Certidão de Inteiro Teor do Imóvel: o que é, para que serve e como solicitar!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 12 nov 19
Certidão de Inteiro Teor Imóvel

A documentação de cartório envolve uma série de categorias que parecem difíceis, mas, na verdade, tudo é uma questão de entender melhor como funciona. Quem nunca ouviu falar de certidão de inteiro teor do imóvel tem muitas dúvidas sobre o que isso significa, mas trata-se de um pedido bastante comum para certos negócios jurídicos.

Se você está buscando por esta certidão, nós podemos lhe ajudar! Faça seu pedido online agora, e receba sua certidão onde estiver.


Contudo, se precisa aprender mais sobre essa certidão, continue lendo este artigo! Vamos explicar como funciona e onde obter o documento!

O que é certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor do imóvel é aquela que indica tudo o que está contido numa determinada matrícula no cartório.

Isso quer dizer que será copiado todo e qualquer dado indicado no registro, por isso o nome, inteiro teor.

O documento é solicitado em pesquisas de bens, análises de crédito e outros negócios jurídicos envolvendo o imóvel constante na certidão. Ela também é conhecida como certidão narrativa, atualizada ou de matrícula.

Qual a diferença para a certidão simples?

Uma certidão simples não necessariamente contém todos os dados do registro imobiliário. Pode ser feito um resumo, com a indicação de anotações daquele imóvel nos últimos dez ou vinte anos, por exemplo. A certidão de inteiro teor é o pedido indicado para que todos os dados existentes constem da via atualizada.

Quanto custa a certidão de inteiro teor do imóvel?

Os custos envolvidos no pedido da certidão de inteiro teor do imóvel dependem de qual é o estado do Cartório de Registro de Imóveis e também qual a localização do requerente.

Será necessário fazer o pagamento das taxas do cartório e das despesas com a postagem. Importante ressaltar que o envio por carta registrada não tem custo no cartório online, assim é possível economizar!

A melhor forma de saber quais valores se aplicam a cada caso é consultar no sistema emissor de pedidos de certidão imobiliária. Quem quer saber mais sobre os valores pode utilizar o calculador de preços e fazer uma simulação!

Como obter uma certidão de inteiro teor do imóvel online?

O interessado em obter a certidão de inteiro teor do imóvel deve seguir o passo a passo a em seguida:

  • acessar o sistema de emissão de pedidos;
  • clique em “iniciar pedido” ou “solicitar agora”;
  • no formulário escolha o Tipo de Certidão: certidão de inteiro teor do imóvel;
  • preencha com dados qual Estado, Cidade e Cartório deseja realizar a pesquisa;
  • informe os dados do imóvel que deseja a certidão;
  • informe o endereço de envio da certidão e realize o pagamento;
  • Pronto!

A certidão de inteiro teor é um documento útil para comprovar todo o caminho percorrido pelo bem desde o início do registro em cartório.

Ela a mesma que a matrícula, bem como a certidão atualizada do imóvel, pois há muitos nomes usados para indicar o mesmo tipo de documento. Conseguir uma certidão imobiliária é fácil e prático, o pedido é feito inteiramente online!

Se você precisa de auxílio para obter o registro de inteiro teor de imóvel, acesse a página de pedido de certidões imobiliárias e verifique todos os custos e informações necessárias para conseguir o documento sem sair de casa!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

Reconhecer Firma: Saiba tudo sobre esse assunto!

O ato de reconhecer firma é necessário em muitas situações. Descubra todas as informações importantes sobre esse recurso jurídico. Você já tentou alugar um imóvel oferecido por uma imobiliária? Se sim, sabe da lista de documentos que precisa apresentar, além de cópias...

ler mais
Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Qual sobrenome do Marido passa para a Esposa?

Você vai se casar e quer saber qual sobrenome do marido passa para a esposa? Então, vale ler este texto até o final para tirar suas dúvidas. O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio...

ler mais
Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Como colocar sobrenome no filho? Saiba como fazer!

Você sabia que existem regras de como colocar sobrenome no filho? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, você vai gostar de conhecer os critérios dessa formalização civil. Os pais de primeira viagem têm muitas dúvidas em relação aos passos iniciais da criança....

ler mais