O que é, para que serve e como fazer o apostilamento de Haia?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 7 abr 20

Em agosto de 2016 entrou em vigor a Convenção de Haia, que prescreve o reconhecimento recíproco de documentos por 100 países signatários. Isso facilita a vida de quem vive no exterior, pois diminui a burocracia para o reconhecimento de documentação emitida por outros países.

Antes disso, é importante saber o que é e para que serve o Apostilamento de Haia, até mesmo para saber se ele é necessário em seu caso.

E se sua intenção for sair do Brasil para estudar e/ou trabalhar no exterior, muito provavelmente será necessário que você solicite o apostilamento.

Continue a sua leitura e saiba o que é, para que serve e como fazer o Apostilamento de Haia. Confira!

O que é a Apostila de Haia?

O tratado do qual o Brasil faz parte estabelece a autenticação e reconhecimento mútuo de documentos, o que garante a validade e eficácia nos países signatários. Esse é um serviço oferecido por cartórios em diversos locais do Brasil, desde que contem com a devida autorização do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é o órgão responsável pelo controle e implementação da Convenção de Haia no país.

A diminuição da burocracia é a maior vantagem do apostilamento, visto que antes da sua vigência e em relação aos países que não fazem parte do tratado, o procedimento demanda diligências como a tradução juramentada, autenticação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e reconhecimento da autenticação em algum consulado ou embaixada do país.

Com essas etapas eliminadas, são economizados meses na preparação da documentação. Ainda assim, alguns países signatários exigem a tradução juramentada, e isso deve ser considerado e pesquisado pelo interessado.

Para que serve a Apostila de Haia?

Pode ser um procedimento necessário para quem pretende morar, trabalhar ou estudar em algum dos países signatários, como já foi mencionado, mas também é necessário para quem participa de negociações internacionais ou de transações jurídicas.

A maneira como o tratado foi construído e está sendo aplicado diminui tanto a burocracia enfrentada no Brasil, quanto aquela existente nos países em que a documentação será utilizada. É um consenso que o tempo é algo extremamente valioso, e o economizar evitando as rotinas complicadas significa o seu melhor aproveitamento em atividades úteis.

Nesse sentido, também é notável que a velocidade que o mundo dos negócios exige não é a mesma que costuma ser oferecida pelas instituições, e o apostilamento pode ajudar a mudar essa realidade.

Como fazer o Apostilamento de Haia?

Para fazer o apostilamento, o interessado deve se dirigir a um cartório da cidade em que o documento foi emitido preferencialmente e que esteja credenciado pelo CNJ para oferecer esse serviço, com o documento que será apostilado em mãos.

O responsável verificará se a documentação preenche os requisitos formais, isso é, verificará a autenticidade e a conformidade legal.

Em seguida, é feita a digitalização e inclusão dos documentos no sistema eletrônico mantido pelo CNJ. O documento então terá um selo emitido pelo cartório, o que leva em média 24 horas para a disponibilização, dependendo do cartório.

O apostilamento não tem prazo de validade, e o custo varia de acordo com o Estado, pois a tabela de custas e emolumentos é definida por legislação estadual.

Para facilitar ainda mais sua via, nós do Certidão Online Brasil fazemos o serviços de apostilamento de haia em certidões de nascimento, casamento e óbito. Para solicitar o serviço basta clicar aqui e fazer seu pedido!

Agora que você sabe tudo sobre como fazer o Apostilamento de Haia, aproveite e entre em contato conosco! Nós queremos e podemos te ajudar!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais