Qual a diferença o reconhecimento de firma e a autenticação?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 14 abr 20

Os cartórios fazem diversos tipos de atividades e isso causa dúvidas em boa parte da população. O reconhecimento de firma e autenticação são duas dessas atividades bastante confundidas pelas pessoas. As duas formalidades são muito importantes, mas cada caso exigirá uma delas.

Diferenciar os dois conceitos é indispensável para saber quando usar cada um deles!

Quer entender melhor as diferenças entre reconhecimento de firma e autenticação? Veja mais neste artigo!

Reconhecimento de firma e autenticação são a mesma coisa?

Não! Reconhecimento de firma e autenticação são atividades diferentes, que se prestam a finalidades distintas!

Normalmente a entidade, pessoa ou empresa que solicita os documentos fará a diferenciação, indicando que se deve reconhecer firma ou autenticar determinado documento. Em caso de dúvida é sempre bom perguntar primeiro para quem vai usar o documento e assim evitar custos e processos desnecessários.

O reconhecimento de firma é o ato em que o cartório atesta que uma assinatura pertence a uma determinada pessoa. A certificação é feita com base na presença física do signatário no cartório no momento da assinatura do documento ou previamente, para abertura de ficha cadastral contendo a assinatura que será conferida.

O reconhecimento de firma só pode ser feito em documentos originais assinados por pessoas identificadas, com a referência de igual assinatura.

Já a autenticação é a conferência de um documento, que pode ou não estar assinado por alguém. Quando o cartório faz autenticação significa que ele atesta que a cópia autenticada é idêntica ao documento apresentado para copiagem. A autenticação não tem relação com o conteúdo do documento, apenas com a origem da cópia.

Como pedir o reconhecimento de firma?

O reconhecimento de firma pode ser realizado por autenticidade ou por semelhança. O tipo depende da finalidade do ato e também de como o documento foi assinado. Para transferência de propriedade de veículos, por exemplo, só se admite o reconhecimento de firma por autenticidade no documento único de transferência (DUT).

Quando ele é feito por autenticidade, quem assina o documento comparece presencialmente no cartório para se identificar e assinar o documento na frente do oficial do cartório. O reconhecimento por semelhança, por sua vez, é feito com base numa ficha cadastral em que consta a assinatura da pessoa.

Se o documento apresentado assinado contiver uma assinatura semelhante à da ficha (feita previamente neste cartório), o reconhecimento poderá ser realizado e o cartório certifica essa situação.

Como fazer uma autenticação de documento?

Para autenticar um documento o interessado deve levar a via original ao cartório e solicitar uma cópia autenticada. Não há necessidade de comparecimento de uma pessoa específica, pois o próprio cartório tira a cópia e faz a autenticação usando o documento copiado.

Saber a diferença entre reconhecimento de firma e autenticação é fundamental para que se entenda qual dos dois procedimentos é necessário em algum negócio jurídico. Por vezes a pessoa precisa fazer um, outro ou os dois. Saber o que pedir e quais os requisitos ajuda a economizar tempo e evitar a necessidade de repetir processos.

Aprendeu a diferença entre reconhecimento de firma e autenticação? Ajude outras pessoas a entenderem mais sobre o tema compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais