Registro em cartório: Entenda a diferença entre 1, 2 e 3ª via do registro

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 27 ago 19

O registro em cartório assegura que as informações estão oficializadas da maneira correta. Casamentos, nascimentos, óbitos e imóveis devem ser anotados nos seus respectivos cartórios para ter validade jurídica.

Caso seja necessário apresentar uma via atualizada da certidão, será preciso pedir uma segunda via. Para entender como funcionam a primeira, a segunda e a terceira vias do registro em cartório, continue acompanhando este artigo. Explicaremos sobre cada via!

Faça o Pedido Online da Sua Certidão Aqui!

O que é registro em cartório?

O registro em cartório é a anotação, em um livro público que pode ser físico ou eletrônico, da ocorrência de um determinado fato.

Os cartórios são os locais onde se guardam as informações a respeito dos fatos relevantes para o público em determinadas situações, como casamentos, nascimentos, óbitos, venda de imóveis, entre outras.

A Lei nº 8.935/94 (Lei dos Serviços Notariais e de Registros) separa os tipos de cartórios de acordo com os acontecimentos que eles registram. Temos sete tipos de atribuições para cartórios, que são:

  • Notas;
  • Protestos;
  • Registros de Imóveis;
  • Registro de Títulos e Documentos;
  • Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
  • Registro Civil de Pessoas Naturais (pessoas físicas);
  • Registro de Distribuição.

Como tirar a primeira via do registro em cartório?

Para realizar o registro de um ato em primeira via, é necessário procurar o cartório responsável pessoalmente, munido dos documentos necessários. Além disso, o interessado deverá recolher a taxa respectiva, que varia de acordo com o tipo de registro em cartório e o estado onde será feita a primeira via da certidão.

Quando o lançamento do ato é concluído, o requerente recebe do cartório a primeira via do registro. Esse documento precisará ser renovado ao longo do tempo. Isso, através, do pedido de segunda via no cartório, que pode ser feito online.

Como funciona a segunda via do registro em cartório?

Quando já existe um registro, obter uma segunda via é muito fácil. Na maioria das vezes, o pedido de certidão é feito completamente online.

A segunda via é um documento original que o cartório faz a partir da consulta do que está lançado em seus livros. Com ela, é possível praticar todos os atos que exijam a certidão.

Para saber o valor da segunda via, é importante conhecer qual é o estado do cartório que emitirá a certidão e o tipo, sendo válida a consulta no calculador de preços de certidões.

É possível tirar a terceira via do registro?

É permitido solicitar uma nova certidão sobre um registro que já foi feito, mas ela não se chama terceira via. Depois da primeira via, todos os outros documentos serão chamados de segunda via.

O registro em cartório é sempre em primeira via, no caso do primeiro pedido, e segunda via, para as próximas solicitações. O documento que é feito depois que o registro já está realizado, na verdade, é uma certidão sobre o que consta no cartório. Por isso, toda vez que for pedir por um documento baseado em um ato anterior, ele será uma segunda via.

O registro em cartório é importante e necessário para muitos eventos relevantes na vida das pessoas. As certidões atualizadas são fáceis de obter, podendo ser pedidas diretamente pela internet, de maneira prática e muito segura.

Os pedidos podem ser feitos, inclusive, para envio internacional!

O nosso artigo foi útil? Acesse nosso site para ver as opções de certidões e fazer seu pedido sem sair de casa!

Pedir Certidão Agora!

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

A segunda via da certidão de casamento online é um documento comumente exigido em processos nacionais como, compra e venda de imóvel, instituições bancários, novo matrimônio onde consta averbação do divórcio, comprovação de estado civil, entre outros. Mas também é...

ler mais