Uma dúvida comum entre aqueles que conhecem a sua descendência na Alemanha é como conseguir cidadania alemã — capaz de abrir portas para quem pretende morar, trabalhar ou estudar na Europa.

Ter a cidadania alemã garante diversas vantagens!

Aqueles que adquirem esse reconhecimento passam a ter os mesmos direitos e deveres de uma pessoa que nasce na Alemanha, inclusive a oportunidade de residir em todas as nações que fazem parte da União Europeia.

Se você deseja saber como conseguir cidadania alemã e o passo a passo desse procedimento, acompanhe esta matéria!

Quem pode solicitar a cidadania alemã?

Aqueles que são descendentes de um alemão podem solicitar a cidadania alemã. No Brasil, uma quantidade considerável de indivíduos tem direito a essa cidadania, especialmente em razão do grande número de imigrantes provenientes da Alemanha que residem no país.

O primeiro passo para obter a cidadania deve ser descobrir quem é o antepassado alemão. Para ter direito a cidadania, é preciso ter uma filiação alemã (tanto biológica quanto por adoção). Quando a mãe é a pessoa que transmite a cidadania, a pessoa pode receber a nacionalidade alemã sem a necessidade de reconhecimento do pai.

Já nos casos em que o pai é alemão, a pessoa deve, obrigatoriamente, ser reconhecida como legítima antes de completar 23 anos, quando os genitores não forem casados.

Quais são os documentos necessários?

Para obter a cidadania alemã, é fundamental reunir toda a documentação que comprove o laço sanguíneo com o ascendente alemão, como as certidões de nascimento, casamento e de óbito (caso o parente tenha falecido).

Também é fundamental observar se o ascendente que transmite a cidadania ainda é considerado cidadão da Alemanha. Isso acontece porque, durante determinado período (entre 1891 e 1913), aqueles que residiam no exterior — e, na época, não realizaram a inscrição no consulado —, perderam sua nacionalidade.

Lembre-se de solicitar online as certidões para obter toda a documentação necessária de maneira fácil e rápida. O Cartório Online Brasil 24h vai ajudar você a fugir das burocracias!

Como o processo deve ser realizado?

O processo para obter a cidadania deve ser realizado no consulado da Alemanha. Para dar início ao procedimento, é preciso preencher um formulário com todas as informações requisitadas.

O referido formulário é enviado para a Secretaria Federal de Administração, na Alemanha, e as informações fornecidas pelo requisitante são conferidas pelo departamento.

Quando não há inconsistências na documentação, o certificado de nacionalidade alemã (chamado de “Staatsangehörigkeitsausweis”) é emitido. No Brasil, o prazo médio para a conclusão do processo por meio do consulado é de 2 a 3 anos.

Qual é o custo para tirar a cidadania alemã?

A taxa de naturalização custa por pessoa 255 €. Nos casos em que os pais desejam naturalizar um filho menor de idade, o valor é de 51 €, sendo que, em determinadas situações, a taxa pode ser reduzida ou paga em prestações mensais.

Vale lembrar que o valor total para obter a cidadania alemã pode variar conforme o número de documentos e certidões de cada processo.

Quais são os benefícios de ter a cidadania alemã?

Entender como conseguir cidadania alemã e dá início ao seu processo resulta em vantagens incríveis, como ter os mesmos direitos e deveres de uma pessoa que nasce na Alemanha e a possibilidade de ter um passaporte europeu — que permite a moradia de forma legal em todos os 28 países que fazem parte da União Europeia.

Além disso, o passaporte alemão é considerado um dos mais poderosos do mundo. Os alemães podem visitar 177 países, sem a necessidade de visto, e ainda podem conseguir visto de estudo em nações fora da Europa, como Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Agora que já sabe como conseguir cidadania alemã e os seus benefícios, se você faz jus a esse direito, dê início ao processo o mais rápido possível. Vale ressaltar que o passo a passo que apresentamos aqui deve ser repetido a cada nova geração que desejar o reconhecimento da cidadania.

Gostou da dica? Continue a visita ao nosso blog, agora para conferir 4 motivos para solicitar a certidão online!

Avalie!