Certidão de Inteiro Teor do Imóvel: o que é, para que serve e como solicitar!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 12 nov 19

A documentação de cartório envolve uma série de categorias que parecem difíceis, mas, na verdade, tudo é uma questão de entender melhor como funciona. Quem nunca ouviu falar de certidão de inteiro teor do imóvel tem muitas dúvidas sobre o que isso significa, mas trata-se de um pedido bastante comum para certos negócios jurídicos.

Se você está buscando por esta certidão, nós podemos lhe ajudar! Faça seu pedido online agora, e receba sua certidão onde estiver.


Contudo, se precisa aprender mais sobre essa certidão, continue lendo este artigo! Vamos explicar como funciona e onde obter o documento!

O que é certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor do imóvel é aquela que indica tudo o que está contido numa determinada matrícula no cartório.

Isso quer dizer que será copiado todo e qualquer dado indicado no registro, por isso o nome, inteiro teor.

O documento é solicitado em pesquisas de bens, análises de crédito e outros negócios jurídicos envolvendo o imóvel constante na certidão. Ela também é conhecida como certidão narrativa, atualizada ou de matrícula.

Qual a diferença para a certidão simples?

Uma certidão simples não necessariamente contém todos os dados do registro imobiliário. Pode ser feito um resumo, com a indicação de anotações daquele imóvel nos últimos dez ou vinte anos, por exemplo. A certidão de inteiro teor é o pedido indicado para que todos os dados existentes constem da via atualizada.

Quanto custa a certidão de inteiro teor do imóvel?

Os custos envolvidos no pedido da certidão de inteiro teor do imóvel dependem de qual é o estado do Cartório de Registro de Imóveis e também qual a localização do requerente.

Será necessário fazer o pagamento das taxas do cartório e das despesas com a postagem. Importante ressaltar que o envio por carta registrada não tem custo no cartório online, assim é possível economizar!

A melhor forma de saber quais valores se aplicam a cada caso é consultar no sistema emissor de pedidos de certidão imobiliária. Quem quer saber mais sobre os valores pode utilizar o calculador de preços e fazer uma simulação!

Como obter uma certidão de inteiro teor do imóvel online?

O interessado em obter a certidão de inteiro teor do imóvel deve seguir o passo a passo a em seguida:

  • acessar o sistema de emissão de pedidos;
  • clique em “iniciar pedido” ou “solicitar agora”;
  • no formulário escolha o Tipo de Certidão: certidão de inteiro teor do imóvel;
  • preencha com dados qual Estado, Cidade e Cartório deseja realizar a pesquisa;
  • informe os dados do imóvel que deseja a certidão;
  • informe o endereço de envio da certidão e realize o pagamento;
  • Pronto!

A certidão de inteiro teor é um documento útil para comprovar todo o caminho percorrido pelo bem desde o início do registro em cartório.

Ela a mesma que a matrícula, bem como a certidão atualizada do imóvel, pois há muitos nomes usados para indicar o mesmo tipo de documento. Conseguir uma certidão imobiliária é fácil e prático, o pedido é feito inteiramente online!

Se você precisa de auxílio para obter o registro de inteiro teor de imóvel, acesse a página de pedido de certidões imobiliárias e verifique todos os custos e informações necessárias para conseguir o documento sem sair de casa!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

Entenda como funciona a tradução de documentos oficiais

É muito comum que a tradução de documentos oficiais tenha que ser realizada em registros que o requerente pretende utilizar em outros países, como certidões que serão usadas para o reconhecimento de dupla cidadania. No entanto, apesar da grande procura, ainda há um...

ler mais