Como morar na Espanha legalmente? Veja 4 maneiras!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 22 abr 19
como morar na espanha legalmente

Diversas razões levam uma pessoa a querer mudar de país, o que é algo natural e um direito humano devidamente reconhecido. Tal mudança apresenta diversas vantagens quando feita de forma lícita, pois amplia o rol de oportunidades para a pessoa que a faz. Nesse sentido, saber como morar na Espanha legalmente é uma excelente possibilidade!

O país disponibiliza diversas modalidades de vistos e formas de adquirir a cidadania espanhola e, além disso, o idioma pode ser aprendido com relativa facilidade por nós brasileiros. Se a língua não é uma barreira, a cultura do país também pode gerar identificação com os brasileiros, pela excelente gastronomia e pelo amor que compartilham pelo futebol, entre outras coisas.

Continue sua leitura e saiba mais sobre como morar na Espanha legalmente. Confira!

1. Visto de trabalho

O Brasil apresenta um alto nível de desemprego, e tal fato não tem apresentado uma tendência de queda suficiente para contemplar os 13 milhões de desempregados existentes na atualidade. Para que se consiga trabalhar na Espanha, é necessário conseguir um emprego por lá ainda estando no Brasil, e o procedimento para adquirir o visto também é feito por aqui, no consulado da Espanha.

Essa modalidade de visto permite que o trabalhador leve sua família para o país, por meio de um procedimento chamado “reagrupamento familiar”.

2. Visto de estudante

Para quem ainda está na fase de formação acadêmica, seja cursando uma graduação ou pós-graduação, tem na Espanha um excelente destino, pois o país abriga ótimas universidades.

Para conseguir o visto de estudante, a estadia no país deve ser superior a 90 dias, sendo que a duração do visto é de um ano, além de ser renovável. Além dos estudos, o visto permite que o estudante trabalhe no país, e pode ser solicitado por lá mesmo.

3. Visto para aposentado

O país que mais recebe aposentados em toda a União Europeia é a Espanha, pois oferece tranquilidade, clima agradável, segurança, um sistema de saúde modelo e inúmeras atividades para a terceira idade.
O interessado deve solicitar o visto de residência não lucrativa, que não permite trabalhar no país. Para quem vive da aposentadoria, vale a pena conferir se o valor é compatível com os custos de vida na moeda local, o Euro, que é mais valorizado do que o nosso Real.

4. Visto para abrir o próprio negócio

Quem pretende trabalhar na Espanha, mas não como empregado, também pode pedir a autorização para empreender no país. Para isso, é preciso apresentar um estudo demonstrando que o orçamento é adequado ao tipo de negócio que pretende abrir.

No estudo deverá constar o investimento previsto, a receita esperada, a criação de postos de trabalho, dentre outras informações atinentes ao negócio.

Em todas as formas apresentadas, é preciso ter em mente que há uma burocracia para que se consiga. Para isso, é fundamental saber qual a documentação necessária e quais certidões o interessado deverá apresentar.

Agora que você sabe como morar na Espanha legalmente, comente se você deseja fazer tal mudança um dia! Se for o caso, conte com a nossa ajuda!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais