A evolução das ferramentas tecnológicas faz com que cada vez menos seja necessário comparecer fisicamente aos órgãos do poder público para solicitar documentos. O mesmo acontece com os cartórios, que têm investido em diversas modalidades de atendimento a distância. A certidão de óbito online já é uma realidade e você pode solicitar o documento 24 horas por dia, sem sair de casa e com toda a segurança.

Quer entender melhor como funciona o serviço de emissão de certidão de óbito online? Continue acompanhando este artigo! Apresentarei um guia de como solicitar o documento pela internet!

Publicidade

Para quem serve

A certidão de óbito online pode ser requerida por todos os interessados, desde que o óbito já tenha sido objeto de registro no cartório de registro civil das pessoas naturais. Isso quer dizer que o pedido online só está disponível para a segunda via do documento. A primeira via envolve uma série de formalidades, documentos e declarações que exigem a presença física do solicitante no cartório.

Como solicitar uma certidão de óbito online

Os passos para obter uma certidão de óbito online são bastante simples. Veja, a seguir, como fazer e não pegue mais filas!

Obtenha as informações

Para conseguir concluir o seu pedido de certidão de óbito online, é importante saber algumas informações sobre o registro. A principal delas é qual o cartório em que o óbito foi registrado. É necessário informar a cidade e qual o cartório de registro civil, caso a localidade possua mais de um.

Outros dados necessários, que podem ser encontrados na certidão, são:

  • nome completo do falecido;
  • nome da mãe do falecido;
  • data do óbito;
  • números de referência (livro, termo e folha).

Escolha o tipo de certidão

Você pode escolher entre a certidão eletrônica, disponível apenas para alguns estados. Ela é assinada digitalmente e será enviada para o endereço de e-mail do cadastro, para utilização apenas por meio digital podendo ser impressa em casa, ou a certidão em papel, que é enviada pelo correio. O tipo de certidão necessária depende do uso do documento.

A princípio, as duas modalidades de certidão de óbito têm o mesmo valor jurídico. No entanto, alguns órgãos preferem a certidão emitida em papel do cartório. Para saber qual é o melhor tipo para o seu caso, consulte quem receberá o documento.

Acesse o Certidão Online Brasil

Assim que tiver as informações para a certidão, acesse o site do Certidão Online Brasil para fazer seu pedido. Preencha o formulário com os dados e faça o pagamento por boleto bancário, cartão de crédito, depósito ou transferência.

Acompanhe seu pedido

Depois de concluir o pedido de certidão e efetuar o pagamento, basta acompanhar o pedido. Os prazos de entrega estimados para os pedidos são:

  • certidão eletrônica: até 7 dias úteis;
  • certidão em papel: de 10 a 30 dias úteis, dependendo do estado;
  • certidões de inteiro teor ou de envio internacional: de 21 a 45 dias úteis.

A emissão de certidão de óbito online permite que o pedido seja feito de forma prática e segura, sem sair de casa. O solicitante receberá um documento original, expedido pelo cartório, com validade jurídica garantida por lei. A emissão da certidão e o atendimento online garantem maior praticidade e evitam os deslocamentos e filas que antes eram a única opção.

Se você deseja saber mais sobre os serviços de cartório online, entre em contato conosco!

Já é possível solicitar certidão de óbito online. Veja como!
Avalie!

Banner 3 - Cart. 24hPowered by Rock Convert
Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito.
Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Pin It on Pinterest