Como pedir certidão de inteiro teor reprográfica e digitada? Veja AGORA!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 29 maio 20
certidão de inteiro teor reprográfica

A certidão de inteiro teor reprográfica ou digitada, assim como a certidão simples, é um dos formatos possíveis para emitir o registro de um acontecimento. Seja ele o nascimento, casamento ou óbito de alguém.

Sendo assim, após registrar esses eventos em um cartório, você pode obter qualquer uma dessas segunda via. Contudo, seus propósitos de utilização são diferentes.

Para reconhecer a dupla cidadania, por exemplo, é imprescindível apresentar uma certidão de inteiro teor. Por isso, neste texto explicaremos porque esse documento é tão importante, como necessário.

Então, conheça agora o que muda na certidão de inteiro teor reprográfica e na digitada e descubra como consegui-las facilmente.

O que é a certidão de inteiro teor reprográfica e digitada?

De modo geral, a certidão de inteiro teor é uma declaração muito mais completa do que a certidão simples.

Isto porque contém todas as informações registradas ou lavradas no livro do cartório. Desde anotações, correções à assinaturas e naturalizações. Motivo que a leva ser essencial em processos de segunda nacionalidade.

Contudo, a certidão de inteiro teor reprográfica e a digitada possuem algumas diferenças. Veja quais são elas:

Certidão de Inteiro Teor Digitada

Neste formato, o conteúdo do livro de registros do cartório é transcrito em nova digitação. Motivo que leva essa certidão a ser conhecida também como “certidão de inteiro teor extraída por meio datilográfico”.

Logo, a versão digitada é normalmente exigida nos processos para obtenção da dupla cidadania italiana.

Certidão de Inteiro Teor Reprográfica

A certidão reprográfica é, basicamente, uma cópia fiel do livro onde o acontecimento está registrado.

Embora, muitas vezes, seja pouco legível, é indicada para conseguir a cidadania portuguesa.

No entanto, o consulado português pode pedir ainda pelas duas versões: reprográfica e digitada. 

Entenda um pouco mais sobre essas diferenças!

Então, por qual motivo é preciso reunir as duas certidões de inteiro teor para conseguir o passaporte português? Com essa pergunta conseguiremos abordar melhor a diferença entre essas importantes declarações.

Como vimos anteriormente, a certidão de inteiro teor reprográfica pode ser ilegível em muitas ocasiões.

Nestes casos, os dois documentos são exigidos pelos portugueses. Também acontece da certidão digitada não conseguir ser “fiel” ao registro, pois reproduzir assinaturas e conteúdos originais é impossível.

Com isso, é preciso estar com ambas as versões para comparar dados ou ampliar a veracidade das informações.

Já para dar entrada na cidadania italiana, a certidão de inteiro teor digitada costuma bastar. Mas não se preocupe se a sua situação envolver a necessidade dos dois documentos.

A seguir lhe orientaremos sobre como solicitá-las com facilidade.

Solicite a Certidão de Inteiro Teor – Veja os passos

Agora que você já sabe a diferença entre as certidões e porque são tão requisitadas, lembre-se de fazer a solicitação desses documentos o quanto antes.

Esse deve ser o 1º item da sua lista para obter a dupla nacionalidade.

E, apesar de parecer um “bicho de sete cabeças”, acredite: não é. Além disso, esqueça aquela antiga ideia de ir até o seu cartório.

Atualmente, você pode requerer a certidão de inteiro teor – reprográfica, digitada, as duas – pelo Cartório Online 24 horas.

Basta completar um rápido formulário online e uma equipe especializada fará todo o trabalho para você.

Então, com poucos cliques você faz o seu pedido e, em poucos dias, recebe os documentos solicitados em casa.

Nada mais prático e fácil para começar com o pé direito a sua empreitada rumo a uma nova vida, não é? A tão sonhada dupla cidadania! Por isso, conte sempre conosco, estamos aqui para ajudar.

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Contrato de Compra e Venda de Imóvel Online!

Contrato de Compra e Venda de Imóvel Online!

Primeiramente, elaborar um modelo de contrato de compra e venda de imóvel é uma etapa necessária na compra ou venda de qualquer imóvel. Aprenda aqui como se faz esse tipo de contrato pela internet. Adquirir bens como os imóveis requer atenção a muitos detalhes, desde...

ler mais
Saiba Solicitar a Certidão de Inteiro Teor Facilmente!

Saiba Solicitar a Certidão de Inteiro Teor Facilmente!

A certidão de inteiro teor reprográfica (formato completo) é necessária em situações como o falecimento de um parente. Aqui você vai conhecer mais detalhes sobre a certidão de inteiro teor e como pedir de forma prática via internet. Primeiramente, a morte de uma...

ler mais
Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

Como Pedir a Segunda Via da Certidão de Casamento Online?

A segunda via da certidão de casamento online é um documento comumente exigido em processos nacionais como, compra e venda de imóvel, instituições bancários, novo matrimônio onde consta averbação do divórcio, comprovação de estado civil, entre outros. Mas também é...

ler mais