Saiba como conseguir cidadania alemã agora!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 22 out 19
cidadania alemã
Uma dúvida comum entre aqueles que conhecem a sua descendência na Alemanha é como conseguir cidadania alemã — capaz de abrir portas para quem pretende morar, trabalhar ou estudar na Europa.

Ter a cidadania alemã garante diversas vantagens!

Aqueles que adquirem esse reconhecimento passam a ter os mesmos direitos e deveres de uma pessoa que nasce na Alemanha, inclusive a oportunidade de residir em todas as nações que fazem parte da União Europeia.

Se você deseja saber como conseguir cidadania alemã e o passo a passo desse procedimento, acompanhe esta matéria!

Quem pode solicitar a cidadania alemã?

Aqueles que são descendentes de um alemão podem solicitar a cidadania alemã. No Brasil, uma quantidade considerável de indivíduos tem direito a essa cidadania, especialmente em razão do grande número de imigrantes provenientes da Alemanha que residem no país.

O primeiro passo para obter a cidadania deve ser descobrir quem é o antepassado alemão. Para ter direito a cidadania, é preciso ter uma filiação alemã (tanto biológica quanto por adoção). Quando a mãe é a pessoa que transmite a cidadania, a pessoa pode receber a nacionalidade alemã sem a necessidade de reconhecimento do pai.

Já nos casos em que o pai é alemão, a pessoa deve, obrigatoriamente, ser reconhecida como legítima antes de completar 23 anos, quando os genitores não forem casados.

Quais são os documentos necessários?

Para obter a cidadania alemã, é fundamental reunir toda a documentação que comprove o laço sanguíneo com o ascendente alemão, como as certidões de nascimento, casamento e de óbito (caso o parente tenha falecido).

Também é fundamental observar se o ascendente que transmite a cidadania ainda é considerado cidadão da Alemanha. Isso acontece porque, durante determinado período (entre 1891 e 1913), aqueles que residiam no exterior — e, na época, não realizaram a inscrição no consulado —, perderam sua nacionalidade.

Lembre-se de solicitar online as certidões para obter toda a documentação necessária de maneira fácil e rápida. O Cartório Online Brasil 24h vai ajudar você a fugir das burocracias!

Como o processo deve ser realizado?

O processo para obter a cidadania deve ser realizado no consulado da Alemanha. Para dar início ao procedimento, é preciso preencher um formulário com todas as informações requisitadas.

O referido formulário é enviado para a Secretaria Federal de Administração, na Alemanha, e as informações fornecidas pelo requisitante são conferidas pelo departamento.

Quando não há inconsistências na documentação, o certificado de nacionalidade alemã (chamado de “Staatsangehörigkeitsausweis”) é emitido. No Brasil, o prazo médio para a conclusão do processo por meio do consulado é de 2 a 3 anos.

Qual é o custo para tirar a cidadania alemã?

A taxa de naturalização custa por pessoa 255 €. Nos casos em que os pais desejam naturalizar um filho menor de idade, o valor é de 51 €, sendo que, em determinadas situações, a taxa pode ser reduzida ou paga em prestações mensais.

Vale lembrar que o valor total para obter a cidadania alemã pode variar conforme o número de documentos e certidões de cada processo.

Quais são os benefícios de ter a cidadania alemã?

Entender como conseguir cidadania alemã e dá início ao seu processo resulta em vantagens incríveis, como ter os mesmos direitos e deveres de uma pessoa que nasce na Alemanha e a possibilidade de ter um passaporte europeu — que permite a moradia de forma legal em todos os 28 países que fazem parte da União Europeia.

Além disso, o passaporte alemão é considerado um dos mais poderosos do mundo. Os alemães podem visitar 177 países, sem a necessidade de visto, e ainda podem conseguir visto de estudo em nações fora da Europa, como Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Agora que já sabe como conseguir cidadania alemã e os seus benefícios, se você faz jus a esse direito, dê início ao processo o mais rápido possível. Vale ressaltar que o passo a passo que apresentamos aqui deve ser repetido a cada nova geração que desejar o reconhecimento da cidadania.

Gostou da dica? Continue a visita ao nosso blog, agora para conferir 4 motivos para solicitar a certidão online!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais