Como conseguir matrícula do imóvel atualizada online?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 5 nov 19
matrícula do imóvel

Assim, como as pessoas físicas apresentam a sua certidão de nascimento individual que é emitida perante o Cartório de Registro Civil, a matrícula de imóvel é o documento apto a identificar juridicamente a existência da propriedade perante o mercado imobiliário.

Esse registro pode ser solicitado pela internet, de forma rápida e fácil! Basta fazer seu pedido abaixo.


Contudo, se quiser saber mais detalhes sobre esse documento, continue a leitura. Neste artigo, vamos apresentar as principais questões envolvendo a matrícula de imóvel. Acompanhe!

Qual é a diferença entre a escritura e matrícula?

É muito comum que as pessoas que estão prestes a efetuar uma transação imobiliária acabem por confundir esses dois institutos jurídicos — mas não se engane. Eles dizem respeito a situações diferentes.

A escritura do imóvel é um documento público oficial que tem a função de conferir validade ao acordo entre as partes e a compra e a venda do imóvel. Ele é elaborado e formalizado no Cartório de Notas.

Trata-se de uma forma de comprovar que o proprietário se tornou o dono da propriedade conforme a vontade de ambas as partes no contrato.

Por sua vez, a matrícula é a certidão que individualiza o imóvel. Esse documento deve conter informações essenciais sobre a propriedade como uma forma de identificá-la, como bairro e rua de localização, qualificação dos proprietários e eventuais alterações — compra e venda, inventários, doação, hipoteca, alienação fiduciária, desapropriação etc.

Todos os atos que ocorreram no imóvel devem ser devidamente formalizados pelo Cartório de Registro de Imóveis onde a respectiva matrícula foi criada.

Ambos os documentos serão importantes para o procedimento de transferência do imóvel. Em regra, as etapas ocorrem na seguinte ordem: assinatura do contrato de compra e venda, escritura pública e registro da escritura que é feito na matrícula do imóvel.

Qual é a importância de deixar a matrícula do imóvel atualizada?

A matrícula de imóvel atualizada apresenta elementos essenciais de identificação do bem: localização, metragem, proprietários atuais e anteriores, transmissões, origem da compra e venda e demais informações que podem ser de grande valia para situações futuras.

Manter a matrícula com informações atualizadas é muito importante para a regularidade do imóvel.

Afinal, ela pode ser solicitada com fins de levantamento de informações sobre o bem para saber a situação em que ele se encontra, em caso de eventual compra e venda, análise de crédito junto a bancos, pesquisa de bens e comprovação de titularidade, por exemplo.

Como requerer a Certidão Atualizada do Imóvel ou Matrícula online?

É possível solicitar a certidão de imóvel atualizada de maneira online. Para isso, basta acessar o site Cartório Online Brasil e fazer o pedido, de forma fácil e prática.

A maioria dos Cartórios de Registro de Imóveis já estão integrados a essa funcionalidade.

Após a confirmação do pagamento, a certidão atualizada é entregue na sua residência em poucos dias.

A matrícula de imóvel é uma certidão que confere identidade e individualização a uma determinada propriedade. Portanto, sempre que houver mudanças no imóvel será necessário fazer o registro ou averbação no documento de matrícula.

Que tal interagir conosco nas redes sociais? Curta a página do Cartório Online Brasil no Facebook e confira as nossas publicações!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais