Descubra como protestar um título! Saiba tudo!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 18 maio 21
como protestar um título
Existem situações e demandas pelas quais as pessoas têm entendimento, mas muitas vezes não sabem como realizar o procedimento. Um exemplo disso é como protestar um título.

Sendo assim, muitas pessoas sabem sobre o título, no entanto, não tenham o conhecimento ou experiência de realizar um protesto.

Visando sanar as dúvidas desse tema, nosso artigo trará informações acerca de como protestar um título, sua finalidade e os documentos nos quais podem ser protestados.

Portanto, caso você tenha dúvida a respeito de alguma dessas questões, não deixe de conferir essa leitura de como protestar um título!

Quais países aderiram à Convenção de Haia?

O que é um protesto de título?

Protestar um título é uma ação regulamentada pela lei de número 9.492/97, na qual atesta formal e solenemente um crédito. Ou seja, em caso de inadimplência ou descumprimento de alguma obrigação em título de um consumidor para com alguma instituição, seja ela pública ou privada. Bem como, esse ato é feito em um Tabelião do Cartório de Protesto e deixa explícito juridicamente que aquele consumidor mantém a inadimplência.

Qual a finalidade de protestar um título?

Bem como, devido ao fato de ser um atestado registrado em cartório, protestar um título é uma garantia do direito de recebimento de um título. O devedor fica marcado juridicamente, dessa forma, independentemente de ser pessoa física ou jurídica, esta terá uma certidão positiva de protesto, que pode ser solicitada em um cartório. Contudo, devido à aparência negativa gerada pela certidão positiva, uma pessoa física ou jurídica pode ser impedida de adquirir bens, selar parcerias, pedir empréstimos e entre outros benefícios.

Quais documentos podem ser protestados?

No art. 1º da Lei 9.492/97, estão entre os documentos de dívida passíveis de se protestar e os chamados de títulos executivos extrajudiciais os seguintes:

  • Cheques;
  • Notas promissórias;
  • Duplicatas Mercantis;
  • Duplicata de Prestação de Serviço;
  • Letras de Câmbio;
  • Contratos em geral e;
  • Cédulas de Crédito Bancário.

Já os chamados títulos executivos judiciais, presentes no artigo 584 do Código de Processo Civil, são sentenças condenatórias e estas são proferidas em juízos cíveis, trabalhistas, federais ou em outros juízos cíveis especializados. Bem como, a análise de outros documentos de crédito fica ao encargo da interpretação do tabelião.

Como protestar um título?

Sendo assim, a fim de protestar um título, é necessário que o credor ou algum representante do mesmo se dirija até um Cartório de Protesto munido das informações para compor o chamado Instrumento de Protesto. Em caso de pessoa jurídica, também existe a possibilidade de fazer o envio do título via internet. Esse instrumento conta com nome completo, telefone e endereço do credor, além de informações sobre o título como o número, valor e sua discriminação (se nota promissória, duplicata de serviço e etc.). Contudo, a fim de associar o título ao devedor, é necessário ter o nome completo e o endereço do mesmo. Caso o endereço não esteja atualizado, é possível solicitar gratuitamente uma pesquisa de endereço nos bancos de dados da cidade. Após protestar, o devedor é notificado assim como o Serviço de Proteção ao Consumidor (PROCON). Agora você já sabe como protestar um título! Compartilhe esse conteúdo com quem pode utilizar dessas informações!

Como ocorre a Autenticação de Documentos no cartório?

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais
Restauração de Documentos: Como é feita?

Restauração de Documentos: Como é feita?

A restauração de documentos é uma medida que recupera documentos que já estejam degradados. O que é uma ajuda para aqueles documentos que são imprescindíveis de se ter impressos. Sabe por que hoje em dia está cada vez mais em alta os documentos digitalizados? Além da...

ler mais