Como ocorre a Autenticação de Documentos no cartório?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 maio 21

O serviço de autenticação de documentos é um dos mais requisitados, mas, você sabe como funciona? Conheça mais sobre esta modalidade presente nos cartórios.

Portanto, é comum ao tentar solicitar um financiamento, ver uma lista de documentos exigidos, certidões, etc. E, em muitos casos, o solicitante pede a autenticação de documentos.

O porquê desse tipo de solicitação? É o que vamos explicar ao longo deste texto, além de apresentar outras dicas práticas para agilizar essa formalidade.

Contrato de Compra e Venda de Imóvel Online!

Sobre a autenticação de documentos

Primeiramente, a autenticação de documentos é o procedimento realizado nos cartórios e consiste em tirar uma cópia de um documento original, atestando-a como de igual teor. Desse modo, a tal reprodução tem o mesmo valor legal da documentação originária. Sendo assim, a autenticação de documentos é importante em processos de compra e venda de imóvel, pois não precisará deixar os papéis originais. Mas, esta instituição terá em mãos a comprovação de que tudo apresentado é verdadeiro. Essa espécie de confirmação é realizada pelo Tabelião, no qual ao verificar a igualdade entre cópia e original, valida a autenticidade. Contudo, é vedada a autenticação de documentos nas seguintes situações:

  • De documentos rasurados;
  • Registro feito a lápis;
  • Com espaços em brancos na lauda;
  • Em papéis térmico, tal como folha de fax;
  • Documentação adulterada (raspada ou lavada);
  • Outra cópia autenticada.

Sendo assim, é comum o solicitante tirar a “xerox” diretamente no cartório onde vai fazer a autenticação de documentos.

Como ocorre a autenticação de documentos?

Primeiramente, a fim de solicitar a autenticação de documentos, é preciso seguir até um cartório, com o documento original em mãos, e solicitar a cópia autenticada. Nesse caso, é possível pedir várias reproduções, sobretudo, se apresentará em várias empresas, por exemplo. Mediante ao pagamento da taxa, o estabelecimento emite a versão autenticada, com o carimbo do tabelião, e um selo de autenticidade com Ato Notarial ou de Registro (número de série vinculado aos órgãos de justiça do estado). Nessa comprovação também constam data e local, além do valor pago pelo serviço. Entretanto, é comum confundir esse tipo de formalidade com o Reconhecimento de Firma.

Diferença de autenticação e reconhecimento de firma

Primeiramente, é possível também confirmar a assinatura, neste caso se contrata o serviço de reconhecimento de firma. O tabelião faz a autenticação se a rubrica escrita num documento, corresponde a de determinado indivíduo. Se classifica de duas formas:

  1. Firma por autenticidade – quando o próprio usuário se dirige ao cartório para solicitar a validação;
  2. Firma por semelhança – realizada através de terceiros, e se utiliza o banco de dados do estabelecimento.

Assim, identificamos que enquanto a autenticação valida o teor da documentação, o reconhecimento foca na verificação da assinatura. Porém, nesse segundo caso, a pessoa precisará abrir uma espécie de conta, preenchendo algumas informações pessoais, e escrevendo as assinaturas do seu nome (oficialmente). Esse cartão é o instrumento utilizado pelo tabelião no momento da verificação da assinatura. Após a confirmação, no local da assinatura terá carimbo e selo de autenticidade. Tanto a autenticação de documentos e reconhecimento de firma são formalidades essenciais se busca segurança em negociações contratuais.

Sendo assim, alguns documentos (exceto documentos pessoais) podem ser verificados através da plataforma gov.br, acesse e saiba mais. Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Saiba Solicitar a Certidão de Inteiro Teor Facilmente!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais