Como conseguir matrícula do imóvel atualizada online?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 5 nov 19
matrícula do imóvel

Assim, como as pessoas físicas apresentam a sua certidão de nascimento individual que é emitida perante o Cartório de Registro Civil, a matrícula de imóvel é o documento apto a identificar juridicamente a existência da propriedade perante o mercado imobiliário.

Esse registro pode ser solicitado pela internet, de forma rápida e fácil! Basta fazer seu pedido abaixo.


Contudo, se quiser saber mais detalhes sobre esse documento, continue a leitura. Neste artigo, vamos apresentar as principais questões envolvendo a matrícula de imóvel. Acompanhe!

Qual é a diferença entre a escritura e matrícula?

É muito comum que as pessoas que estão prestes a efetuar uma transação imobiliária acabem por confundir esses dois institutos jurídicos — mas não se engane. Eles dizem respeito a situações diferentes.

A escritura do imóvel é um documento público oficial que tem a função de conferir validade ao acordo entre as partes e a compra e a venda do imóvel. Ele é elaborado e formalizado no Cartório de Notas.

Trata-se de uma forma de comprovar que o proprietário se tornou o dono da propriedade conforme a vontade de ambas as partes no contrato.

Por sua vez, a matrícula é a certidão que individualiza o imóvel. Esse documento deve conter informações essenciais sobre a propriedade como uma forma de identificá-la, como bairro e rua de localização, qualificação dos proprietários e eventuais alterações — compra e venda, inventários, doação, hipoteca, alienação fiduciária, desapropriação etc.

Todos os atos que ocorreram no imóvel devem ser devidamente formalizados pelo Cartório de Registro de Imóveis onde a respectiva matrícula foi criada.

Ambos os documentos serão importantes para o procedimento de transferência do imóvel. Em regra, as etapas ocorrem na seguinte ordem: assinatura do contrato de compra e venda, escritura pública e registro da escritura que é feito na matrícula do imóvel.

Qual é a importância de deixar a matrícula do imóvel atualizada?

A matrícula de imóvel atualizada apresenta elementos essenciais de identificação do bem: localização, metragem, proprietários atuais e anteriores, transmissões, origem da compra e venda e demais informações que podem ser de grande valia para situações futuras.

Manter a matrícula com informações atualizadas é muito importante para a regularidade do imóvel.

Afinal, ela pode ser solicitada com fins de levantamento de informações sobre o bem para saber a situação em que ele se encontra, em caso de eventual compra e venda, análise de crédito junto a bancos, pesquisa de bens e comprovação de titularidade, por exemplo.

Como requerer a Certidão Atualizada do Imóvel ou Matrícula online?

É possível solicitar a certidão de imóvel atualizada de maneira online. Para isso, basta acessar o site Cartório Online Brasil e fazer o pedido, de forma fácil e prática.

A maioria dos Cartórios de Registro de Imóveis já estão integrados a essa funcionalidade.

Após a confirmação do pagamento, a certidão atualizada é entregue na sua residência em poucos dias.

A matrícula de imóvel é uma certidão que confere identidade e individualização a uma determinada propriedade. Portanto, sempre que houver mudanças no imóvel será necessário fazer o registro ou averbação no documento de matrícula.

Que tal interagir conosco nas redes sociais? Curta a página do Cartório Online Brasil no Facebook e confira as nossas publicações!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Descubra como protestar um título! Saiba tudo!

Descubra como protestar um título! Saiba tudo!

Existem situações e demandas pelas quais as pessoas têm entendimento, mas muitas vezes não sabem como realizar o procedimento. Um exemplo disso é como protestar um título. Sendo assim, muitas pessoas sabem sobre o título, no entanto, não tenham o conhecimento ou...

ler mais
Quais países aderiram à Convenção de Haia?

Quais países aderiram à Convenção de Haia?

Primeiramente, a Apostila da Convenção de Haia é uma documentação que, geralmente, nunca ouvimos falar até precisar lidar com processos de intercâmbio ou mudança de país. Sendo assim, você não precisa perder o seu tempo ou se prejudicar por falta de informações. Pois,...

ler mais
Como ocorre a Autenticação de Documentos no cartório?

Como ocorre a Autenticação de Documentos no cartório?

O serviço de autenticação de documentos é um dos mais requisitados, mas, você sabe como funciona? Conheça mais sobre esta modalidade presente nos cartórios. Portanto, é comum ao tentar solicitar um financiamento, ver uma lista de documentos exigidos, certidões, etc....

ler mais