Conteúdo da Matéria
Diversas razões levam uma pessoa a querer mudar de país, o que é algo natural e um direito humano devidamente reconhecido. Tal mudança apresenta diversas vantagens quando feita de forma lícita, pois amplia o rol de oportunidades para a pessoa que a faz. Nesse sentido, saber como morar na Espanha legalmente é uma excelente possibilidade!
O país disponibiliza diversas modalidades de vistos e formas de adquirir a cidadania espanhola e, além disso, o idioma pode ser aprendido com relativa facilidade por nós brasileiros. Se a língua não é uma barreira, a cultura do país também pode gerar identificação com os brasileiros, pela excelente gastronomia e pelo amor que compartilham pelo futebol, entre outras coisas.
Continue sua leitura e saiba mais sobre como morar na Espanha legalmente. Confira!
1. Visto de trabalho
O Brasil apresenta um alto nível de desemprego, e tal fato não tem apresentado uma tendência de queda suficiente para contemplar os 13 milhões de desempregados existentes na atualidade. Para que se consiga trabalhar na Espanha, é necessário conseguir um emprego por lá ainda estando no Brasil, e o procedimento para adquirir o visto também é feito por aqui, no consulado da Espanha.
Essa modalidade de visto permite que o trabalhador leve sua família para o país, por meio de um procedimento chamado “reagrupamento familiar”.
2. Visto de estudante
Para quem ainda está na fase de formação acadêmica, seja cursando uma graduação ou pós-graduação, tem na Espanha um excelente destino, pois o país abriga ótimas universidades.
Para conseguir o visto de estudante, a estadia no país deve ser superior a 90 dias, sendo que a duração do visto é de um ano, além de ser renovável. Além dos estudos, o visto permite que o estudante trabalhe no país, e pode ser solicitado por lá mesmo.
3. Visto para aposentado
O país que mais recebe aposentados em toda a União Europeia é a Espanha, pois oferece tranquilidade, clima agradável, segurança, um sistema de saúde modelo e inúmeras atividades para a terceira idade.
O interessado deve solicitar o visto de residência não lucrativa, que não permite trabalhar no país. Para quem vive da aposentadoria, vale a pena conferir se o valor é compatível com os custos de vida na moeda local, o Euro, que é mais valorizado do que o nosso Real.
4. Visto para abrir o próprio negócio
Quem pretende trabalhar na Espanha, mas não como empregado, também pode pedir a autorização para empreender no país. Para isso, é preciso apresentar um estudo demonstrando que o orçamento é adequado ao tipo de negócio que pretende abrir.
No estudo deverá constar o investimento previsto, a receita esperada, a criação de postos de trabalho, dentre outras informações atinentes ao negócio.
Em todas as formas apresentadas, é preciso ter em mente que há uma burocracia para que se consiga. Para isso, é fundamental saber qual a documentação necessária e quais certidões o interessado deverá apresentar.
Agora que você sabe como morar na Espanha legalmente, comente se você deseja fazer tal mudança um dia! Se for o caso, conte com a nossa ajuda!