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Tem dúvidas relacionadas a documentação para casar no civil?
Fique tranquilo, a gente separou um artigo só para te ajudar neste tipo de situação.
Veja a seguir o que é definido com documentação para casar
Documentação para casar: Confira o que você precisa entregar
Da parte de documentação para casar no civil (solteiros):
- Certidão de nascimento (das duas partes)
- RG e CPF
- Comprovante de residência (atualizado).
Documentação necessária para casamento civil (divorciados):
- Certidão de nascimento (das duas partes)
- Certidão de casamento (com averbação do divórcio)
- Sentença ou escritura pública mencionando o divórcio, sobretudo se pretende requerer um tipo específico de regime de bens
- RG e CPF
- Comprovante de residência (atualizado).
Documentos para o casamento civil (viúvos):
- Certidão de nascimento (das duas partes)
- Certidão de casamento (com a averbação do óbito)
- Certidão de óbito do cônjuge que faleceu
- RG e CPF.
Em algumas situações é necessário apresentar um documento que comprove a partilha ou inventário, principalmente se uma das partes recebeu herança.
O que acontece se não entregar a documentação necessária para casamento civil?
Sem a entrega dos documentos para o casamento civil, ele não irá dar início ou término.
Isso porque a documentação mínima necessário é para evitar problemas caso um dos noivos já tenha contraído um outro casamento.
Outra questão é o fato da cerimônia mudar o estado civil do casal e gerar uma nova certidão, a de casamento.
Não deixe de separar a documentação necessária, visto que pode ser fator definitivo para impedir a cerimônia.
Na falta de uma primeira via do documento, você pode solicitar a segunda via de qualquer certidão de forma online, veja como:
Para pedir sua segunda via da certidão de nascimento basta:
- Ir nosso sistema de pedido de certidão de nascimento
- Selecionar a opção de certidão que deseja emitir
- Informar dados básicos da certidão original, como local da emissão
- Definir a forma de envio (impressa ou pelo e-mail). É fundamental preencher sem erros o local de entrega, ou o endereço de e-mail que receberá o documento
- Colocar seus dados de contato
- Revisar todas as informações preenchidas
- Definir como deseja pagar e confirmar a solicitação.
Fique atento aos prazos de emissão e entrega para programar a data da cerimônia após a chegada dos documentos.
Algumas certidões podem demorar mais a serem emitidas, muitas vezes pela demanda nos cartórios ou por se tratar de um registro mais antigo ou de outra localidade.
Sabendo a documentação para casar, você não sofrerá com problemas durante a cerimônia, fique por dentro de conteúdos como esse no nosso site!