Veja como solicitar a sua certidão de propriedade!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 4/06/2023
certidão de propriedade

A certidão de propriedade tem como objetivo principal expressar a existência de imóveis e/ou direitos reais em nome de alguma pessoa física ou jurídica.

Mas você sabe para que serve esse documento? Quem pode solicitá-lo?

Confira como obter a sua certidão de propriedade e quais as finalidades desse documento.

Certidão de propriedade: Para que serve?

A certidão de propriedade pode possuir algumas demandas, como por exemplo, a sinalização dos imóveis já transmitidos ou o indicativo de propriedade de imóveis relacionado a um bairro ou edifício específico.

Pode exibir resultado positivo, quando indica que o pesquisado se configura como proprietário de registro ou atende a exigência solicitado ou negativo, atestando que o pesquisado não tem imóveis registrados em seu nome.

Através de apenas um documento, seria bastante difícil agrupar todos os dados referente a propriedade, assim como organizá-los de modo coerente e que possibilita-se fácil visualização.

Desse modo, é recomendado separar em mais de uma documentação informações que sejam parecidas entre si.

É por conta disso que surge a necessidade da certidão da propriedade, como uma alternativa de trazer com mais eficiência os dados sobre o imóvel.

Nos dias atuais, solicitar a segunda via da certidão é um processo muito fácil de fazer, que pode ser realizado na internet mesmo. Isto é, não é necessário ir até nenhum tipo de cartório físico, pode facilmente ser realizado por um cartório online.

Veja abaixo o passo a passo para fazer o seu pedido:

  1. Acesse o site
  2. Na primeira etapa, você irá escolher o Tipo de Certidão e completar com o Local que a via original se encontra (Estado, Cidade e Cartório) e clique em continuar
  3. Na parte dois, será necessário fornecer os dados necessários para a busca, então, tenha em mãos: Número de matrícula, CEP, Cidade, Bairro, Rua, e Número do imóvel (campos com um asterisco vermelho ao lado não podem ficar em branco)
  4. Aperte em “Continuar” para prosseguir
  5. Confira corretamente se a certidão solicitada está certa e pressione continuar para seguir adiante
  6. Preencha a página com os dados de entrega para onde queira que a certidão seja entregue. Observe também o valor total e escolha a melhor forma de pagamento para você. Não esqueça de marcar que leu e concordou com os termos e condições do site e finalize clicando em Realizar pagamento.

Tipos de certidões

Dentre os diferentes tipos encontrados, os mais usados são a Certidão de Ônus Reais, que carrega informações sobre os possíveis ônus da casa, e a Certidão de Matrícula do Imóvel, que fragmenta os detalhes mais relevantes.

Também encontram-se outros tipos de certidão, como a Vintenária, a Trintenária e a Dominial.

1. Certidão de Ônus Reais

A Certidão de Ônus Reais, é um registro que comprova se um imóvel está atualmente atrelado a algum:

  • Tipo de transação
  • Financiamento
  • Hipoteca
  • Parcelas do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) não pagas ou
  • Se o imóvel foi cedido como garantia para alguma dívida.

Com isso, sua principal finalidade é citar dívidas, compromissos ou débitos que estão envolvidos na propriedade, expondo para o futuro comprador qual é de fato a real situação daquele bem.

2. Certidão Vintenária

De modo bem parecido com a documentação citada anteriormente, a Certidão Vintenária mostra os ônus da propriedade, entregando maiores detalhes.

Ela retrata tudo o que ocorreu ao decorrer dos últimos vinte anos do imóvel.

Esse registro aponta outras questões não analisadas pela certidão de ônus, como por exemplo, consegue-se notar a alteração ou permanência de certas características físicas do bem, como reformas e expansões.

3. Certidão Trintenária

A operação da Certidão Trintenária é bem semelhante ao da Vintenária, com exceção de que ela garante um período de trinta anos, elevando o histórico de análise.

Esse aumento é um diferencial, pois possibilita saber informações além dos financeiros.

Se a propriedade ter passado por algum tipo de reforma que usou materiais considerados nocivos, mesmo que não seja citado o nome do mesmo, mantém o futuro comprador em atenção para conferir se está tudo em ordem.

4. Certidão Dominial

Por último e não menos importante, a Certidão Dominial é uma documentação que transmite cronologicamente todas as passagens de posse que envolvem a propriedade.

Isto é, detalhes de quais foram os donos do imóvel, dando início nos dias atuais e retrocedendo até chegar no primeiro titular (pode ser o Estado ou Poder Público).

Acompanhe outros conteúdos similares sobrea a certidão de propriedade, aqui no nosso blog!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Onde encontrar o número da certidão de óbito?

Onde encontrar o número da certidão de óbito?

Quando perdemos alguém querido, além da dor emocional, surgem várias questões burocráticas que precisam ser resolvidas, necessariamente é preciso identificar o número da certidão de óbito. Esse número é fundamental para diversas situações legais e administrativas, e...

ler mais
Como saber se tenho descendência portuguesa?

Como saber se tenho descendência portuguesa?

Você já se perguntou "como saber se tenho descendência portuguesa"? Se você está curioso sobre suas raízes e quer entender melhor sua genealogia, está no lugar certo. Conhecer nossas origens é um momento de se conectar com sua história, uma forma de conhecimento...

ler mais
Como saber o número da certidão de nascimento nova?

Como saber o número da certidão de nascimento nova?

Tem como ver o número da certidão de nascimento nova facilmente? Aqui no Cartório Online Brasil 24 Horas, você vai saber mais sobre esse documento. A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa, ela oficializa o nascimento de um...

ler mais