Conteúdo da Matéria
Sabemos que decidir nome para filhos é uma situação que requer dedicação. Afinal, eles serão chamados para sempre daquela maneira. Logo após o nascimento — nos primeiros dias de vida do bebê —, sua certidão de nascimento deve ser emitida, uma vez que esse é o primeiro documento de identificação da criança que garante seus direitos básicos. Nesse momento, já é preciso que a escolha do nome esteja concretizada.
A popularidade dos nomes mais registrados nos cartórios do Brasil costuma variar de maneira considerável. Inclusive é possível observar que alguns nomes são mais utilizados em determinadas épocas do que em outras.
Dessa maneira, para auxiliá-lo a escolher um nome para o seu filho, reunimos os mais registrados nos cartórios do Brasil. Confira!
Nomes masculinos
No Brasil, o nome masculino mais registrado em 2018 foi Enzo Gabriel, com 18.156 registros. As preferências nacionais alteraram o ranking, e o nome que em 2017 ocupava o topo da lista — Miguel — agora está na segunda colocação, com 17.699 registros.
Logo em seguida aparece o nome Arthur, seguido por João Miguel, com 17.119 e 16.049 registros, respectivamente.
Após, na quinta colocação, figura o nome Pedro Henrique (13.672 registros), seguido por Davi (10.206 registros), Bernardo (9.914 registros), João Pedro (9.519 registros) e, na décima posição, o nome Gabriel (9.452 registros).
Já no estado de São Paulo, os resultados foram um pouco diferentes: os nomes Miguel, com 4.718 registros, e Arthur, com 4.312, foram os mais escolhidos pelos pais no momento do registro de nascimento de seus filhos.
Nomes femininos
No que se refere a nomes femininos, o mais registrado em todo o país em 2018 foi Maria Eduarda, com 15.760 registros, seguido por outro nome composto, Maria Clara, com 14.170 incidências.
Logo após, aparecem os nomes Alice, Ana Clara e Helena, com 12.482, 11.059 e 10.573 registros, respectivamente. Eles são seguidos por Valentina, Maria Luiza, Laura, Maria Alice e Maria Cecília (com 10.325, 9.353, 9.252, 8.782, 7.719 incidências, respectivamente).
Já no estado de São Paulo, os nomes mais registrados são Maria Eduarda na primeira colocação, com 3.779 registros; Alice, com 3.725 incidências; e, na terceira posição, o nome Lorena, que não aparece no ranking dos 10 nomes mais registrados no Brasil, com 3.023 registros.
Passo a passo para realizar o registro em cartório
Agora, que você já viu algumas ideias de nome para filhos, vamos ensiná-lo como é o procedimento para o registro de um bebê em cartório.
Quando a criança nasce em um hospital ou maternidade, ou seja, com a assistência de um médico habilitado, os pais recebem uma declaração de nascido vivo, documento que deve ser levado ao cartório de registro civil.
Nos casos em que a criança nasce em casa, sem a presença de um médico, quem preenche a referida declaração é o próprio oficial do cartório. Ela também deve ser assinada pelos pais e por mais duas testemunhas que tenham conhecimento da existência da gravidez.
No mais, também é preciso levar ao cartório os documentos pessoais com foto dos pais, como RG ou carteira profissional, bem como a certidão de casamento, nos casos em que os pais forem casados.
Viu só como existem diversas opções de nome para filhos? Agora você sabe como é o procedimento para realizar um registro em cartório e já conhece os nomes mais registrados no Brasil. Basta escolher o nome para o seu filho e ficar atento ao prazo de registro, que costuma ser de 15 dias, para não dificultar o processo.
É válido ressaltar que, se a criança não for registrada nesse período, que pode ser estendido se a mãe for a declarante, o registro pode ser feito apenas no cartório da região em que está localizada a residência dos pais.
Se você gostou do post, continue a visita ao blog e conheça os demais conteúdos. Leia agora mesmo o nosso texto sobre mudança de sobrenome após o casamento.