Modelo de procuração simples: o que é e para quê serve?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 14 fev 19
Modelo de Procuração Simples

Quem nunca esteve viajando e precisou pedir para um parente cuidar de uma pendência? Ou, então, quem nunca pediu ajuda de alguém para representá-lo perante o banco ou outro órgão? Nesse tipo de situação, o mais comum é utilizar um modelo de procuração simples que vai proporcionar poderes a alguém sobre determinadas questões.

Esse documento tem previsão legal no art. 653 do Código Civil, que assim prevê: “Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.

Por isso, neste artigo, vou apresentar o que é um modelo de procuração simples e qual é a função desse documento. Confira!

O conceito de procuração

A procuração é um documento que estabelece a transferência de poderes de uma pessoa — outorgante ou representada — para outra — outorgada ou representante — para que essa desempenhe determinados atos, como a realização de negócios, a entrega e o recebimento de documentos, a representação em órgãos públicos, tribunais e negociações etc.

Trata-se, portanto, de uma espécie de redação técnica na forma de um documento oficial que tem a finalidade de atribuir poderes de representação e de administração a alguém. Desse modo, o representante está autorizado a fazer movimentações bancárias, abrir matrícula na universidade, assinar contratos e demais atos — tudo em nome do representado.

Nesse sentido, a procuração simples particular precisa ser devidamente registrada no cartório, bem como ter a firma reconhecida — caso se trate de um documento de caráter público, deve ser lavrada em registro.

Os tipos de procuração

A procuração privada recebe o nome de “instrumento particular”. Por sua vez, a de cunho público é a”procuração pública”. Conheça, agora, os tipos de procuração existentes no mundo jurídico e administrativo e entenda a finalidade de cada uma delas.

Procuração por instrumento particular

Pode ser feita, impressa e assinada por qualquer pessoa, ou seja, os particulares que ficam responsáveis pelos atos e demais trâmites envolvendo esse documento.

Procuração pública

É elaborada por instrumento público e registrada em cartório. Desse modo, o documento garante mais confiabilidade e segurança ao ato que se pretende celebrar. É muito utilizada em operações de instituições financeiras e cartórios de imóveis.

Reconhecimento de firma

A procuração por instrumento particular pode ter o seu reconhecimento de firma em cartório de modo a garantir maior segurança. Dessa forma, o tabelião compara a assinatura da procuração com aquela assinatura que está arquivada, como meio de conferir a veracidade e autenticidade daquela firma.

No mesmo sentido, a procuração pode ser dividida quanto à sua finalidade em:

Procuração extrajudicial ou Ad negotia

O seu objetivo é a representação além do âmbito judicial, com o intuito de firmar negócios e transações comerciais, ou representação em órgãos públicos, como compra e venda de imóveis.

Procuração Ad judicia

Essa procuração é direcionada ao advogado para que represente o seu cliente outorgado em juízo, atuando em ações e demais procedimentos judiciais.

O modelo simplificado de procuração

Confira, a seguir, a estrutura de um modelo de procuração simples:

Componentes da Procuração

Título: Procuração;

Identificação do representante: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, números de identidade e CPF, residência;

Identificação do outorgado: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, números de identidade e CPF, residência;

Descrição dos poderes outorgados;

Local e data de celebração do documento;

Assinatura do representado.

Esse é apenas um modelo de procuração simples, mas existem vários outros que você pode utilizar para se fazer ser representado por terceiros e estabelecer transações, por exemplo. De qualquer forma, o mais importante é se certificar de que tudo está sendo feito sob o respaldo da lei e é devidamente válido legalmente.

Baixe agora o modelo de procuração simples:

Entendeu o que é uma procuração? Então, siga a gente nas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e linkedin certidões online brasil!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais