Entenda a certidão de casamento de inteiro teor!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 mar 20

Quem deseja dar entrada em um pedido de dupla cidadania precisa conhecer as certidões muito bem. Isso porque no processo de reconhecimento de cidadania alguns itens pouco usuais são requisitados.

Um bom exemplo disso é a certidão de casamento de inteiro teor. Os cartórios só emitem esse tipo de certidão quando há pedido específico nesse sentido, por isso é muito importante entender o que é essa certidão e como ela se diferencia do modelo tradicional.

Quer aprender melhor como funcionam as certidões e o que quer dizer inteiro teor? Veja mais sobre o tema neste artigo!

O que é uma certidão de casamento de inteiro teor?

Na certidão de casamento de inteiro teor o cartório traz no documentos informações mais completas do que na via de breve relato, que geralmente se usa para atos do dia a dia.

O cartório transcreverá todos os dados a respeito do chamado “assento de casamento”, ou seja, tudo o que for relacionado àquele registro, com cópia total do trecho do livro de registros em que se anotou o matrimônio.

Toda e qualquer informação como mudança de nome, regime de bens e outras alterações como divórcios averbados será indicada na certidão de casamento de inteiro teor. Como se trata de um documento bem completo, ele só é feito quando o interessado faz um pedido especial de certidão de inteiro teor, o que demanda, em alguns casos, de requerimento e autorização judicial para emissão.

O uso desse documento nos processos de cidadania estrangeira é de grande recorrência já que contêm os dados na integra. Por isso a informação completa deverá ser apresentada, com sua respectiva tradução juramentada e com apostilamento de Haia.

Qual o valor do pedido de certidão de casamento de inteiro teor?

Os cartórios se organizam de forma estadual. Por isso, os valores mudam de acordo com o estado em que eles estão localizados.

Para receber a informação atualizada e completa sobre os custos do pedido, a melhor ferramenta é a simulação pela calculadora de preços.

Por meio dela é possível verificar valores de vários pedidos de certidões de cartório para preparar o orçamento da documentação necessária! Para fazer um pedido de várias certidões, contate nossa central de atendimento aqui!

Quem pode fazer o pedido da certidão de casamento de inteiro teor?

O pedido online da certidão pode ser realizado por qualquer pessoa, basta possuir os dados de registro do casamento. Em alguns casos os cônjuges deverão preencher um requerimento ou autorizar outra pessoa a fazê-lo, por meio de procuração.

Quem opta pelo pedido no cartório online recebe o documento sem precisar sair de casa, a qual já pode vir com o apostilamento de Haia. O envio pelos Correios pode ser feito tanto para o Brasil quanto para o exterior.

A certidão de casamento de inteiro teor é um documento essencial para processos de obtenção de dupla cidadania. Para que seja emitido é necessário fazer o pedido específico, mas todo o procedimento pode ser feito remotamente, usando o serviço de cartório online.

O pedido é concluído de forma prática e rápida, e a certidão de casamento de inteiro teor chega no endereço de preferência.

Para que mais pessoas conheçam o que é a certidão de inteiro teor e como emiti, compartilhe o link deste artigo em suas redes sociais!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda o que é e como funciona o protesto de títulos

Entenda o que é e como funciona o protesto de títulos

A inadimplência é uma realidade que assombra muitos empreendedores e profissionais liberais nos períodos de crise, como o que o país atravessa há anos, e encontrar meios para recuperar o crédito torna-se uma necessidade para afastar o prejuízo. Uma das ferramentas é o...

ler mais