguns órgãos preferem a certidão emitida em papel do cartório. Para saber qual é o melhor tipo para o seu caso, consulte quem receberá o documento.

Acesse o Certidão Online Brasil

Assim que tiver as informações para a certidão, acesse o site do Certidão Online Brasil para fazer seu pedido. Preencha o formulário com os dados e faça o pagamento por boleto bancário, cartão de crédito, depósito ou transferência.

Acompanhe seu pedido

Depois de concluir o pedido de certidão e efetuar o pagamento, basta acompanhar o pedido. Os prazos de entrega estimados para os pedidos são:

  • certidão eletrônica: até 7 dias úteis;
  • certidão em papel: de 10 a 30 dias úteis, dependendo do estado;
  • certidões de inteiro teor ou de envio internacional: de 21 a 45 dias úteis.

A emissão de certidão de óbito online permite que o pedido seja feito de forma prática e segura, sem sair de casa. O solicitante receberá um documento original, expedido pelo cartório, com validade jurídica garantida por lei. A emissão da certidão e o atendimento online garantem maior praticidade e evitam os deslocamentos e filas que antes eram a única opção.

Algumas perguntas frequentes sobre a 2ª via de certidão de óbito online:

Quanto custa a 2ª via da certidão de óbito?

O valor é gerado com base no ano, no local de origem e no formato de emissão da certidão. Os custos da certidão eletrônica (envio por e-mail) partem de R$100,00. Já a certidão impressa (enviada pelos correios) tem custo mais alto a partir de R$150,00. Você pode acessar nossa matéria e calcular o custo aproximado usando o calculador de preços.

Como emitir a certidão de inteiro teor de óbito?

A emissão da certidão em inteiro teor pode ser feita pela internet também, ela possui um custo mais alto com valores partindo de R$250,00. Basta ter os dados da certidão a ser emitida, marcar que gostaria de inteiro teor na certidão que o valor será calculado.

Qual a diferença entre a certidão de óbito eletrônica e a em papel?

A Certidão Eletrônica é enviada por e-mail em um arquivo digital PDF. A certidão eletrônica é assinada digitalmente pelo cartório e tem valor legal tal como a certidão de papel. Importante ressaltar que a eletrônica não pode ser impressa, sendo utilizada apenas em meio digital. Já a certidão impressa é o formato tradicional, em papel oficial com selos e assinatura do Oficial, e enviada pelos Correios.

Qual é o prazo de entrega das certidões até a minha casa?

Se você mora no Brasil o envio é feito pelos correios. O prazo pelos correios varia de 15 a 30 dias. Para envios internacionais (para fora do Brasil) o prazo é um pouco maior, entre 20 a 55 dias.

A certidão que eu recebo é oficial?

Sim. Todas as certidões que expedimos são 100% oficiais, assinadas e com selo, expedidas pelo órgão competente, tanto as certidões impressas, quanto as eletrônicas.

Onde encontro os dados da minha certidão?

Os dados para solicitação do pedido, podem ser encontrados no verso no RG do registrado, na certidão antiga ou ainda se o registro for mais antigo, nas primeiras páginas da carteira de trabalho. Disponibilizamos uma página de ajuda na localização dos dados.

Se você deseja saber mais sobre os serviços de cartório online, entre em contato conosco!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania. No entanto, apesar da grande procura, ainda há um...

ler mais